A Embraer entregou 40 aeronaves no terceiro trimestre, queda de 13 por cento sobre um ano antes e apontando um cenário desafiador para que a empresa atinja suas metas para 2012, sobretudo diante do fraco desempenho na aviação executiva.
No acumulado do ano até setembro, o total de entregas pela fabricante chegou a 83 aeronaves comerciais, restando 22 unidades nesse segmento para os três últimos meses do ano para que seja alcançado o piso da projeção da Embraer, de 105 aeronaves civis.
Na aviação executiva, porém, foram 46 aviões entregues a clientes de janeiro a setembro, o equivalente a praticamente metade do piso da meta de 90 unidades para o ano cheio.
No fim de setembro, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, disse à Reuters que ainda previa alguns cancelamentos de pedidos de jatos executivos e que o setor precisaria de alguns anos para voltar ao nível de encomendas de 2007 e 2008, antes da crise financeira global.
As entregas no terceiro trimestre apenas se dividiram entre 27 jatos comerciais e 13 executivos. Os analistas do Bank of America Merrill Lynch esperavam um número bem maior nesse período, de 62 aeronaves.
Em relatório no início de outubro, o BofA Merrill Lynch disse acreditar que a Embraer cumpriria sua meta de entregas de aviões em 2012, considerando que nos últimos quatro anos a empresa teve um segundo semestre bastante mais forte que o primeiro.
CARTEIRA DE PEDIDOS
A carteira de pedidos (backlog) da Embraer --indicativo da receita futura-- estava em 12,4 bilhões de dólares no fim de setembro, queda de 500 milhões de dólares sobre junho e inferior aos 16 bilhões de dólares no encerramento do terceiro trimestre de 2011.
Dados compilados pela Reuters já apontavam para uma deterioração menor do backlog da fabricante no terceiro trimestre frente aos três meses anteriores, com base em informações das exportações brasileiras de aviões e de pedidos firmados pela Embraer entre julho e setembro.
O backlog continua no menor nível desde a metade de 2006, quando estava em pouco mais de 10 bilhões de dólares.
A Embraer tinha 178 aviões comerciais a serem entregues a clientes no fim de setembro, ou cerca de 1,5 ano de produção considerando o ritmo atual de fabricação de aeronaves nesse segmento pela empresa.
Os principais clientes na carteira, no momento, são a norte-americana JetBlue, a britânica FlyBe e a brasileira Azul. Juntas, as três companhias aéreas respondem por quase 47 por cento do backlog.
(Reportagem adicional de Brad Haynes)
As informações são"Reuters Brasil por Brad Haynes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza