Um avião de passageiros da Gulf Air derrapou e saiu da pista quando pousava nesta segunda-feira em Kochi, na Índia, e feriu uma pessoa, informou a companhia aérea à agência AP. Todos as 137 que estavam a bordo da aeronave foram evacuadas.
A companhia aérea do Bahrein disse que o acidente aconteceu quando o Airbus A320 tocava o solo no Aeroporto Internacional de Kochi em meio a uma forte chuva. Contudo, a empresa disse que ainda estão trabalhando com as autoridades para determinar as causas do acidente.
O passageiro ferido é um cidadão indiano que foi levado a um hospital para receber tratamento. Um porta-voz da companhia disse que ele não está em situação crítica, mas não há informações sobre os ferimentos que sofreu.
Nota sobre Acidentes
O aeroporto disse que a pista está fechada para cerca de 10 horas, embora pequenos turboélices podem operar na pista. Ventos fortes, chuva e visibilidade reduzida de 2.000 metros prevaleceu no momento da aterrissagem. Gulf Air confirmou a engrenagem de nariz entrou em colapso. Um dos passageiros sofreu ferimentos graves. Direcção da Índia Geral da Aviação Civil relatou o testemunho da tripulação, desde que eles foram capazes de ver a pista de cerca de 6nm fora. Ao descer a 2000 pés AGL houve chuva moderada, mas depois que a aeronave havia descido abaixo da altura de decisão havia rajadas de vento repentina e chuva intensa. Um kit de recuperação de deficientes aeronave está sendo trazido de Mumbai para mover a aeronave de volta para superfície pavimentada e fora da pista. Um passageiro reportou que o avião havia pousado normalmente quando o piloto todo o controle súbita perdido. A aeronave derrapou na pista para a grama e lama. Shouts ocorreu na cabine "MAYDAY, MAYDAY, evacuar", a fumaça começou a encher a cabine, o passageiro notou um cheiro estranho alguns de alguns gases. Tripulação de cabina depois disse que o avião tinha sido evacuado em 20 segundos, o capitão parecia estar em choque total após a evacuação. A pista foi reaberta para decolagens da pista 27 e aterrissagem na pista 09 com um comprimento de pista reduzida (distância de aterragem disponível em pista 27 e distância de decolagem disponíveis na pista 09) de 2050 metros. A estação meteorológica local relatou parcialmente nublado, ventos variáveis em 3 nós e visibilidade de 4000 metros em L 02:30, chuva, ventos de 19 nós em westsouthwest (significativamente diferentes para Metars .) visibilidade e de 2000 metros às 05:30 L (00:00 Z) Aeroporto Internacional de Cochin oferece uma pista 27/09 de 3400 metros de comprimento com ILS e VOR abordagens para a pista 27 e uma abordagem VOR para a pista 09.
Metars:
290000Z 26003KT voci 4000 HZ SCT015 OVC080 FEW008 26/24 Q1008 TEMPO VIS 2000M RA 282330Z 28005KT voci 4000 HZ SCT015 OVC080 FEW006 26/24 Q1008 NOSIG 282300Z 00000KT voci 4000 HZ SCT015 OVC080 FEW005 26/24 Q1008 NOSIG 282130Z 29005KT voci 3000 HZ SCT010 SCT080 26/24 Q1008 NOSIG 282100Z 04004KT voci 3000 HZ SCT010 BKN080 26/24 Q1008 NOSIG 282030Z 00000KT voci 3000 HZ SCT015 BKN080 26/25 FEW010 Q1009 NOSIG 281800Z 00000KT voci 3000 HZ SCT015 BKN080 27/25 FEW010 Q1010 NOSIG NOTAM relevantes: A1201/11 - ACFT obstrução devido DISABLED ON RWY. PSN: 2200m FM O COMEÇO DE RWY09. 31M DO NORTE DO CL DE RWY. HGT: 11M AGL REVISTA DE DISTÂNCIAS DECALRED RWY09/27 ACFT DUE desativado em RWY . NO SEGUINTE TORA TODA ASDA RWY LDA 09 1500M 1500M 1500M 2050M 2050M 2050M 2050M 27 1500M de Entrada permitida em RWY09 APENAS E PARTIDAS PERMITIDO EM RWY27 ONLY. Todas as chegadas e partidas são susceptíveis de ser DLA. 29 de agosto 06:00 2011 até 29 de agosto 2011 18:30 estimado.
As informações são"Terra Brasil" com "The Aviation Herald".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira