Grupo12Aérea

FAB define zonas de exclusão aérea para período do Mundial

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, na semana passada, que o espaço aéreo nas proximidades dos estádios das 12 cidades-sede será restrito e as aeronaves não poderão se aproximar dos locais dos jogos por até 7 horas. Em oito deles o pouso estará proibido durante os jogos, mas a decolagem será autorizada: Pampulha (MG), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Cuiabá e Curitiba. No aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) vai se dar o contrário: só o pouso estará autorizado. 
Na abertura e encerramento da Copa, em São Paulo e no Rio, respectivamente, ocorrerão os maiores períodos de restrição: de três horas antes do jogo e de até quatro horas depois do começo da partida. Em todas as outras fases do Mundial, a restrição será de uma hora antes do jogo até três horas depois do início da partida. 
Os aeroportos que funcionarão normalmente e não terão suas rotinas atingidas, segundo a Aeronáutica, são Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ), Campinas (SP), Confins (MG), Porto Alegre (RS) e o aeroporto Augusto Severo (RN). Eles estão distantes dos estádios e não sofrerão mudanças. Todos os outros aeroportos das cidades-sede próximos dos estádios terão restrições. 
As áreas de exclusão, nas proximidades dos estádios, valerão para todos os jogos, de todas as sedes. Na área proibida, classificada com a cor vermelha e que abrange os estádios, somente aeronaves envolvidas no evento, como as militares, e autorizadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), poderão sobrevoar. Essa área abrange um raio de sete quilômetros.
A área restrita, de cor amarela, é para circulação de aviões de chefes de governo e de Estado, delegações de seleções de futebol, de convidados VIPs. Seu raio é de 13 quilômetros a partir da área vermelha. Na terceira área, de faixa branca, e que está além e fora das outras duas áreas, estarão autorizados voos comerciais regulares, que tenham plano de voo e transponder ligado. Mas estão proibidos voos de instrução, acrobáticos, turísticos, além de planadores, ultraleves e balões.
Os oficiais apresentaram também as aeronaves que serão empregadas na Operação Copa do Mundo 2014. A defesa aeroespacial usará pilotos de artilharia e vários tipos de aeronaves, como o Super Tucano, o Hércules e os helicópteros Black Hawk. Também serão usados os caças F-5M, de alta performance, e os A-29 Super Tucano, de ataque leve. Os aviões-radar E-99 terão a função de fazer o alerta aéreo antecipado.
Caso uma aeronave entre em uma das áreas de exclusão, serão tomadas medidas de policiamento aéreo com a finalidade de averiguar a identidade da aeronave, forçá-la a modificar sua rota e persuadi-la a obedecer às ordens da defesa aérea. Essas medidas começam a valer ainda na área branca, cuja distância do estádio pode ultrapassar os cem quilômetros.
O comandante do Comdabra, major-brigadeiro Carlos Egito do Amaral, explicou que a medida de policiamento prevê também, se necessário, o emprego do tiro de destruição, o chamado tiro de abate. Mas o governo ainda discute como, juridicamente, essa autorização será concedida às aeronaves. Para o Comando da Aeronáutica, é necessário que a presidente Dilma Rousseff assine um decreto estendendo os efeitos da Lei do Abate a essas ações em grandes eventos.
“A atual legislação limita os tiros de detenção. Não podem ser feitos em área densamente habitada. Só em rota de tráfico”, explicou Egito. No ministério, o entendimento é de que não há necessidade de novo decreto. As medidas de restrição vão valer de 12 de junho a 13 de julho. 

As informações são"http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=157691".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.