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Grupo Lufthansa sobe ocupação em Setembro com aumento de capacidade próximo de zero

O Grupo Lufthansa, maior da Europa em capacidade e tráfego, teve em Setembro os seus aviões mais cheios, com a taxa de ocupação a subir 1,2 pontos, apesar de um ‘magro’ aumento do tráfego em 1,7%, porque, como já tinha anunciado, nas actuais condições de mercado a contenção é a sua estratégia a nível da capacidade.

Os dados publicados hoje pela Lufthansa indicam que em Setembro manteve uma capacidade próxima da que teve no mercado no mês homólogo de 2011, tendo feito um aumento de apenas 0,2% em ASK (lugares x quilómetros).
Esta contenção da capacidade foi o que lhe permitiu subir a taxa média de ocupação dos voos para 81,6%, ainda que o crescimento do tráfego tenha ficado em 1,6% em RPK (passageiros x quilómetros percorridos) e em 1,6% em número de passageiros, para 9,561 milhões, quando de Janeiro a Agosto o crescimento médio do tráfego foi de 3,5% e o aumento em número de passageiros foi de 3,6%.
Por companhias que integram o grupo, a informação mostra que a Swiss foi o “motor” do crescimento, com crescimento do tráfego em RPK de 8,8%, aumento do número de passageiros em 4,3%, para 1,522 milhões, e subida da taxa de ocupação dos voos em 2,4 pontos, para 86,1%.
A Lufthansa Passenger Airlines, incluindo a Lufthansa Regional e a low cost Germanwings, que é a maior unidade de negócios do Grupo, teve crescimento do tráfego em 0,5%, aumentou o número de passageiros em 1,8%, para 6,916 milhões, e melhorou a taxa de ocupação em 0,4 pontos, para 80,5%.
A Austrian Airlines, que te estado em reestruturação, também teve subida da taxa de ocupação, em 5,3 pontos, para 82,9%, mas neste caso pela redução da capacidade em 8,2%, pois o tráfego em RPK caiu 1,9%, com um decréscimo do número de passageiros em 2,8%, para 1,123 milhões.
Relativamente aos sectores de rede, os indicadores de tráfego do Grupo Lufthansa mostram que o crescimento mais forte continua a ser em Setembro nas rotas intra-europeias, mas que foram as linhas de África e Médio Oriente as únicas que escaparam à tendência de abrandamento do crescimento da procura.
Estas linhas tiveram em Setembro um aumento do tráfego em RPK em 3%, quando de Janeiro a Agosto o crescimento médio foi 0,9%, e melhoraram a taxa de ocupação em 1,9 pontos, para 75,9%.
No pólo oposto estiveram as ligações com a Ásia e Pacífico, que registaram uma queda do tráfego em 2,4%, quando de Janeiro a Agosto apresentaram um crescimento em 3,3%.
Apesar dessa queda da procura, a ocupação dos voos estabilizou nos 83,5% verificados em Setembro de 2011, porque o Grupo reduziu a capacidade também em 2,4%.
As rotas intra-europeias foram as que tiveram o crescimento do tráfego em RPK mais forte em Setembro, com +4,4%, ainda assim abaixo dos +4,9% nos oito meses de Janeiro a Agosto.
Este abrandamento, porém, ocorreu face a uma maior contenção a nível da capacidade, que passou de um aumento de 3,7% de Janeiro a Agosto para +1,9% em Setembro, pelo que estas rotas tiveram neste mês uma subida mais forte da taxa de ocupação, em 1,9 pontos, para 77,5%.
As rotas para o continente americano foram, depois das ligações com a Ásia e Pacífico, as que tiveram o desempenho mais fraco em Setembro, com um aumento do tráfego de apenas 0,4%, mas ainda assim, porque face a uma contracção da capacidade em 0,6%, com uma subida da ocupação média dos voos em 0,9 pontos, para 87%.
Em número de passageiros embarcados, os dados do Grupo Lufthansa indicam que teve crescimentos nas linhas da Europa, em 1,8%, para 7,66 milhões, e do Médio Oriente e África, em 5,8%, para 414 mil, enquanto nas rotas das Américas e da Ásia e Pacífico teve quedas, respectivamente em 0,8%, para 813 mil, e em 3,7%, para 524 mil.
Nos nove meses de Janeiro a Setembro, porém, o Grupo tem aumentos do número de passageiros em todos os sectores de rede, com incrementos de 3,8% nas linhas europeias, para 62,543 milhões, de 1,8% nas linhas transatlânticas, para 6,958 milhões, de 1,6% nas ligações com a Ásia e Pacífico, para 4,76 milhões, e de 3,9% nas rotas do Médio Oriente e África, para 3,636 milhões.
Nestes nove meses a taxa de ocupação média dos voos do Grupo está em 79,3%, mais 1,2 pontos que no período homólogo de 2011, também com subidas em todos os sectores de rede.


As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz

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