A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), vem se preparando há alguns meses para a próxima edição do Aviation Day no Brasil, dia 1º de dezembro, em Brasília.
O evento será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribenha (ALTA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB).
Estão confirmadas as presenças do secretário de Política Regulatória do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil no Brasil, Rogério Teixeira Coimbra, dos presidentes da Latam, Gol, Avianca, Azul e diretores de instituições como Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Além das apresentações sobre os desafios da infraestrutura, custo do mercado nacional e motor econômico do Brasil, o evento contará com debates que terão como temas o ambiente de consumo no Brasil e no mundo, a perspectiva internacional de negócios no país, lições aprendidas nas primeiras rodadas de concessão de Aeroportos, eficiência de voo e modernização, aviação e seu potencial impacto na economia brasileira e ainda os desafios para 2020.
Segundo Peter Cerda, vice-presidente da IATA para as Américas, o transporte aéreo no Brasil tem um enorme potencial. Nos próximos 20 anos espera-se que o crescimento de passageiros aumente mais que o dobro no país. “Mas para que isso aconteça, o Brasil precisa ser inteligente em relação à regulação e garantir que o ambiente operacional das companhias aéreas seja competitivo com outros países da região. Nosso negócio é o da liberdade e onde nossa indústria é permitida a florescer, gera benefícios sociais e econômicos significativos. Estamos prontos para parcerias com as autoridades brasileiras para garantir que esse seja o caso também no Brasil.”
Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil, enfatiza a importância de realizar o Aviation Day em um momento tão importante no país: “O momento não poderia ser melhor para discutirmos em um painel de alto nível o ambiente regulatório no Brasil comparado com as melhores práticas internacionais. Estamos entre os cinco maiores mercados domésticos mundiais e para que o transporte aéreo continue seu papel de alavancador da economia, é necessário que cada vez mais tenhamos uma aviação menos regulada e mais dirigida pelas forças de mercado, onde o consumidor tirará proveito de grandes ofertas e uma maior gama de serviços.”
Ebner cita que um dos casos emblemáticos é o da franquia de bagagem, que além ser um dos poucos países do mundo a adotá-la, criando uma série de inconvenientes em voos internacionais, limita que o consumidor tenha um preço mais justo pelos serviços que adquire junto à empresa aérea.
Aviation Day
Local: Complexo Brasil 21 Via S1, s/n - SHCS Brasília -
Data: 1 de dezembro de 2016
Hora: das 8h às 20h
Notas para Editores:
- A IATA (International Air Transport Association) reúne 265 empresas aéreas representando 83% do tráfego aéreo mundial.
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