Grupo12Aérea

Airbus briga com empresa americana por causa do desenho da asa

A fabricante europeia de aviões Airbus está brigando com um velho aliado da Boeing Co. sobre os direitos de comercialização das "winglets", que diminuem o consumo de combustível do avião, um meio de cortar custos cada vez mais popular nas companhias aéreas.



A disputa judicial coloca a Aviation Partners Inc. e sua patente de "blended winglets" contra a Airbus e seu produto, chamado Sharklets, que é similar mas foi lançado recentemente. As Sharklets integram a estratégia da Airbus de concorrer com a rival americana Boeing numa era de combustível caro.
Na esperança de evitar o pagamento de royalties para a Aviation Partners, a Airbus abriu um processo em dezembro contra a pequena empresa sediada em Seattle, e solicitou ao juiz que invalidasse a patente. A Airbus também conseguiu convencer o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos a reavaliar a patente das winglets, aletas que ficam na ponta das asas e curvam-se para cima como dobradiças.
Agora os dois lados brigam para decidir que tribunal federal julgará o processo da patente.
A ideia básica por trás das winglets existe há décadas: elas diminuem o atrito no avião ao reduzir o vórtice de ar que se forma na ponta das asas. As winglets modernas foram desenvolvidas nos anos 70 pela Nasa, a agência especial americana, cujas pesquisas estão disponíveis ao público.
A Aviation Partners, que afirma ter melhorado o design anterior repensando as winglets como extensões altas e graciosas das asas do avião, afirma que suas blended winglets (algo como winglets integradas), existentes em mais de 3.500 jatos da Boeing, diminuem o consumo de combustível em 5% a 7% e aumentam o alcance das aeronaves. A empresa afirma que vai "proteger vigorosamente nossa tecnologia patenteada".
A Airbus, que usa winglets pequenas há anos, diz que o desenho da Sharklet marca um avanço tecnológico que diminuirá em cerca de 3,5% o volume de combustível consumido em seus jatos de um corredor. A empresa solicitou a patente do produto nos EUA, na Alemanha e em outros países.
A Airbus vai instalar as Sharklets em sua família A320 de jatos de um corredor, como o A320neo, que está sendo desenvolvido para concorrer com o campeão de vendas da Boeing, o 737, modelo que normalmente já vem equipado com as winglets. Os jatos de um corredor são os mais vendidos do mercado mundial de aviões.
A Airbus passou cinco anos negociando com a Aviation Partners a possibilidade de usar o desenho das winglets da empresa de Seattle em seu próprio produto e as empresas chegaram a assinar ano passado uma carta de intenções para formar uma joint venture. Mas a Airbus continuou desenvolvendo seu próprio modelo como uma alternativa.
No meio do ano passado, a Airbus aceitou mostrar à Aviation Partners os desenhos das suas Sharklets. A Aviation Partners alegou que são parecidas demais com sua tecnologia e exigiu royalties.
Em seu processo na justiça, a Airbus classifica a exigência da Aviation Partners de receber royalties como "um obstáculo significativo" que a deixa "em desvantagem competitiva". A Aviation Partners sustenta que "tem a patente e que a teríamos copiado, e estamos seguros de que esse não é o caso", disse um porta-voz da Airbus.
A Aviation Partners, que tem capital fechado e apenas 13 empregados, considera o processo da Airbus uma disputa do tipo Davi contra Golias e um problema sério para seus negócios. "Essa questão é meio unilateral", disse o diretor-presidente Joe Clark numa entrevista ao The Wall Street Journal no escritório da empresa, que tem vista para o pequeno Aeroporto Internacional do Distrito de King, também conhecido como Boeing Field.
A Aviation Partners diz ter receita anual de menos de US$ 500 milhões. Em comparação, a dona da Airbus, a European Aeronautic Defence & Space Co., faturou 45,7 bilhões de euros em 2010 (US$ 60,4 bilhões), principalmente por meio da fabricante de aviões.


As informações são"The Wall Street Journal Americas por DAVID KESMODEL, DE SEATTLE e DANIEL MICHAELS, DE BRUXELAS".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.