A Nasa apresentou o exoesqueleto X1 Robotic Exoeskeletion. Ele será capaz de atribuir movimentos aos astronautas e às pernas de pessoas com dificuldades de locomoção.
O exoesqueleto tem dupla função. Ele pode dificultar os movimentos ou facilitá-los. Por exemplo, o exoesqueleto pode ajudar os astronautas a se exercitarem.
Para se movimentar com o X1, os astronautas precisam fazer uma força similar à usada no solo.
O X1 também deve dar mais mobilidade aos astronautas na superfície de outros planetas. O instrumento pode dar uma autonomia extra e ajudar os astronautas a fazer explorações mais extensas em locais de difícil acesso.
O exoesqueleto tem 10 juntas. Quatro delas são motorizadas nos quadris e joelhos. Outras seis juntas são para flexão completa das pernas e pés. A estrutura pesa 25 kg, mas a Nasa pretende diminuir esse peso.
Porém, a agência espacial americana garante que as aplicações não ficarão limitadas aos astronautas. O aparelho ainda está em testes, mas a Nasa pretende disponibilizar o exoesqueleto para a população em alguns anos.
As informações são"exame.abril via INFO Vanessa Daraya".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira