O crescimento em 62,3% do tráfego com o Brasil em Londres - Heathrow, maior aeroporto europeu, é um dos destaques do balanço de Março da BAA, filial da espanhola Ferrovial que é a maior operadora aeroportuária do Reino Unido e que no mês passado assinalou ter ultrapassado pela primeira vez os 70 milhões de passageiros em 12 meses no aeroporto londrino.
A informação da BAA indica que em Março embarcaram e/ou desembarcaram em Heathrow 5,697 milhões de passageiros, mais 6,9% ou mais cerca de 368 mil que no mês homólogo de 2011, e que com este crescimento, pela primeira vez soma em 12 meses mais de 70 milhões de passageiros, depois de ter ultrapassado a marca dos 60 milhões em 1998.
Para o conjunto dos seis aeroportos que gere no Reino Unido, a BAA indica que em Março atingiu 8,605 milhões de passageiros, em alta de 4%, mas reconhecendo que para esse crescimento contribuiu a Páscoa mais cedo este ano, o que permitiu que parte das viagens desse período ainda tivesse ocorrido em Março, quando em 2011 foi completamente em Abril.
Os dados da BAA indicam que o crescimento do conjunto dos seis aeroportos menor do que o aumento em Heathrow deveu-se, em primeiro lugar, a queda em Stansted, também na região de Londres, em 4,7% ou cerca de 64 mil passageiros, para 1,297 milhões, que está associada ao desinvestimento de companhias low cost, designadamente da Ryanair.
Em queda estiveram também os aeroportos de Southampton, em 1,7% ou cerca de dois mil passageiros, para 127,9 mil, e Edimburgo, em 2,8% ou cerca de 20 mil, para 700 mil.
Além de Heathrow, tiveram crescimentos em Março os aeroportos de Glasgow, em 4,6% ou cerca de 22 mil passageiros, para 507,6 mil, e Aberdeen, em 10,2% ou cerca de 26 mil, para 275,7 mil.
A informação da BAA mostra, por outro lado, que no mês de Março, no conjunto dos seis aeroportos sob sua gestão, os crescimentos mais fortes foram em operações charter para a Europa e Norte de África, pelo efeito Páscoa mais cedo, com +17,7%, e nas ligações do Atlântico Norte, em que Heathrow é líder europeu, com +13,6%.
Este segmento do Atlântico Norte, aliás, foi o que teve o maior aumento mesmo em valor absoluto, com mais quase 153 mil passageiros, para 1,273 milhões, o que levou a que tivesse reforçado a sua preponderância, tendo representado 14,8% do total de passageiros, quando em Março de 2011 representava 13,5%.
Já o sector dos charters de médio curso teve pequeno impacto no crescimento de Março, embora tendo um incremento de quase 18 mil passageiros, para 118,7 mil, pois representa apenas 1,4% dos passageiros.
Ainda em crescimento em Março estiveram as rotas regulares de e para outros países europeus, que são a maior origem de tráfego em número de passageiros (41,4% do total) e que tiveram um aumento de 3,2% ou cerca de 112 mil, para 3,565 milhões, bem como o conjunto das restantes rotas de longo curso (além do Atlântico Norte), com um aumento de 5,2% ou cerca de 89 mil, para 1,795 milhões (20,9% do total).
Em queda, estiveram as ligações domésticas, com um decréscimo de 2,6% ou perto de 40 mil, para 1,493 milhões, e as ligações com a Irlanda, com -1,1% ou menos cerca de quatro mil, para 358,5 mil.
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