Embora sentindo os efeitos da crise, a LAN Airlines espera obter lucros ainda esta ano graças à sua força nos mercados domésticos do Chile, Argentina, Peru e Equador e uma 'robusta caixa'. A receita da carga aérea que compreende 34% do movimento total da LAN, caiu 43,4% no primeiro trimestre para uma queda de 12,7% no volume oferecido com relação ao ano anterior acompanhado por uma queda de 19,9% no tráfego comparado aos valores de 2008. A LAN vê sinais claros de recuperação neste setor e pretende lançar mão de novas idéias para compensar a queda de demanda na carga aérea. Entre elas a recém-lançada LAN Cargo Colômbia que opera a partir da sua base cargueira principal em Miami para Medellín e Bogotá - uma estratégia regional. A LAN também tem uma subsidiária de carga no Brasil que opera vôos de São Paulo a Manaus e assim não precisou desativar nenhum de seus cargueiros. Carga é uma atividade-chave para a LAN. A carga transportada nos porões dos jatos de passageiros permite atingir o "breakeven" nestes vôos mesmo com um fator de ocupação de apenas 65%. - sem esta carga ele seria de 79%. No primeiro trimestre a LAN recebeu dois Boeing 777-200 cargueiros e espera para 2011 a entrega da terceira aeronave do tipo.