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CEO da American Airlines divulga etapas da transformação da companhia

Tom Horton, CEO da American Airlines, enviou, ontem (01/02), uma carta a todos os funcionários da companhia. Nela, ele compartilha a estrutura para as próximas etapas da transformação da American Airlines, nas palavras dele: “não apenas para concorrer, mas para vencer”. A companhia está em processo de recuperação judicial, no Chapter 11 americano. Horton fala dos comentários do mercado: 

"Provavelmente, vocês devem ter lido ou ouvido rumores sobre indivíduos que desejam encolher nossa companhia aérea, fechar nossos hubs ou adquirir nossa empresa ou nossos ativos – tudo em benefício das próprias partes interessadas. Além disso, outros podem ser favoráveis à dissolução da American. Não acredito que nenhum desses resultados defenda os interesses da American, de nossos funcionários ou de nossas partes interessadas". 

Confira a carta na integra. 

Prezados Membros da Equipe American: 

Após várias semanas do início de nosso processo de reestruturação, continuamos a avançar em um plano abrangente para devolver à American a posição de liderança do setor, lucratividade e crescimento. 

Com base em minha experiência no sistema e com as conversas com muitos de nossos colegas, conheço o forte compromisso que todos nós compartilhamos para fazer da American uma vencedora novamente. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês a estrutura para as próximas etapas de nosso caminho de transformação da American – não apenas para concorrer, mas para vencer. 

Mudança – uma necessidade, não uma escolha 

Como vocês sabem, nossos principais concorrentes usaram o processo de reestruturação para reparar as falhas de suas empresas e elas se tornaram mais competitivas em todos os aspectos de seus negócios. Na semana passada, essas companhias aéreas anunciaram seus resultados financeiros, que destacaram, mais uma vez, uma ampliação da diferença entre o lucro atual e a meta de lucros. As companhias aéreas baseadas em rede beneficiaram-se do investimento dos lucros gerados pela reestruturação em produtos e serviços que ajudaram a levar ao aumento de receita. E as companhias aéreas de baixo custo continuam a tirar proveito da eficiência de custo que as têm transformado em uma força em nosso setor. 

Agora é hora de a American avançar em direção a um caminho decisivo. Usaremos o processo de reestruturação para fazer as mudanças necessárias para superar nossos desafios diretamente e tirar pleno proveito da fundação sólida que criamos. 

Sucesso – metas, crescimento e lucros possíveis de serem atingidos 

A chave para o êxito de nossa reestruturação encontra-se em um plano de negócios com um objetivo claro. E isso significa fazer da American uma companhia aérea global de nível internacional – companhia aérea da América – competitiva, lucrativa e em crescimento. Para que isso seja possível, precisamos fornecer sistematicamente: 

• Uma experiência de cliente com excelência de qualidade que mereça a lealdade do cliente e impulsione o aumento da receita 

• Um ambiente de trabalho que reconheça a excelência e recompense o sucesso 

• Retornos financeiros atraentes para nossos investidores e partes interessadas 
  
Com flexibilidade financeira e operacional e com uma estrutura de capital e de custos aperfeiçoada, planejamos: 

• Renovar e otimizar nossa frota investindo em média cerca de $2 bilhões por ano em aeronaves, para que até 2017 a frota de jatos da principal linha da American seja a mais nova da América do Norte, com a versatilidade para que os tamanhos das aeronaves correspondam aos mercados que atendemos. Esta etapa é essencial para nossa transformação e corresponde a voos mais rentáveis graças à destacada melhoria de economia de manutenção e combustível e maior geração de receita. 

• Criar escala de nossa rede e alianças aumentando o número de embarques entre os cinco principais mercados da American – Dallas/Fort Worth, Chicago, Miami, Los Angeles e Nova York – em 20% nos próximos cinco anos, beneficiando-se de nossa base de clientes fiéis e da aliança com parceiros de classe mundial, e aumentando o número de voos internacionais. 

• Modernizar nossa marca, produtos e serviços investindo várias centenas de milhões de dólares por ano em melhorias que, mais uma vez, transformarão a American na principal companhia aérea de clientes valiosos. 

Nosso plano de negócios comprova que podemos atingir e sustentar nossos objetivos. Essencialmente, planejamos atingir uma melhoria anual de $3 bilhões, incluindo: 

• Aumento de $1 bilhão por ano na receita por meio de escala da rede, otimização da frota e melhorias nos produtos. 

• Economia de custos de mais de $2 bilhões, resultado da reestruturação de dívidas e leasings, suspensão de uso de aviões antigos, reforma de contratos com fornecedores e outras iniciativas e mudanças necessárias relacionadas a funcionários. 

Vale destacar que essas melhorias financeiras, além de sustentarem os investimentos planejados em nossa frota, produto e marca, também permitem que reduzamos mais nossa dívida, fortalecendo nossa robustez financeira de modo que a American seja resiliente e capaz de enfrentar eventos futuros imprevistos. 

O sucesso exige mudanças drásticas 

O processo de reestruturação nos permite estender os efeitos da economia de custos o máximo possível e de forma uniforme, mas não há como evitar o fato de que as reduções de custos serão profundas. E não haverá como ocultar o efeito sobre nossos funcionários. Três princípios direcionarão nossa abordagem: 

• Comprometimento com o sucesso – Analisamos detalhadamente a concorrência e o setor, e o que precisamos alcançar está muito claro. Concorrer e vencer exige uma melhora financeira de mais de $3 bilhões e isso, por sua vez, exige economia significativa de custos relacionados a funcionários – de mais de $1,25 bilhão por ano. 

• Imparcialidade e igualdade – Todos os grupos de trabalho sofrerão uma redução de custos total de 20%, inclusive a administração. Embora a economia de cada grupo de trabalho seja alcançada de forma diferente, cada grupo terá a mesma redução de percentual. 

• Desempenho é recompensado – Na American, todos devem ser reconhecidos por suas contribuições, alinhadas ao desempenho geral da empresa, e devem poder desfrutar do sucesso da American. É por isso que idealizamos um plano de Compartilhamento de Lucros que, começando com o primeiro dólar de receita antes de impostos, pagará prêmios no total de 15% de toda a receita antes dos impostos. 

Assumo a propriedade integral de nosso plano de negócios. Além disso, é extremamente importante que todos nós tenhamos certeza de que as mudanças propostas sejam apropriadas para cada parte da empresa e, quando desenvolvi esse plano de negócios solicitei a cada um dos líderes das unidades empresariais – Jim Ream, John Hale e seus colegas do setor de Operações, Tom Del Valle e sua equipe de Aeroportos, Craig Kreeger e Lauri Curtis, do setor de Experiência do Cliente e outros – que assumissem a responsabilidade pelas mudanças específicas necessárias para deixar a American competitiva e assegurar seu sucesso em cada uma das suas respectivas áreas. Sei que vocês se preocupam sobre como tudo isso os afetará. Também pedi a cada um desses líderes que transmita a vocês de forma ativa e direta todas essas mudanças. Vocês obterão mais detalhes ainda hoje quando os compartilharmos com nossos grupos de trabalho sindicalizados e teremos mais informações para nossos grupos de trabalho não sindicalizados nas próximas semanas, quando tratarmos do feedback que recebermos deles. 

Embora estejamos agora no caminho certo para um futuro de sucesso de crescimento, precisamos reconhecer o sacrifício de curto prazo que essas mudanças exigem. Isso é especialmente verdadeiro, pois terminaremos essa jornada com um número muito menor de pessoal. Contudo, também manteremos dezenas de milhares de empregos que deixariam de existir se não tivéssemos escolhido esse caminho – e esse é um objetivo pelo qual vale a pena lutar. Como afirmei anteriormente, nosso objetivo é criar o melhor resultado para o maior número possível de pessoas. 

Renovação – riscos e desafios 

Temos uma oportunidade extraordinária de criar uma nova companhia aérea de nível internacional, porém existe um grande risco durante esse período. Provavelmente, vocês devem ter lido ou ouvido rumores sobre indivíduos que desejam encolher nossa companhia aérea, fechar nossos hubs ou adquirir nossa empresa ou nossos ativos – tudo em benefício das próprias partes interessadas. Além disso, outros podem ser favoráveis à dissolução da American. Não acredito que nenhum desses resultados defenda os interesses da American, de nossos funcionários ou de nossas partes interessadas. Contudo, conforme afirmei no início deste processo, muitas partes contribuirão para o resultado de nossa reestruturação. A melhor maneira de garantirmos que estamos no controle de nosso próprio futuro é colocar em prática as mudanças necessárias, concluir a reestruturação de forma rápida e continuar trabalhando arduamente para posicionar a American como uma concorrente de nível internacional. 

Outro risco origina-se dentro da própria empresa. A retórica desagregadora e negativa do passado não ajudou a American nem seus funcionários e, na verdade, serviu apenas para fortalecer os concorrentes. Estejam certos que a incerteza e a instabilidade internas são consideradas uma oportunidade da qual nossos concorrentes podem se beneficiar. Este é um momento no qual a discórdia pode trazer consequências devastadoras. É hora de virar a página e abrir um novo capítulo para a American. 

O mundo em nossa volta mudou e este é o momento de nos adaptarmos ou perderemos esta oportunidade para sempre. Agora, nosso setor está definido pelas mudanças que os concorrentes fizeram durante a reestruturação para garantir seus futuros e o mercado está repleto de despojos de companhias aéreas que fracassaram no processo de mudança. Apenas uma American bem-sucedida, rentável e ascendente conseguirá proporcionar um futuro seguro e oportunidade para nosso pessoal. 

Estamos avançando rapidamente e teremos que empregar toda nossa dedicação, foco e energia para conseguir concluir nosso trabalho – e isso eu farei com todo o meu empenho. Agradeço a todos vocês novamente por manterem-se firmes e realizarem um excelente trabalho para nossos clientes durante este período particularmente desafiador. É por essa atitude vencedora que acredito que temos o que é necessário para recolocar a American na posição de liderança. 


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

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