Grupo12Aérea

Passageiros de avião britânico passam por dois sustos em 24 horas na Arábia Saudita

Um avião da britânica British Airways realizou nesta quinta-feira (9) seu segundo pouso de emergência em menos de 24 horas, assustando os passageiros. Segundo conta o tabloide britânico “Daily Mail”, em ambos os casos o avião, um Boeing 747, apresentou defeito logo após a decolagem e teve de voltar a Riad (Arábia Saudita), despejando, antes, 20 toneladas de combustível, por segurança.



O primeiro dos voos decolou do aeroporto rei Kalid por volta das18h de quarta-feira (8). 40 minutos depois, o comandante anunciou um defeito nos flaps – sistema que aumenta a sustentação das asas, imprescindível para pousos e decolagens – informando que voltariam a Riad, despejando, antes, o combustível, para deixar o avião mais leve, uma vez que sem os flaps, a aterrisagem tende a ser brusca ou mesmo arriscada. A manobra foi gravada e fotografada por passageiros, que repassaram o material ao “Daily Mail”.
Dean Jones, um dos passageiros narra a experiência à publicação britânica: “Ficamos circulando sobre o deserto com o combustível fluindo para fora. As pessoas ficaram ansiosas. Então voltamos para Riad muito rápido e sobrevoando muito baixo a cidade. Batemos na pista com um estrondo enorme”.
Jones conta que tiveram de conseguir acomodação por conta própria, antes de serem informados que deveriam voltar para o aeroporto às 3h da madrugada para um novo voo no mesmo avião, que acabou decolando somente às 8h45.

Novo defeito e protesto
Depois de 30 minutos no ar, o problema nos flaps retornou. O passageiro Jones relata que “desta vez, as pessoas ficaram ainda mais assustadas. Mulheres choravam. Algumas ficaram enjoadas.”
Após o pouso, cerca de 70 passageiros se recusaram a sair dos assentos, em protesto, e pediram para um funcionário explicar o que estava acontecendo. O organizador do “ato”, que preferiu não se identificar ao tabloide, conta que estava muito quente, em torno de 50ºC, mas que eles tiveram de tomar uma atitude, pois ninguém vinha conversar com os passageiros.


No terminal, segundo Jones, “havia caos”, enquanto apenas um funcionário da British Airways lidava com mais de 300 passageiros. Ele conta que outros membros da equipe “se esconderam” em um escritório. Começaram brigas e os militares apareceram”, completou ele ao “Daily Mail”.
“Nós ficamos furiosos de eles nos colocarem de volta no avião que eles sabiam ter apresentado defeito no dia anterior. O atendimento ao cliente da empresa se mostrou inútil”, afirmou.
A British Airways pediu desculpas e disse que um avião de substituição deve chegar a Riad esta manhã. A empresa disse que estava oferecendo compensação aos passageiros, pagamento de despesas e passagens de cortesia e que tinha arranjado acomodação.

Incident: British Airways B744 at Riyadh on Aug 8th 2013, could not fully retract flaps

A British Airways Boeing 747-400, registration G-BNLN performing flight BA-262Y from Riyadh (Saudi Arabia) to London Heathrow,EN (UK), was climbing out of Riyadh's runway 33R when the crew levelled off at FL100 due to problems with the flaps, dumped fuel and returned to Riyadh for a safe landing on runway 33L about 70 minutes after departure.


The aircraft was resuming flight BA-262 scheduled to depart on Aug 7th after it had returned on Aug 7th due to the same problem, see Incident: British Airways B744 at Riyadh on Aug 7th 2013, could not fully retract flaps.

A replacement Boeing 747-400 registration G-CIVD was dispatched to Riyadh and reached London as flight BA-262Y with a delay of 52 hours.

The incident aircraft positioned back to London on Aug 10th as flight BA-9177 with a delay of 72 hours but has not yet resumed service.


As informações são"Boainformacao.com.br".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.