Grupo12Horas.Aérea

Após acordo com Taiwan, EUA criticam reação da China

A reação do governo chinês a um acordo de venda de armas dos Estados Unidos para Taiwan foi "lamentável", disse hoje o vice-subsecretário da Força Aérea Bruce Lemkin. A declaração dele foi dada após Pequim advertir sobre as possíveis repercussões internacionais negativas ao acordo.

"Eu acho lamentável a forma como a China reagiu", disse Lemkin, durante uma visita ao Singapore Airshow, uma importante feira do setor industrial que reúne fornecedores aeroespaciais civis e militares interessados em compradores asiáticos.

Questionado sobre se Washington poderia recuar, após a resposta chinesa, incluindo a ameaça de impor sanções a companhias norte-americanas, Lemkin disse que "esta é uma decisão política baseada em um princípio e em nosso compromisso na Lei de Relações com Taiwan".

A lei norte-americana regula as relações do país com a ilha. O funcionário disse esperar que Pequim e Taipé continuem a reduzir as tensões entre os dois lados pelo diálogo.

Lemkin falou horas após a China advertir que a cooperação em temas internacionais e regionais poderia piorar e pedir que empresas dos EUA não se envolvam com o acordo de venda de armas.

"As relações China-EUA, em temas importantes internacionais e regionais, serão inevitavelmente influenciadas, e toda a responsabilidade é dos Estados Unidos", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, ao tratar do acordo.

"Nós pedimos às companhias importantes dos EUA que parem de agir e tomar parte na venda de armas para Taiwan", acrescentou o porta-voz.

Os EUA aprovaram um pacote de venda de armas para Taiwan, incluindo mísseis Patriot, helicópteros Black Hawk e outros componentes militares. O valor total do negócio é de US$ 6,4 bilhões. Para a China, porém, a ilha é parte de seu território e deve, no futuro, ser reunificada ao país.


O governo chinês sempre se opôs firmemente às vendas de armas dos EUA para Taiwan. Pequim reagiu duramente ao anúncio do negócio, cortando contatos militares e de segurança com Washington e ameaçando impor sanções em companhias envolvidas com a transação. As informações são da Dow Jones.



FONTE:Estadão

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.