A Emirates, que há cerca de um ano inaugurou a rota Lisboa-Dubai, reforçou em 2012 a liderança mundial das companhias aéreas que mais tráfego internacional transportam, com 180.880 milhões de RPK (passageiros x quilómetros, unidade mais utilizada na aviação), cerca de 28,5% acima da nova nº 2, a norte-americana United Airlines, que, com a fusão com a Continental, entrou para o Top10 elaborado pela IATA.
De acordo com os dados divulgados pela IATA baseados no seu mais recente “World Air Transport Statistics” (WATS), relativo a 2012, a Emirates foi a única companhia do Top10 mundial em transporte internacional a crescer a dois dígitos em 2012, em 18%, o que lhe valeu distanciar-se de toda a concorrência.
Depois da Emirates, a Singapore Airlines, nº 9 em 2012, foi a que mais cresceu, com um aumento dos RPKs em 7,6%, e seguidamente foram a British Airways, nº 6, com +6,2%, e a KLM, nº 10, com +5,2%.
A que menos cresceu foi a nº 5 Delta Airlines (+0,6%), o que aliás lhe valeu ser ultrapassada pela Air France, nº 4, cujo crescimento foi de 2,3%.
O novo ranking, de onde sai a American Airlines, que era nº 9 em 2011, tem, a seguir à Emirates e à United Airlines (140711 milhões de RPK), a Luftansa (136.886 milhões), a Air France (125.996 milhões), a Delta (125.141 milhões), a British Airways (121.272 milhões), a Ryanair (96.991 milhões), mas que em número de passageiros é a nº 1, a Cathay Pacific (93.842 milhões), a Singapore Airlines (92.994 milhões) e a KLM (86.281 milhões).
Considerando também o tráfego doméstico, cujo ranking é dominado por norte-americanas e chinesas (a excepção é a australiana Qantas, na 10ª posição), a United Airlines é a maior companhia aérea do mundo, com 288.282 milhões de RPK, seguida pelas também norte-americanas Delta Airlines (271.567 milhões) e American Airlines (203.336 milhões).
A seguir vêm a Emirates (180.880 milhões) e a Lufthansa (142.512 milhões), que é, portanto, a primeira companhia aérea europeia, à frente da Air France, 7º no ranking mundial (135.821 milhões de RPK), e da British Airways (124.318 milhões), que é 9ª.
Antes de Air France e British Airways está a norte-americana Southwest Airlines (137.708 milhões de RPK) e do Top10 fazem ainda parte a China Southern (135.021 milhões), na 8ª posição, e a Qantas Airways (108.051 milhões), que entrou em 2012 para o Top10 pela fusão da United, que era 3ª, com a Continental, que era 8ª.
Comparando os dados da edição deste ano do WATS, relativos a 2012, com os da edição anterior, apenas duas companhias do Top10 tiveram crescimentos a dois dígitos do tráfego total, a Emirates, em 18% e a China Southern, em 10,7%.
Seguidamente a que mais cresceu foi a British Airways, em 6,4%.
Os dados do WATS 2013 divulgados pela IATA mostram que o Top10 mundial realizou no ano passado 1.727.496 milhões de RPK, em alta de 10,3% relativamente ao Top10 da edição anterior, influenciada pela entrada da Qantas possibilitada pela fusão da United com a Continental.
As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência.