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Avião do Mês Setembro: Boeing B-17 Flying Fortress

O Boeing B-17 Flying Fortress era um quadrimotor bombardeiro pesado aeronave desenvolvida na década de 1930 para o então United States Army Air Corps (USAAC). Competindo contra Douglas e Martin para um contrato para construir 200 bombardeiros, o Boeing entrada superou concorrentes e mais do que satisfeitas as expectativas do Air Corps. Embora a Boeing perdeu o contrato porque o protótipo caiu, o Air Corps ficou tão impressionado com o projeto da Boeing que ordenou mais 13 B-17s para posterior avaliação. Desde a sua introdução em 1938, o B-17 Flying Fortress evoluiu através de numerosos avanços de design .
O B-17 foi principalmente utilizado pelos Estados Unidos Army Air Forces (USAAF) na luz do dia de precisão campanha de bombardeio estratégico da Segunda Guerra Mundial contra o industrial alemão e alvos militares. Os Estados Unidos Oitava Força Aérea com base em Thorpe Abbotts aeroporto na Inglaterra e nos XV Força Aérea com sede em Itália complementou a RAF Bomber Command 's bombardeio de área noite em Pointblank Operação para ajudar a garantir a superioridade aérea sobre as cidades, fábricas e campos de batalha da Europa Ocidental em preparação para a Operação Overlord . O B-17 também participou, em menor medida na Guerra do Pacífico onde se realizou ataques contra os navios japoneses e aeródromos.
Desde a sua criação pré-guerra, o USAAC (mais tarde USAAF) touted o avião como uma arma estratégica, foi um potente alto voar, bombardeiro de longo alcance que foi capaz de se defender, e voltar para casa, apesar de danos de batalha amplo. Ele rapidamente tomou proporções míticas, [e histórias amplamente divulgadas e fotos do B-17s de danos de batalha sobrevivendo aumentou seu status de ícone. Com um teto de serviço maior do que qualquer de seus contemporâneos dos Aliados, o B-17 se consolida como um sistema de armas eficazes, lançando bombas mais do que qualquer outro avião EUA na Segunda Guerra Mundial. Dos 1,5 milhões de toneladas de bombas lançadas sobre a Alemanha por aviões dos EUA, 640 mil toneladas foram retiradas B-17s.

Em 8 de agosto de 1934, o EUA Army Air Corps (USAAC) concurso uma proposta para um homem-bomba multi-motor para substituir o Martin B-10 . A Força Aérea estava procurando por um bombardeiro capaz de reforçar as forças aéreas no Havaí, Panamá e Alaska. foram Requisitos que iria levar uma "carga de bombas útil" a uma altitude de 10.000 pés (3 km) por 10 horas com uma velocidade máxima de pelo menos 200 quilômetros por hora (320 km / h). Eles também desejado, mas não exigia, que uma gama de 2.000 milhas (3.200 km) e uma velocidade de 250 milhas por hora (400 km / h). A concorrência para o contrato Corps Air seria decidido por um "fly-off" entre o projeto da Boeing, a Douglas DB-1 eo Modelo Martin 146 em Wright Field em Dayton , Ohio .
O protótipo B-17, designado Modelo 299, foi projetado por uma equipe de engenheiros liderada por E. Gifford Emery e Curtis Edward Wells e construiu à custa própria Boeing. É combinado características do experimental Boeing XB-15 bombardeiro com o Boeing 247 aviões de transporte. O B-17 do armamento consistia de até £ 4.800 (2.200 kg) de bombas em dois racks no compartimento de bombas por trás do cockpit, e cinco 0,30 polegadas (7,62 mm) metralhadoras , e foi alimentado por quatro motores Pratt & Whitney R-1690 "Hornet" motores radiais cada uma produzindo 750 cavalos de potência (600 kW) a 7.000 pés (2.100 m). O primeiro vôo do modelo 299 foi em 28 de julho de 1935, com a Boeing teste chefe -piloto Leslie Torre nos controles. Richard Williams, um repórter do Seattle Times cunhou o nome "Flying Fortress", quando o modelo 299 foi lançado, eriçado com instalações arma múltiplas máquinas. A mais único ser a instalação do nariz (veja nota para a descrição e desenho) que permitiu a metralhadora único a ser demitido de qualquer ângulo frontal sobre qualquer lutador inimigo que se aproximava seria necessário para atacar o B-17 Boeing foi rápido para ver o valor de o nome e se tivesse registrado para uso. Em 20 de agosto de 1935 , o protótipo voou de Seattle para Wright Field em nove horas e três minutos a uma velocidade média de cruzeiro de 252 milhas por hora (406 km / h), muito mais rápido que a concorrência.

No fly-off, o desempenho do Boeing quadrimotor era superior aos dos dois motores DB-1 e Modelo 146. O então major-general Frank Maxwell Andrews da Força Aérea GHQ acreditava que as capacidades de longo alcance de quatro motores aeronaves de grande porte foram mais eficientes que curto variou bimotor aviões, e que o B-17 foi mais adequado para sua doutrina. Suas opiniões foram partilhadas pelo responsáveis ​​pelos contratos Air Corps, e mesmo antes da competição havia terminado, eles sugeriram a compra de 65 B-17s.

Desenvolvimento contínuo sobre o modelo Boeing 299, e em 30 de outubro de 1935, Army Air Corps teste piloto-Major Ployer Peter Hill e Boeing empregado Les Torre levou o modelo 299 em um vôo de segunda avaliação, no entanto, a equipe esqueceu de soltar rajada do avião " bloqueio ", um dispositivo que realizou o bombardeiro superfícies de controle móveis no lugar enquanto o avião estava estacionado no chão. Tendo decolado, o avião entrou em uma subida íngreme, parado, nariz longo e caiu, matando Hill e Tower (outros observadores sobreviveu com ferimentos). O modelo 299 caiu não poderia terminar a avaliação, e enquanto a Força Aérea ainda estava entusiasmado com o potencial da aeronave, funcionários do Exército estavam assustados com o custo muito maior por aeronave (Douglas citou um preço unitário de $ 58.200 com base em uma ordem de produção de 220 ​​aeronaves, ante um preço de 99.620 dólares da Boeing ), e como a competição não pôde ser concluída Boeing foi desqualificado legalmente a partir da consideração para o contrato. Chefe do Estado Maior do Exército Malin Craig cancelada a ordem para 65 YB-17s, e ordenou 133 do twin motor Douglas B-18 Bolo vez.

Boeing Y1B-17 em vôo

Independentemente disso, o USAAC tinha ficado impressionado com o desempenho do protótipo, e em janeiro 17 de 1936, através de uma brecha legal, o Air Corps encomendou 13 YB-17 (designado Y1B-17 depois de Novembro de 1936, para denotar o seu financiamento F-1 especiais ) para testar o serviço. A YB-17 incorporou uma série de mudanças significativas a partir do modelo 299, incluindo mais poderoso Wright R-1820 Cyclone -39 motores Pratt substituindo o original & Whitney. Embora o protótipo foi de propriedade da empresa e nunca recebeu uma série militar (a designação B-17 se não aparecer oficialmente até janeiro de 1936, quase três meses após o protótipo caiu), o termo "XB-17" foi aplicada retroativamente à estrutura e entrou para o léxico para descrever a primeira Fortaleza Voadora.

O B-17 era uma aeronave versátil, servindo em dezenas de unidades USAAF nos cinemas de combate em toda a Segunda Guerra Mundial, e em bombardeiro não-papéis para a RAF. Seu principal uso foi na Europa , onde seu alcance mais curto e menor carga de bombas em relação a outras aeronaves disponíveis não prejudicar tanto quanto no Teatro do Pacífico . Pico de estoque USAAF (em agosto de 1944) foi 4.574 em todo o mundo.

O conteúdo é de Responsabilidade Priscilla Campos, Alan Alves 

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