Grupo12Horas.Aérea

Capacidade máxima já foi atingida em 12 aeroportos do Brasil

Recorde no número de voos. Recorde no número de passageiros. O fantástico viajou três mil e quinhentos quilômetros para responder como é a movimentação no espaço aéreo brasileiro e constataram que um grande problema ainda paira no ar: o congestionamento nos céus do país. Uma sobrecarga que é um resultado direto de um aumento dos voos no país. Nos horários de pico, 80 aeronaves, entre aviões e helicópteros, sobrevoam São Paulo ao mesmo tempo. Embarcamos no avião do consultor aeronáutico Jorge Barros, o November Tango Mike, como é identificado na linguagem aeronáutica. Acabamos de decolar, e a torre alerta para um avião perto de nós: “November Tango Mike, prossiga sob regras de voo visual, atento a aeronave sentido contrário”. A falta de atenção de controladores é apontada como uma das causas de uma das piores tragédias da aviação brasileira: o choque entre um jato Legacy 600 e um Boeing da Gol em pleno ar.

O escritor Ivan Sant'anna, que já lançou três livros sobre desastres aéreos, pesquisou o caso. “A colisão do Gol contra o Legacy foi causada por negligência e imperícia. Tanto dos dois pilotos do Legacy como por negligência e imperícia dos controladores da torre de Brasília”, aponta o escritor. Todo avião grande é equipado com um sistema anticolisão, chamado TCAS. Em um simulador, o Fantástico mostrou como funciona. O TCAS avisa quando dois aviões voam um em direção ao outro em rota de colisão.
Cerca de 40 segundos antes de uma possível colisão, o que acontece dentro da cabine? “O avião está representado por esse um losango vazado vai ficar cheio e amarelo”, explica o consultor aeronáutico Jorge Barros. “Nós temos 24 relatórios que nos chegaram recentemente de incidentes considerados de médio para graves, sendo que, em 80% deles, o TCAS, que é o anticolisão, que salvou essa quase colisão”, diz Edleuzo Cavalcante, presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo. O acionamento do TCAS pode se chegar à conclusão que é quase um acidente aéreo? “Não. tem que ser investigado para ver com que distância passou, com que separação passou, porque está previsto isso acontecer”, afirma o chefe de gerenciamento de navegação aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Ary Rodrigues Bertolino. Enquanto o número anual de voos passou de cerca de 1 milhão para 1,5 milhão em cinco anos, o de controladores de tráfego aéreo continua praticamente igual: 3,1 mil profissionais. Muitos têm assumidamente pouca experiência. Um deles trabalha há apenas dois anos e conta: “Já passei por situação que o controle era totalmente inexperiente e que eu, com a pouca experiência que tenho, era o mais experiente no turno do serviço”. Sexta-feira, final de tarde, a equipe do Fantástico chega ao Aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo.

 Ele é muito movimentado. Um avião sobe e desce a cada minuto. Junto conosco, perto de 80 aeronaves voam sobre a cidade de São Paulo. Esse é o número médio do horário de pico: cerca de 60 aviões e 20 helicópteros. “Alguns aeroportos nossos, na hora pico, ele está no seu limite. Para isso, a Infraero está fazendo uma série de investimentos. Já iniciamos obras em alguns aeroportos. Estamos fazendo os módulos operacionais. Esses módulos são salas de embarque, alguns módulos inclusive com check-ins, aumentando esse número, pátios e pistas que melhorarão muito o controle do tráfego aéreo”, explica o diretor de aeroportos da Infraero, João Marcio Jordão. A última etapa da nossa viagem é de volta ao Santos Dumont. “A torre do Rio de Janeiro mandou fazer uma volta completa pela direita, porque não é possível que a gente se aproxime agora do Santos Dumont pelo excesso de voos que tem naquela localidade. Se totalizar o tempo de uma viagem entre Rio e São Paulo, eu diria que de 30% a 40% do tempo é consumido nesses procedimentos de pouso e decolagem”, calcula o comandante Jorge Braga. Foram sete voltas no ar, meia hora de espera até o pouso.

 As informações são"g1.globo". Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.