Grupo12Horas.Aérea

Aeroportos: quando a critica excessiva pode ser um tiro no pé!

Nos últimos meses estamos assistindo uma avalanche de criticas contra o sistema aeroportuário brasileiro e de forma especial para as principais cidades-sedes.

Alguns críticos são alarmistas e agem como profeta do apocalipse! Denunciam um quadro de colapso absoluto com a chegada da Copa em 2014. O Galeão e Cumbica são apontados como um cenário do caos.

Colocar o problema do investimento aeroportuário na ordem do dia é salutar. Ele existe e deve ter as soluções priorizadas.

Quando alguns destes críticos são questionados sobre a solução que deve ser adotada a grande maioria se silencia. Ficam calados e não apontam medidas a serem tomadas.

É preciso deixar claro que estamos todos no mesmo barco, ou no mesmo aeroporto. Queremos que o resultado da Copa de 2014 seja saudável para o Brasil e principalmente consolide a nossa imagem internacional no turismo mundial.

A questão aeroportuária é séria e precisamos compreender que o assunto não esta sendo levado a banho-maria como as criticas podem induzir.

Existe um planejamento, que no caso de Cumbica e do Galeão é anterior ao próprio anuncio da conquista de 2014. No caso do Rio ele esta sendo colocado em pratica com um especial malabarismo: o de reformar um aeroporto em pleno funcionamento.

As medidas que estão sendo adotadas na conclusão do terminal 2 é um exemplo desta recuperação.

Em São Paulo, a construção do Terminal 3 depende muito mais de um festival de licenças ambientais. O projeto está pronto. Existem ainda as intervenções em Viracopos, para que se transforme na terceira via para São Paulo.

Nas outras cidades-sedes é preciso contabilizar a necessidade de atender um fluxo pontual. Não somos uma nação milionária para investir em aeroportos que ficarão ociosos durante décadas, como foi o caso de Confins. Soluções emergenciais para uma demanda reprimida existem e custam menos do que obras faraônicas.

Como estamos todos no mesmo barco, ou no mesmo voo, o que precisamos é de um espírito de união. Que as criticas sejam construtivas e que venham acompanhadas de soluções e até mesmo do aprimoramento daquelas que estão sendo adotadas.

O que não podemos é ficar no meio de um tiroteio e crucificar aqueles que têm a responsabilidade de apresentar os planos para que a Copa de 2014 não seja realizada dentro de um quadro de colapso.

A Infraero está boa parte do tempo no foco desta artilharia para atender a interesses externos e "empreitariais", que desejavam abocanhar as jóias da coroa.

Devemos apostar é na abertura do capital da Infraero, que é um dos raros casos do mundo de uma operadora aeroportuária com tantas unidades.

As operações mais nobres compensam as deficitárias e a empresa segue com a sua responsabilidade republicana.

Ela pode se transformar na nossa Petrobras dos Aeroportos e com o capital aberto terá condições inclusive de ser ainda mais fiscalizada pelos acionistas.

Voltando às 12 cidades sedes e seus aeroportos, fica no ar uma questão: alguém já se debruçou para analisar o planejamento e o cronograma de solução que a Infraero esta desenvolvendo para 2014?

Ele existe e esta sendo trabalhado por um corpo técnico, no qual a maior preocupação esta exatamente na questão da acessibilidade aos terminais. Responsabilidade que está na mão de boa parte dos algozes. Imaginem o drama de ter um Galeão reformado e dependendo da fragilizada linha vermelha, ou ainda, Cumbica com os seus três terminais e com uma marginal Tiete congestionada?

Os problemas existem e o momento, apesar da difícil época eleitoral, tem que ser de dialogo e na busca coletiva de uma solução. O que está em jogo é a imagem do Brasil e é uma responsabilidade para todos os cidadãos brasileiros.

Cláudio Magnavita é presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro do Conselho Nacional de Turismo e presidente da Aver Editora.

fonte: Jornal de Turismo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.