Neste último sábado, dia 22, a associação entre LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, que criou o Grupo Latam Airlines, holding de companhias aéreas, completou um ano. Após um ano da fusão, as companhias aéreas do Grupo continuam trabalhando para oferecer a melhor malha aérea da América do Sul, beneficiando seus passageiros com maior conectividade, melhores itinerários e frequências, e intervalos de conexão mais curtos para 135 destinos em 22 países, além de oferecer transporte de carga para 144 destinos em 27 países.
"O ano de 2012 foi histórico para o setor aéreo, com duas companhias aéreas de grande prestígio na região se unindo para dar origem ao Grupo Latam Airlines. A associação, que resultou em uma conectividade incomparável, é o marco mais importante no transporte aéreo regional. Não existe outro grupo de companhias aéreas na região que ofereça mais voos para mais destinos", afirma o CEO do Grupo Enrique Cueto. "A criação deste grupo de companhias nos deu a oportunidade de levar a América do Sul para o resto do mundo e permitiu que nos posicionássemos frente a um cenário cada vez mais competitivo, fruto da contínua consolidação do setor aéreo mundial", complementa o executivo.
Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo, Mauricio Rolim Amaro, o crescimento da Latam permite oferecer novos destinos aos clientes, criar mais oportunidades para os mais de 53 mil funcionários e gerar mais valor para os acionistas. Tudo sem abrir mão do desenvolvimento econômico, social e cultural da região, melhorando a conectividade de passageiros e cargas na América do Sul.
Este ano já representou avanços importantes para passageiros, clientes de carga e acionistas, por meio da escolha da aliança global. Com a decisão, o Grupo Latam Airlines se associará, no segundo trimestre de 2014, à Oneworld. Neste período, houve também a otimização do tempo de viagem de passageiros e do transporte de carga, além do fortalecimento de conexões para o interior da América do Sul.
Entre outros benefícios, destacam-se a venda de bilhetes da LAN e da TAM nos canais de ambas as companhias e a possibilidade de passageiros filiados aos seus programas de fidelidade acumularem pontos/quilômetros nas duas empresas. Além disso, membros das categorias superiores dos programas de passageiros frequentes têm acesso a salas Vip e contam com acesso preferencial nos balcões e áreas de embarque da LAN e da TAM.
Com relação a suas aeronaves, o Grupo conta com uma das mais modernas frotas do mundo, composta por 318 aviões. Dentre as novas aquisições, que visam a renovar e a manter o grupo na liderança mundial, destacam-se as 32 aeronaves Boeing 787 Dreamliner - considerado o avião mais eficiente de sua categoria e que apresenta vantagens para passageiros -, dos quais três já foram recebidos. Além disso, o grupo deve receber, nos próximos anos, 12 Airbus A350 - equipados com a mais alta tecnologia e que permitirão fortalecer as rotas de longa distância -, e 42 Airbus A320Neo, aviões que permitem redução de cerca de 15% nas emissões de CO2.
Neste ano, o grupo também recebeu suas primeiras aeronaves Airbus A320 equipadas com sharklets, dispositivos que visam a melhorar o desempenho de decolagem, obter maior eficiência de combustível e reduzir em cerca de 4% as emissões de CO2. Entre 2013 e 2017, LAN e TAM receberão mais de cem aeronaves equipadas com esta tecnologia.
Para este ano, a expectativa é que haja importantes avanços na integração de voos internacionais. Até o momento, as tarifas entre as empresas do grupo já foram harmonizadas e acordos de codeshare foram assinados para diversas rotas internacionais. Entre essas parcerias, o destaque é o da TAM com a American Airlines, o qual permitirá, aos clientes da companhia brasileira, acesso a uma maior quantidade de destinos nos Estados Unidos.
Agora, a LAN e a TAM esperam continuar com seus planos de crescimento, modernizando cada vez mais sua frota, com a incorporação de novas tecnologias e ferramentas. As empresas permanecem confiantes que a fusão trará grandes frutos e seguirão trabalhando para continuar seu processo de integração. O objetivo do grupo é se posicionar entre os dez grupos de companhias aéreas mais importantes do mundo.
As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira