Grupo12Horas.Aérea

Apreensão de cocaína no Aeroporto de Cumbica, na Grande SP, cresce 52% em 2009

A Delegacia da Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, encerrou o ano de 2009 com recorde de apreensão de cocaína e de prisões em flagrante. Segundo a PF, foi apreendida mais de 1,3 toneladas de cocaína em Cumbica no ano passado, um aumento de 52% em relação a 2008. Ainda em 2009 aconteceram 558 flagrantes, a maioria por tráfico de entorpecentes, 65% a mais do que no ano anterior.

Dos presos em flagrante no ano passado, entre outros, 439 foram autuados por tráfico de entorpecentes, 43 por passaporte falsificado, 26 por descaminho e 13 por crimes financeiros. Com relação aos flagrados por tráfico de entorpecentes, 52 eram brasileiros, 44 espanhóis, 28 romenos e o mesmo número de bolivianos, além de 25 sul-africanos, 24 angolanos, 18 búlgaros e 18 nigerianos, entre outros.

- O Brasil tem essa característica de rota do tráfico internacional de entorpecentes. O Aeroporto de Cumbica, assim como todos os grandes aeroportos do mundo, faz parte dessa rota de traficantes - diz Leandro Coimbra, superintendente da PF em São Paulo.

Com relação ao perfil dos traficantes e das principais rotas do tráfico - Brasil-Europa e Brasil-África - a PF disse que não houve mudanças no ano passado em relação aos anos anteriores.

Dentre as ações de 2009, Coimbra destaca a Operação Carga Pesada, que prendeu, em março - além de quatro quadrilhas especializadas em tráfico de drogas - autoridades aduaneiras, um funcionário da Infraero responsável pelo monitoramento de câmeras do aeroporto, funcionários de companhias aéreas, aliciadores e dois policiais civis acusados de extorquir os integrantes da quadrilha.

- O aumento significativo das prisões e apreensões de entorpecentes é reflexo do treinamento, capacitação de agentes, além do investimento realizado nessas ações e na troca de informações com polícias de outros países - diz o superintendente.

Além de entorpecentes, a PF apreendeu no aeroporto quase 1 milhão de dólares, 872 mil euros e 45 mil reais, além de cerca de R$ 1,4 milhão em mercadorias.



FONTE:Leonardo Guandeline, O Globo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.