As companhias aéreas estão ampliando os programas de fidelidade para atingir o público consumidor do transporte aéreo. A TAM abriu espaço para outras empresas participarem do acumulo de pontos e agora o consumidor pode comprar a passagem conquistando pontos em supermercados, postos de gasolina e livrarias.
O Multiplus Fidelidade uniu os programas de pontos de várias empresas desde junho do ano passado além da TAM. E não é apenas em passagens que os pontos podem ser revertidos, mas livros e CDs na Livraria Cultura e serviços e produtos nos Postos Ipiranga, por exemplo.
Para o programa Smiles, que acumula milhas a partir de compras e que podem ser trocadas por passagens da Gol/Varig, a novidade é o prolongamento do prazo do uso das milhagens para a alta temporada deste ano. Os clientes do programa poderão trocar os pontos por bilhetes para viajar até o fim de março.
A OceanAir também tem seu programa de fidelidade, que acumula pontos para troca de passagens, mas o acumulo de milhas é feito exclusivamente por meio de compras de voos da empresa.
Para não ficar atrás, a Azul, que não tem programa de fidelidade, criou o Tudo Azul, sistema que, a cada compra de bilhete, dá ao cliente 5% do valor da tarifa em crédito para próxima compra.
Contudo, o consumidor precisa ficar de olho na hora de optar pela troca de milhas por passagem. Muitas vezes, o preço do bilhete a ser resgato com as milhas pode sair mais caro do que a compra nas promoções disponíveis.
FONTE:Último Segundo