Grupo12Horas.Aérea

Greve dos pilotos na Páscoa custa 30 milhões à TAP

Os pilotos da TAP votaram na madrugada de ontem a favor de uma greve de seis dias, no período da Páscoa, que poderá trazer custos de 30 milhões de euros à empresa. Agências de viagens, operadores turísticos, hotéis e as famílias que planeiam viajar por essa altura também saem prejudicados neste diferendo entre os pilotos e a administração de Fernando Pinto, que já se arrasta desde 2009.

Os pilotos não aceitam as contas da companhia quanto aos ganhos potenciais de cinco milhões de euros estimados com a revisão do Acordo de Empresa e dos quais a administração está disposta a abrir mão de metade (2,5 milhões) para compensar a classe. Na prática, esta proposta resultaria num aumento de 5,4% das remunerações dos pilotos, a somar ao aumento salarial de 1,8% já acordado com os restantes trabalhadores.

Pelas contas do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), as alterações na utilização e prestação de trabalho já acordadas com a empresa irão gerar ganhos de produtividade de 21 milhões de euros. Ou seja, os pilotos contrapõem um valor de 10,5 milhões de euros a repartir pela classe, que resultaria num aumento superior a 10% nas remunerações, sem contar os 1,8% já citados. Isto depois de o Governo ter decidido alargar às empresas estatais o congelamento dos salários na função pública e quando os restantes trabalhadores da TAP terão de contentar-se com uma subida dos sa- lários de 1,8%, caso o Governo aceite abrir essa excepção para a transportadora aérea nacional.

De acordo com o comunicado do SPAC, os pilotos, reunidos em assembleia geral convocada pelo sindicato, desde as 14.30 de quarta-feira até às 00.30 de ontem, decidiram "rejeitar a proposta da administração relativa à compensação pelos ganhos de produtivi- dade dos pilotos, por ser objecti-vamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores", numa moção aprovada por 70% dos presentes, tendo comparecido à reunião 65% dos pilotos da companhia aérea portuguesa.

Em relação ao processo negocial, a direcção do sindicato considera que "o impasse resulta do facto de a administração da TAP ter desvalorizado, de um modo inaceitável, as inúmeras concessões que solicitou ao SPAC, susceptíveis de reduzirem os custos operacionais, aumentarem a produtividade dos pilotos". E justifica o apelo à greve feito aos associados com a necessidade de "adoptar vigorosas medidas de sensibilização da administração da TAP para que esta assuma uma postura construtiva e responsável nas negociações".

Assim, até ao início da próxima semana, o SPAC deverá lançar o pré-aviso de uma greve que se inicia dia 26, estendendo-se até ao último dia do mês. Ou seja, começa um dia antes do fim-de-semana anterior à Páscoa e termina na véspera da Quinta-Feira Santa, afectando os voos dos portugueses que querem sair para férias e as chegadas dos turistas estrangeiros ao País.

Numa altura em que o transporte aéreo começa a dar "sinais de recuperação" e sendo a Páscoa o primeiro período do ano "em que há a expectativa de receber fluxos importantes de turismo", esta greve dos pilotos "vai colocar a TAP numa situação muito difícil, sendo também muito negativa para o País", afirmou o porta-voz da companhia. António Monteiro considera também que um historial de greves não é "nada favorável para uma empresa de transporte aéreo", que deve transmitir confiança aos operadores. A companhia garante, no entanto, que tudo fará para minimizar os incómodos que resultarão para os passageiros com esta paralisação, estando os serviços operacionais já a "estudar alternativas", disse ainda ao DN António Monteiro.

FONTE:Diário de Notícias - Lisboa

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.