Grupo12Aérea

Limite de capital externo em empresas aéreas pode acabar


Projeto de Lei para a Aeronáutica quer pôr fim a atual limitação de 20% de investimento estrangeiro
Os empresários do setor aéreo que exploram o mercado doméstico e querem ampliar os investimentos poderão abrir as companhias nacionais sem limites à participação do capital estrangeiro. É o que propõe o relator do novo Código Brasileiro de Aeronáutica, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). O Código está na lista de propostas que o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), adotou para votar até o fim do ano.
O relator Bruno Araújo quer pôr abaixo não só a limitação de 20% de capital estrangeiro estabelecida na lei atual, como os 49% sugeridos pelo relator anterior, o ex-deputado Rocha Loures (DEM-PR). Escalado para levar adiante o trabalho de reforma do Código, que data de 25 anos atrás, o tucano Araújo quer reproduzir no setor aéreo o modelo adotado na Embraer e na Vale, onde o controle administrativo foi mantido nas mãos do capital nacional.
O relatório de Rocha Loures chegou a ser votado na Comissão Especial da Reforma do Código da Aviação em 2010, mas foi aprovado em sessão esvaziada durante a campanha eleitoral. Como ele concorreu a vice-governador do Paraná na chapa de Osmar Dias (PDT), foi derrotado e não está mais no Congresso, a troca na relatoria neste ano reabriu o debate da participação do capital estrangeiro no setor. 
Negociação
O novo relator vem negociando com todos os setores envolvidos - governo, órgãos reguladores, empresas aéreas, entidades que representam os aeronautas e a defesa do consumidor. Tudo no embalo da movimentação do mercado em torno da venda da Webjet, que acabou sendo comprada por outra companhia brasileira, a Gol.
"Resolvi fazer algo mais audacioso do que vinha sendo proposto, mas fui buscar um modelo que dê segurança, como na Embraer e na Vale, onde também não há limit es para o capital estrangeiro", diz Bruno Araújo.
Ao menos até agora, o tucano não enfrentou resistências ao fim das travas à abertura de capital. As lideranças do governo e os assessores da Casa Civil não vetaram a proposta do relator nas reuniões feitas até agora.
A inspiração do relator foi o modelo de ação "golden share", popularizado nas privatizações feitas na Grã Bretanha. No caso da Embraer, 62,5% do capital é estrangeiro, mas a União detém a ação "golden share", o que confere poderes especiais, incluindo o de veto.
Outro ponto polêmico é o que trata da relação entre as companhias e os usuários do sistema aéreo. O relator definiu que o instrumento que deve regulamentar esta relação é o Código de Defesa do Consumidor. "Estabelecer novas condutas agora seria jogar fora toda a jurisprudência e a regulamentação firmada em decisões da Justiça nos últimos anos. Não vale a pena zerar o jogo, desconsiderando todos os ganhos de causa obtidos pelo consumidor até ago ra", justifica o deputado. 
Imobilizar
As empresas aéreas não gostam dessa ideia. E não sem motivo. As regras atuais permitem às companhias fixar um limite para indenizar o passageiro no caso de uma mala perdida, por exemplo. Ocorre, porém, que o Código do Consumidor prevê ressarcimento integral pelo dano causado ao usuário.
Uma das preocupações de Bruno Araújo é não imobilizar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem flexibilidade para arbitrar alguns conflitos entre usuário e empresa aérea.
"O grande cuidado é para que, na boa intenção de fortalecer a relação de consumo, a gente não engesse situações", diz Araújo, para quem o Estado deve ter poder e flexibilidade para calibrar a relação entre empresa e  usuário.


As informações são"Agencia Estado".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.