Grupo12Horas.Aérea

Taxa de ocupação internacional da TAM atinge 78,8% e registra novo recorde em junho

A TAM Linhas Aéreas, membro da Star Alliance, voltou a registrar em junho novo recorde na taxa de ocupação (load factor) de seus voos internacionais, atingindo 78,8%, com expressivo crescimento de 10,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009 - o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
O load factor internacional apresentou crescimento pelo nono mês consecutivo, influenciado pelo crescimento de 22,1% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 5,8% na oferta de assentos (ASKs). No acumulado do primeiro semestre deste ano, o load factor internacional foi de 76,9%, superando em 6,7 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.
A TAM manteve a liderança tanto no mercado internacional quanto no doméstico. No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 86,5% em junho e de 84,7% no acumulado do primeiro semestre.
No mercado doméstico, a participação da TAM aumentou para 42,9% em junho, contra 40,9% obtido em maio. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o market share doméstico da companhia foi de 42,2%.
A TAM obteve em junho um crescimento de 12% na demanda (em RPKs) do mercado doméstico em relação ao mesmo mês de 2009, combinado a um aumento de 13,3% na oferta de assentos (ASKs). Nessa comparação anual, houve uma redução de 0,7 ponto percentual na taxa de ocupação, que atingiu 63,9%. Na comparação com o mês de maio, houve um significativo crescimento de 11,1% na demanda, em contraste com uma redução de 0,7% na oferta devido ao menor número de dias de junho, o que resultou num aumento de 6,8 pontos percentuais na taxa de ocupação. No acumulado do primeiro semestre, a companhia apresentou crescimento de 12,4% na demanda e de 8,4% na oferta em relação ao mesmo período de 2009, o que resultou num aumento de 2,3 pontos percentuais na taxa de ocupação doméstica, que atingiu 65,3%.
A recuperação de 5% a 10% no yield doméstico (valor médio pago por passageiro em cada quilômetro voado) de junho, em comparação com o mês de maio, confirmou as expectativas da TAM anunciadas previamente. Embora o segundo trimestre do ano seja sazonalmente um período de fraca demanda, com predominância de viagens de negócios, em junho a companhia continuou registrando a forte concentração desse perfil de passageiros, que elevam a qualidade do yield por voarem predominantemente em horários de pico e comprarem as passagens com pouca antecedência. A companhia entende que essa recuperação no yield reforça o movimento de racionalidade observado no mercado e acredita que ele tende a se manter no segundo semestre.
Pantanal- A Pantanal Linhas Aéreas apresentou um crescimento expressivo de 10,3 pontos percentuais na taxa de ocupação de suas aeronaves em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo 61,1%. Esse desempenho foi resultado da expansão de 18,9% na demanda e da leve redução de 1,2% na oferta de assentos. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o load factor da companhia foi de 60,9%, com crescimento de 7,7 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2009, devido ao aumento de 24% na demanda e de 8,3% na oferta.
A companhia obteve participação de 0,14% no mercado doméstico em junho, se mantendo estável em relação ao mesmo mês do ano anterior, e de 0,13% no acumulado dos seis primeiros meses.
A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de junho com 42,9% de market share. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 86,5% em junho. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade possui hoje 6,9 milhões de associados, já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus.


Fonte:Revista Fator

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.