Grupo12Aérea

Explosão em turbina obriga voo da TAM retornar a Paris

Os passageiros do voo da TAM JJ 8055 que teve de retornar ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pouco depois da decolagem em razão de problemas técnicos, embarcaram há pouco em um voo extra (JJ9355) de Paris e devem chegar ao Aeroporto Internacional do Rio, às 23h30m.

O brasileiro Gabriel Besouchet Pinheiro estava retornando da lua-de-mel em Paris com a esposa quando ouviram um forte barulho de explosão no voo que estavam, com destino ao Rio, em plena decolagem.
“A turbina número 2, do lado direito do avião, explodiu durante a decolagem. Poucos instantes após decolar houve um barulho alto e o avião parou de subir. No mesmo momento as luzes principais da cabine se apagaram e o avião se estabilizou em baixa velocidade”, disse o engenheiro de som ao G1 nesta quarta-feira (madrugada de quinta, 11, na França).
“Na hora, pensei: ‘Vamos cair’. Foram os cinco minutos mais difíceis da minha vida.”
O voo da TAM que partiu de Paris com destino ao Rio com 201 passageiros teve de retornar ao aeroporto Charles de Gaulle, segundo a empresa, após um problema técnico em um dos motores.
De acordo com Pinheiro, após o susto inicial, o comandante informou que a turbina 2 havia parado de funcionar e o voo retornaria.
“Apesar de estar com uma turbina só, o avião fez um pouso tranquilo, mas pousou no meio da pista. Tinha uma comitiva de bombeiros esperando a gente. De seis a oito carros, mais ambulâncias”, afirmou o engenheiro
De acordo com o brasileiro, apenas dois dos passageiros, um homem e uma mulher, precisaram de atendimento médico devido a problemas de pressão. Os passageiros foram acomodados em hotéis e devem retornar em outros voos nesta quinta-feira (11).
Incident: TAM A332 at Paris on Oct 10th 2012, engine shut down in flight
A TAM Linhas Aereas Airbus A330-200, registration PT-MVE performing flight JJ-8055 from Paris Charles de Gaulle (France) to Rio de Janeiro Galeaom,RJ (Brazil) with 201 passengers and 16 crew, was in the initial climb out of Charles de Gaulle's runway 09R when the right hand engine (PW4168) emitted a loud bang, the engine's fire indication activated and the cabin lights briefly extinguished. The crew stopped the climb at 3000 feet, shut the right hand engine down, discharged one bottle of fire extinguisher and returned to Charles de Gaulle's runway 09R for a safe overweight landing about 15 minutes after departure.

Passengers reported they heard a loud noise like an explosion immediately after takeoff, the cabin lights briefly extinguished, and the aircraft stopped climbing. The captain subsequently announced the right hand engine had failed and was shut down, they were returning to Paris. 

The airline confirmed the aircraft returned to Paris due to an engine problem. The passengers were accomodated in hotels while waiting for a replacement aircraft.

A replacement Airbus A330-200 registration PT-MVB departed Paris as flight JJ-9355 the following day and reached Rio de Janeiro with a delay of 20.5 hours.

The engine's low pressure rotor was found seized, a visual inspection of showed the low pressure turbine blades at least of the last turbine stage damaged with metallic debris and oil in the engine exhaust.



As informações são"jornaldamidia".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.