Grupo12Horas.Aérea

Aviação no Brasil é menor que a dos EUA em 1970

O setor aéreo brasileiro cresce a uma taxa anual próxima dos 10% há quase dez anos. Se avançar a uma taxa anual de 7% até 2027, o país terá, em 2030, o mesmo patamar de passageiros embarcados por habitante dos EUA da década de 70, avalia a consultoria Bain & Company.

Isso, é claro, pressupondo um aumento de capacidade aeroportuária na região de São Paulo, maior mercado consumidor do país.

Para os próximos anos, o grande motor do crescimento será o aumento do poder de consumo da nova classe média. A inclusão dos novos consumidores deve mudar o perfil do viajante, tornando-o mais parecido com o americano.

Hoje, 70% das viagens no Brasil são feitas a negócios, e o restante, a lazer. Nos Estados Unidos, a proporção é inversa.

Com praticamente 1 passageiro embarcado a cada 4 habitantes, a aviação brasileira se compara à norte-americana na década de 50.

Com um agravante: nos Estados Unidos dos anos 50, período marcado pela forte expansão da classe média, a infraestrutura era muito mais abrangente, com grandes aeroportos espalhados por todo o país.

Para o sócio da consultoria Bain & Company André Castel-lini, essa defasagem reflete a baixa renda per capita do Brasil e também a concentração da atividade econômica.

"A atividade industrial, que ainda é um grande determinante das viagens a negócios, é muito concentrada no Sul e no Sudeste. Só mais recentemente estamos vendo o crescimento do Nordeste, das fronteiras agrícolas no
Centro-Oeste."

Segundo Castellini, está evidente que a aviação brasileira não se desenvolve mais rapidamente pela limitação da infraestrutura.

Nos EUA das décadas de 50, 60 e 70, o impulso de infraestrutura deu-se em razão da atividade militar num momento em que não havia tanta restrição geográfica ou ambiental.

"A cada dia que passa, com as exigências ambientais, é cada vez mais difícil conseguir espaço para novos aeroportos", diz.

Num cenário mais otimista, se a capacidade da infraestrutura for ampliada, o crescimento do setor poderá ser de dois pontos percentuais a mais (9%), segundo as previsões da Bain.

Isso colocaria o Brasil no início da década de 80 dos Estados Unidos (1,09 embarque por habitante). A projeção considera a previsão do IBGE para a população, de 232 milhões de brasileiros em 2027.

fonte: Folha de S. Paulo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.