Paulo Olim

Aviação. A cinza islandesa já condiciona voos em Portugal

Cinzas do vulcão islandês vão condicionar aeroportos da Península Ibérica. Centro e Sul são as regiões mais afectadas

Depois de passar quase incólume ao primeiro avanço, o renascimento das cinzas do Eyjafjallajökull veio agora complicar as operações aéreas em Portugal e no Atlântico Norte. Ontem eram já antecipados atrasos para hoje em alguns voos com saída de Portugal, devido à deslocação da nuvem, além de desvios de rota em certos voos, como ontem já ocorreu.


Olhando para a localização da nuvem [ver links], percebe-se a razão dos constrangimentos. Várias ligações da Europa à América do Norte estão a ser obrigadas a contornar as cinzas, o que leva os aviões a ter de passar pela região da Península Ibérica ou então a norte das cinzas - desvio mais longo. Estes desvios aumentam o fluxo de aviões nessas regiões o que origina atrasos, até porque algumas aeronaves estão a procurar a ilha de Santa Maria para reabastecimentos. Ontem, ao final da tarde, a NAV - responsável pelo tráfego aéreo nas zonas sob responsabilidade portuguesa - estabelecia já este cenário como certo até às 12h00 de hoje. "Esta situação implicará alguns condicionamentos ao tráfego aéreo, nomeadamente através de desvios de rota", referia em comunicado a empresa.

"Entre as 18 horas de 7 de Maio e as 12 de 8 de Maio, uma parte do espaço aéreo sob a responsabilidade do centro de Controlo Oceânico de Santa Maria estará contaminada por cinzas vulcânicas", referia ainda a NAV, existindo mesmo "uma zona perigosa para o tráfego aéreo" que implica "alguns condicionamentos" mas que, pelo menos até às 12 horas de hoje, não irá obrigar a cancelamento de ligações aéreas. Quanto ao resto do fim--de-semana, o cenário ainda não era passível de ser antecipado, já que as previsões são feitas a 18 horas, conforme adiantou ao i Vânia Lopes, do Instituto de Meteorologia (IM).

Vulcão caprichoso Segundo o Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres e o Instituto de Meteorologia, as cinzas vão agora deslocar-se para as regiões Centro e Sul. A progressão da nuvem vai continuar a afectar as regiões de Informação de Voo de Santa Maria e Lisboa, sobretudo no litoral centro do continente.
A possibilidade de o espaço aéreo ser encerrado depende da avaliação e decisão dos serviços de tráfego aéreo, que têm a última palavra neste caso. "Tudo depende da concentração de partículas em suspensão na atmosfera", diz Fernando Rei, do VAAC, referindo-se à dispersão de partículas que podem ou não perturbar a circulação dos aviões.

FONTE: ionline

Paulo Olim

About Paulo Olim -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.