Grupo12Horas.Aérea

Aeroportos têm pouco espaço para passageiros

O descompasso entre investimento e demanda pôs os aeroportos brasileiros na lista dos mais lotados do mundo. Nos últimos sete anos, com o avanço da economia e o acesso da classe média ao transporte aéreo, o movimento de passageiros nos terminais saltou 116%. Enquanto isso, o governo federal tropeçou na própria burocracia: conseguiu investir apenas 43% do volume destinado ao setor, de um total de R$ 6,7 bilhões.

O resultado não poderia ser mais negativo. Na média, os aeroportos nacionais têm 15% mais passageiros por metro quadrado do que os da Europa; 29% mais que os dos Estados Unidos; e 35% mais que os da Ásia, conforme dados da Coppe/UFRJ em estudo preparado em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Até a Copa de 2014, quando a expectativa de crescimento da demanda deve alcançar 50%, essas diferenças podem se ampliar. Hoje, o Brasil tem 165 pessoas/ano por m². Em 2014 serão 171.

"O Brasil está fora da tendência internacional que dá mais espaço para os passageiros", destaca o professor da Coppe/UFRJ, Elton Fernandes. Segundo ele, o País está correndo atrás da demanda.

Nem as obras em andamento serão suficientes para resolver a situação. "A solução é investir não apenas na expansão, mas também em tecnologia da informação para reduzir os tempos de operação", avalia o professor.

Entre os 16 aeroportos das cidades que vão abrigar os jogos da Copa do Mundo, o mais lotado é o de Cuiabá. São 391 passageiros/ano por m². Em seguida, está o Aeroporto de Congonhas, com 300 passageiros/ano por m². A situação do terminal paulistano deve se deteriorar até a realização do evento esportivo, apesar dos investimentos previstos. A expectativa é que o número de passageiros sub a para 342.

Na prática, esses números são a tradução do que o brasileiro passa sempre que precisa viajar. São filas para fazer o check-in, filas para passar na imigração, filas em restaurantes e aglomerações nas salas de espera. Isso, sem contar a falta de capacidade dos terminais para estacionamento das aeronaves (que chegam a ficar meia hora esperando por uma autorização para desembarcar os passageiros) e recebimento das bagagens.

"Os aeroportos estão saturados porque tudo se concentra nos grandes terminais. Se os estabelecimentos regionais recebessem mais verbas, eles poderiam absorver uma parte da demanda", destaca o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Victor Celestino. Além disso, diz, para a Copa do Mundo, os turistas vão querer visitar outros locais próximos das cidades-sede e terão de usar os aeroportos regionais, que hoje também não estão preparados para o aumento da demanda.

Concessões. Na avaliaçã o de Celestino, R$ 2,4 bilhões seriam suficientes para melhorar a capacidade dos 180 aeroportos regionais espalhados pelo País. O executivo acredita que a decisão do governo de adotar o modelo de concessão em alguns aeroportos pode beneficiar a aviação regional, mas não será suficiente. O Estado também terá de pôr dinheiro, já que nem todos os aeródromos têm rentabilidade suficiente para atrair a atenção da iniciativa privada.

No setor, a iniciativa do governo federal de promover concessões no transporte aéreo foi comemorada com moderação. "É uma decisão acertada, mas tardia. Deveria ter sido adotada há três anos", argumenta o presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Luciano Amadio. Apesar da boa notícia, ele e outros empresários do setor não têm a ilusão de que a medida sairá do papel tão rápido como o governo promete. "Antes de qualquer coisa, é preciso ter um marco regulatório que dê segurança aos negócios", destaca Amadio.

Com as regras em mãos, não faltará investidor, afirmam especialistas e representantes do setor. Além das grandes construtoras, empresas de outras áreas já se movimentam para entrar no negócio. Uma delas é a Ecorodovias, companhia que administra as rodovias Imigrantes, Anchieta e Ayrton Senna, em São Paulo. Segundo o presidente da concessionária, Marcelino Rafart de Seras, o grupo está negociando parceria com duas empresas europeias para disputar futuras concessões no setor.

Fonte/Via: Estadão, por Renée Pereira
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Priscilla Campos

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.