A Abrimar Travel, agência de viagens que tem algumas dezenas de clientes em Portugal e em Cabo Verde a aguardar alternativa para os charters que tinham comprado para a Cidade da Praia, divulgou no seu website um comunicado em que afirma que “não tem a White Airways qualquer responsabilidade” no cancelamento do voo que estava marcado para sexta-feira, dia 10.
Vários órgãos de informação que noticiaram o cancelamento atribuíram-no à companhia aérea do grupo OMNI, o que a Abrimar, que também usa a marca Leve Travel, corrige com este comunicado que indica ter divulgado porque “muitas são as leituras que se tem feito sobre a situação, chegando mesmo a interpretações que em nosso entender são susceptíveis de pôr em causa a boa imagem pública de entidades nossas parceiras designadamente a da companhia White Airways”.
A agência de viagens invoca nesse comunicado uma “interferência (...) de origem que desconhecemos” que alegadamente fez com que no voo de dia 10 tivesse um “número reduzido de passageiros” e quanto à solução para os que aguardam voo relata que “um funcionário” de uma companhia aérea que não identifica não emitiu os títulos de transporte, como se tinha comprometido.
Diz o comunicado que perante esse “reduzido número de passageiros” para o charter de dia 10, a agência contratou lugares em voos alternativo, “para que nesse mesmo dia viajassem cerca de 30 passageiros e os restantes no dia seguinte”.
O comunicado também diz que um dos seus bancos “ajudou até e em muito para além do horário normal do seu funcionamento” para que se efectivasse “o necessário pagamento à companhia para emissão dos títulos de viagens”, mas que esta não cumpriu.
“Não só os títulos de viagem não foram emitidos como se revelou impossível qualquer contacto com o referido funcionário durante todo o ¬fim-de-semana e não nos restou alternativa que colocar os passageiros num Hotel e que com graves perturbações e restrições que se sucederam junto dos nossos serviços, em consequência do referido cancelamento, ¬ficamos limitados em prestar aos nossos estimados passageiros o necessário e adequado acompanhamento”, acrescenta o comunicado.
Fontes do mercado disseram ao PressTUR que esta operação da Abrimar se destinava principalmente a emigrantes cabo-verdianos e as primeiras informações da agência iam no sentido de que iria reembolsar os passageiros que ficaram sem os voos.
Essa foi, aliás, a garantia que deu à APAVT, conforme avançou ao PressTUR o porta-voz da Associação.
Algumas fontes dizem ao PressTUR que, porém, ainda hoje há algumas dezenas de passageiros que não têm a sua situação clarificada, ou seja, nem tiveram voos nem foram reembolsados.
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes QueirozÚ