A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou nesta quinta-feira (18) que serão reservadas 1.153 vagas de estacionamento para aeronaves, numa rede envolvendo 33 aeroportos e 8 bases aéreas do país, para receber voos com torcedores e delegações que vão disputar a Copa das Confederações, que acontece em junho.
A medida faz parte de um plano para o setor aéreo divulgado nesta quinta-feira (17), em Brasília. De acordo com o ministro-chefe da SAC,Moreira Franco, as vagas de estacionamento são muito superiores à expectativa de aeronaves para os jogos, tanto comerciais como de aviação geral (jatinhos e aviões particulares).
O plano também prevê reforço de 1.723 servidores públicos para atuar nesses aeroportos durante a competição, que acontece entre 15 e 30 de junho. Esse efetivo representa um aumento de 77% no número de funcionários, que atuam desde a recepção dos passageiros até em atividades policiais e de saúde.
“O objetivo é não só garantir qualidade imediata na recepção desses passageiros, mas também vai servir como um treinamento para a Copa de 2014, para que não haja surpresas”, disse Moreira Franco.
Seis cidades vão receber jogos da Copa das Confederações: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife. Além dos aeroportos dessas capitais e de cidades próximas (como Goiânia e Anápolis, no caso de Brasília), a operação também vai envolver o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, maior aeroporto do país e o que mais recebe voos internacionais.
Atrasos e filas
Além do reforço de funcionários para agilizar procedimentos, o plano também prevê outras medidas para evitar filas e atrasos nos vôos, entre elas a definição de procedimentos de recepção e desembaraço de diferentes tipos de passageiros.
O objetivo dessa medida é evitar, por exemplo, que a chegada de um chefe de estado ou de uma das seleções de futebol que vão disputar a competição prejudique o atendimento dos passageiros comuns – internacionais e domésticos.
Restrição a vôos
O plano também contempla novas regras de funcionamento do espaço aéreo nas capitais que vão receber os jogos da Copa das Confederações. No período entre uma hora antes da partida e quatro horas depois, haverá restrições para vôos de aeronaves nesses locais.
O plano cria três áreas ao redor dos estádios, cada uma com um nível de restrição diferente. Na branca, mais distante dos estádios e menos restritiva, serão permitidas operações de vôos previamente coordenadas, além de aeronaves de segurança pública e ambulâncias, por exemplo, desde que previamente notificadas. A aviação geral, porém, não será permitida.
Já na faixa vermelha, mais próxima dos estádios, o rigor será maior. Naquele horário definido, só vão poder sobrevoar a área aeronaves de defesa e emergência, além daquelas envolvidas com o evento – como helicópteros que farão imagem dos jogos.
Atrasos e filas
Além do reforço de funcionários para agilizar procedimentos, o plano também prevê outras medidas para evitar filas e atrasos nos vôos, entre elas a definição de procedimentos de recepção e desembaraço de diferentes tipos de passageiros.
O objetivo dessa medida é evitar, por exemplo, que a chegada de um chefe de estado ou de uma das seleções de futebol que vão disputar a competição prejudique o atendimento dos passageiros comuns – internacionais e domésticos.
Restrição a vôos
O plano também contempla novas regras de funcionamento do espaço aéreo nas capitais que vão receber os jogos da Copa das Confederações. No período entre uma hora antes da partida e quatro horas depois, haverá restrições para vôos de aeronaves nesses locais.
O plano cria três áreas ao redor dos estádios, cada uma com um nível de restrição diferente. Na branca, mais distante dos estádios e menos restritiva, serão permitidas operações de vôos previamente coordenadas, além de aeronaves de segurança pública e ambulâncias, por exemplo, desde que previamente notificadas. A aviação geral, porém, não será permitida.
Já na faixa vermelha, mais próxima dos estádios, o rigor será maior. Naquele horário definido, só vão poder sobrevoar a área aeronaves de defesa e emergência, além daquelas envolvidas com o evento – como helicópteros que farão imagem dos jogos.
As informações são"Fábio Amato Do G1".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira