Grupo12Horas.Aérea

FBI interroga suspeito de tentar derrubar avião

A rede de televisão americana CNN informou neste sábado que o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, suspeito de uma tentativa de ataque terrorista em um voo da Northwest Airlines da Nigéria para os EUA com 278 passageiros, está "falando muito" ao FBI (polícia federal americana). A tentativa de ataque, nesta sexta-feira, deixou duas pessoas levemente feridas.

Abdulmutallab teria confessado manter vínculos informais com a rede terrorista Al Qaeda, mas, de acordo com a CNN, a impressão inicial dos investigadores é de que ele agiu sozinho.

O nigeriano tentou detonar um pequeno explosivo no voo da Nigéria a Detroit, com escala em Amsterdã. Segundo o jornal The Washington Post, que cita autoridades federais, ele teria colado um material na sua perna e então utilizado uma seringa para misturar produtos químicos com um pó, já a bordo do avião.

Na operação, segundo a imprensa americana, ele acabou incendiando o dispositivo. Os passageiros sentiram um cheiro de fumaça e ouviram um barulho semelhante a fogos de artifício.

Com a ajuda de um tripulante, um passageiro rapidamente se jogou em cima do nigeriano, o dominou e isolou, segundo relatou o passageiro Syed Jafry à CNN. Ele estava sentado três fileiras atrás do suspeito. "Houve pânico generalizado", contou.

O avião aterrissou em segurança por volta das 13h (horário local) desta sexta-feira.

Detido, Abdulmutallab está sob cuidados médicos, pois sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus nas coxas.

Terrorismo - A Casa Branca considerou o ato uma tentativa de ataque terrorista e encarregou o FBI da investigação. Segundo a CNN, embora Abdulmutallab não estivesse em nenhuma lista de restrição para voos, seu nome apareceu nos arquivos do serviço secreto americano por "ligações" suspeitas.

De acordo com as redes de TV ABC e NBC, Abdulmutallab estuda engenharia na University College, em Londres. Ele teria dito às autoridades que mantém ligações com a Al Qaeda e que viajou ao Iêmen para receber o equipamento incendiário e instruções de como utilizá-lo.

O presidente Barack Obama, que passa férias com a família no Havaí, ordenou o reforço da segurança aérea após ser informado sobre o incidente.



FONTE:veja.com

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.