Grupo12Horas.Aérea

Aviação registra o seu pior ano em 2009


A aviação registrou o seu pior resultado histórico no ano de 2009. É o que aponta o registro da IATA – International Air Transport Association –, entidade que reúne 230 empresas aéreas de todo o mundo e abarca 93% do tráfego mundial. De acordo com a associação, a demanda de passageiros caiu 3,5% no ano, com uma taxa de ocupação média de aeronaves de 75,6%. Uma tendência que pode ser revertida aos poucos. No mês de dezembro, a demanda de passageiros aumentou em 4,5% face o mesmo mês de 2008. Se comparado a Novembro, Dezembro assinalou um aumento de 1,6% no tráfego de passageiros. “As melhorias em rendimentos se darão em um ritmo bem menor do que o aumento de demanda que estamos começando a ver. O retorno da lucratividade será ainda mais lento e as companhias aéreas esperam perder estimados US$ 5,6 bilhões em 2010”, lamenta Giovanni Bisignani, Diretor Geral e executivo chefe da IATA.

Já o setor de transporte de cargas, um dos termômetros da economia mundial, registrou uma forte queda de 10,1% em 2009, com um fator de ocupação de apenas 49,1%, ainda que as empresas tenham tentado ajustar a oferta à menor demanda. “Em termos de demanda, 2009 entra nos livros de história como o pior ano que essa indústria jamais viu. Nós perdemos permanentemente 2 anos e meio de crescimento no mercado de passageiros e 3,5 anos no crescimento do frete de cargas”, analisa Bisignani.

Em dezembro, a demanda pelo transporte de cargas aumentou expressivos 24,4% em comparação a dezembro de 2008, com um fator de ocupação de 54,1%. Uma recuperação face a inexpressiva performance do segmento no segundo semestre de 2008, o pior de todos os anos registrados. Contudo, como o transporte de cargas registra alta a mais de 44 semanas seguidas, há uma clara projeção positiva para os próximos meses.

Mercados internacionais

As companhias asiáticas e da América do Norte foram as que registraram a maior queda, com 5,6% em relação ao ano de 2008, enquanto as europeias assinalaram 5% a menos. Ainda assim, as companhias da Ásia e da região do Pacífico tiveram um aumento de 8% na demanda de passageiros em dezembro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Um crescimento motivado pela recuperação econômica da região, enquanto os mercados da Europa e América do Norte continuaram a registrar queda.

Em aumento de tráfego de passageiros, o recorde ficou para as companhias do Oriente Médio, que aumentaram em 19,1% em dezembro, em um total de 11,2% de crescimento ao longo de 2009. Isso se dá, em grande parte, em vôos de longa duração com conexões, que se valem dos HUBs instalados em países da região, como em Dubai.

Quando analisado apenas o mês de dezembro, as companhias da América Latina marcaram 7,1% de crescimento face o mesmo mês de 2008. Mas, no apanhado do ano, os mercados registraram queda de 0,3%. O principal motivo da queda foi a epidemia do vírus Influenza A (H1N1), que abateu duramente a América do Sul e Central no segundo e terceiro trimestres.

FONTE:UAI

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.