A Etihad Airway registrou uma receita com passageiros de US$900 milhões contra US$758 milhões no ano passado, um aumento de 19% e receita com carga de US$193 milhões (2012: US$165 milhões), um aumento de 17%. O número de passageiros transportados no 1º trimestre de 2013 aumentou em 18%, de 2,3 milhões para um recorde de 2,8 milhões. Já o fator de ocupação média foi 80,5%, quatro pontos percentuais a mais do que no ano anterior (2012: 76,5%), apesar de um aumento de 12% na capacidade.A ocupação está acima da média global atual da IATA de 77,1%. A Etihad Cargo também registrou seu mais forte primeiro trimestre, com um aumento de tonelagem de 20%, de 85.152 para 101.776 toneladas.
“Os resultados do nosso 1º trimestre de 2013 superaram novamente as tendências globais, registramos o trimestre mais forte da nossa história para a receita de passageiros”, destaca James Hogan, CEO da Etihad Airways. "Esse desempenho demonstra que a estratégia de crescimento orgânico, as amplas parcerias e os investimentos estratégicos da Etihad Airways estão proporcionando resultados para nós e nossos parceiros".
A receita com parcerias de capital e codeshare aumentou 34%, saltando de US$136 milhões para US$182 milhões nos primeiros três meses do ano, o que representa 20% do lucro total no trimestre. "Além de aumentar a receita de faturamento, nossas parcerias de capital vão melhorar os resultados finais, por meio da redução de custos obtida através de sinergias operacionais", disse Hogan.
A aliança de capital da Etihad Airways inclui a Airberlin, Air Seychelles, Virgin Australia, e Aer Lingus. Cada companhia aérea anunciou resultados lucrativos durante o primeiro trimestre de 2013, o que demonstra o sucesso deste novo modelo de aliança para todas as companhias aéreas participantes.
Os assentos por quilômetro disponível aumentaram 12% no 1º trimestre de 2013 para 15,9 bilhões (2012: 14,3 bilhões), a frota (incluindo passageiros e carga) cresceu para 73 aeronaves (2012: 66 aeronaves). A receita de passageiros por quilômetros (RPK, em inglês) aumentou 17%, para 12,9 bilhões (2012: 10,9 bilhões), superando acentuadamente o crescimento da capacidade.
Contrariando as tendências do setor, a Etihad Cargo obteve novas altas no primeiro trimestre. Os volumes foram 20% maiores (em capacidade de crescimento de 19%). Este aumento foi impulsionado por um forte desempenho no Nordeste da Ásia, combinado com um bom crescimento do subcontinente indiano a partir de meados de fevereiro. A nova operação de carga duas vezes por semana, de Houston para Abu Dhabi, ajudou a melhorar os resultados.
A Etihad Cargo recebeu um novo Boeing 777 cargueiro, que foi implantado em rotas europeias e africanas durante o trimestre. Um segundo Boeing 747 cargueiro entrou na frota no final de março, resultando em frota total de carga de oito aeronaves. Os sólidos resultados de charter de carga também sustentaram a capacidade e flexibilidade da operação de carga. A empresa comemora o seu 10º aniversário de operações.
As informações são"M&E por Anderson Masetto".Sempre é citado o link de referência.