O Aeroporto de Lisboa realizou esta tarde mais uma edição do ANAWARDS, evento que premiou o desempenho das companhias aéreas que operaram no Aeroporto de Lisboa em 2011.
Para além das 6 habituais categorias de performance, este ano foi adicionado o Prémio Qualidade de Serviço, na linha do que vem sendo a grande aposta estratégica do Aeroporto de Lisboa.
O evento, presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da ANA– Aeroportos de Portugal, Eng. Guilhermino Rodrigues, contou com a presença de mais de uma centena de participantes, entre companhias aéreas, handlers, entidades oficiais várias e diversas entidades ligadas ao setor da aviação e turismo e representantes da ANA.
As grandes premiadas da noite foram:
_Swiss que, uma vez mais, ganhou o Prémio Pontualidade, tendo registado em 2011 apenas 19% de voos com desvio ao horário previsto, num total de 728 movimentos;
_KLM que arrecadou o Prémio Taxa de Ocupação, com uma taxa de ocupação média de 89% em 2011;
_Turkish Airlines, duplamente premiada, nas categorias Ambiente e Qualidade de Serviço, tendo por base, no primeiro caso, os registos associados ao Sistema de Monitorização de Ruído do Aeroporto de Lisboa e no segundo caso, os resultados dos inquéritos realizados aos passageiros que embarcam em LIS.;
_easyJet, que arrecadou o Prémio de Crescimento de Passageiros e Prémio Companhia de Passageiros do ano. Na primeira categoria, por ter registado mais de 9% em número de movimentos e 14% em número de passageiros face a 2010. Na 2.ª categoria premiada, por ter obtido a melhore pontuação quando foram avaliadas todas as categorias.
_British Airways que recebeu o troféu Crescimento de Carga, tendo registado em 2011 um crescimento em 50% na carga transportada, num total de 1.095 toneladas de carga processada.
_Swiss que, uma vez mais, ganhou o Prémio Pontualidade, tendo registado em 2011 apenas 19% de voos com desvio ao horário previsto, num total de 728 movimentos;
_KLM que arrecadou o Prémio Taxa de Ocupação, com uma taxa de ocupação média de 89% em 2011;
_Turkish Airlines, duplamente premiada, nas categorias Ambiente e Qualidade de Serviço, tendo por base, no primeiro caso, os registos associados ao Sistema de Monitorização de Ruído do Aeroporto de Lisboa e no segundo caso, os resultados dos inquéritos realizados aos passageiros que embarcam em LIS.;
_easyJet, que arrecadou o Prémio de Crescimento de Passageiros e Prémio Companhia de Passageiros do ano. Na primeira categoria, por ter registado mais de 9% em número de movimentos e 14% em número de passageiros face a 2010. Na 2.ª categoria premiada, por ter obtido a melhore pontuação quando foram avaliadas todas as categorias.
_British Airways que recebeu o troféu Crescimento de Carga, tendo registado em 2011 um crescimento em 50% na carga transportada, num total de 1.095 toneladas de carga processada.
A Portway e Groundforce foram também premiadas pelos serviços de handling prestados às respetivas companhias aéreas.
Como é habitual, o evento fechou com a atribuição do Prémio Aeroporto de Lisboa nas componentes não aviação e aviação.
Na Categoria não aviação, o prémio foi atribuído à empresa Lojas Francas de Portugal.
Com a sigla Just for Travellers_Duty Free Store, a empresa investiu num conceito altamente inovador no Aeroporto de Lisboa. Destacam-se as marcas Dior, Lancôme, Emporio Armani e Chanel, com verdadeiros estúdios personalizados e as presenças da MAC, Kiehl’s, Body Shop, Sisley e Armani Cosmetics, que disponibilizam beauty advisors. Para além disso diversos tablets ao longo do espaço, que não só contam um pouco a história de como alguns produtos devem ser consumidos, como ajudam o cliente a escolher o seu perfume, consoante os seus gostos, signos, tipos de aroma, entre outras inovações.
A TAP Portugal foi a última companhia aérea a subir ao palco do ANAWARDS. Com um crescimento de 3,2% em movimentos, 8% em passageiros e 4,7% nos lugares oferecidos, a TAP continua a ser a maior companhia em LIS, tendo continuado fortemente a sua aposta em 2011 nas ligações para o Brasil, contribuindo para que o Aeroporto de Lisboa seja atualmente o aeroporto fora da América Latina com mais ligações para aquele país. De registar ainda que,
no conjunto total de rotas, a TAP adicionou à sua oferta a partir de LIS, 9 novas rotas em 2011.
no conjunto total de rotas, a TAP adicionou à sua oferta a partir de LIS, 9 novas rotas em 2011.
Adicionalmente, indicadores como a pontualidade e taxa de ocupação média da TAP Portugal registaram também melhoria em 2011 face aos resultados de 2010, subindo 6,2% e 3,2% respetivamente. A companhia aérea melhorou igualmente a sua performance em matéria de “turnaround médio”, diminuindo em 5,2% o tempo face a 2010. Por todos estes motivos, a TAP recebeu, assim, das mãos do Presidente do Conselho de Administração da ANA, Engº Guilhermino Rodrigues, o merecido Prémio Aeroporto de Lisboa Aviação.
No discurso que encerrou esta cerimónia, o Presidente do Conselho de Administração da ANA adiantou ainda que “a partir do próximo dia 20 de Março todos os voos da TAP, SATA e AeroVip independentemente do seu destino voltarão a ser processados no Terminal 1e nessa mesma data todos os voos de partida da easyJet independentemente do seu destino passarão a ser processados no Terminal 2”.
Segundo o Eng. Guilhermino Rodrigues o Terminal 2 “continuará a ser um terminal apenas de partidas, com um serviço simplificado e apenas para voos onde as companhias não tenham necessidade de ter infraestrutura especifica para processar passageiros em transferência. A segmentação do mercado tem obrigado a que muitos aeroportos tenham que se adaptar às diferentes necessidades operacionais dos seus clientes. O terminal 2 é uma boa oportunidade para essa segmentação ser realizada. As taxas aeroportuárias praticadas serão as mesmas, o shuttle gratuito entre o Terminal 1 e Terminal 2 continuará com as paragens nas mesmas localizações” relembrando que “o Terminal 2 não tem estacionamento”.
Para o Presidente da ANA “ esta mudança de operação vai permitir maximizar a capacidade do Aeroporto de Lisboa permitindo ao mesmo tempo melhorar a qualidade de serviço aos passageiros que utilizam o aeroporto como hub, em transferência uma vez que passam a fazer todo o seu processamento no terminal 1”.
As informações são"Diário de Notícias - Funchal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz