Unknown

Preço do combustível de avião cai para o valor mais baixo deste ano

O combustível de avião caiu para  o mínimo deste ano na semana terminada a 25 de Maio, de acordo com o Índice publicado pela IATA, que mostra que ainda assim o jet fuel estava 14,7% acima do valor mais baixo de 2011 e 62,1% acima do valor mais baixo de 2010.
De acordo com o Índice IATA do Jet Fuel, elaborado em parceria com os Platts, na semana terminada a 18 de Maio pela primeira vez o preço do combustível ficou abaixo dos mil dólares por tonelada e na semana seguinte voltou a baixar, para os 966,5 dólares.
A descida do preço do combustível de avião acompanha a evolução dos preços do petróleo nos mercados de futuros, que tem estado em acentuada baixa.
De acordo com a imprensa internacional, na sexta-feira, pela primeira vez em oito meses, o barril de Brent, referência para a Europa, ficou abaixo dos cem dólares por barril, tendo chegado a ser transaccionado a 98 dólares.
Idêntica evolução teve o crude dos EUA, que na sexta-feira ficou em 83,23 dólares por barril, menos 3,8% ou menos 3,30 dólares que na véspera e a mais baixa cotação de fecho de sessão no New York Mercantile Exchange desde 7 de Outubro.
De acordo com as agências internacionais, a queda dos preços repercute as preocupações com um enfraquecimento da economia mundial, designadamente pelo arrastamento da crise das dívidas soberanas na Europa, a qual tem levado ao enfraquecimento do euro, o que, por sua vez, limita a capacidade das companhias aéreas europeias de beneficiarem com a queda do preço do combustível.
O dólar é a moeda de referência para as transacções em petróleo e em jet fuel, pelo que a valorização da divisa norte-americana em relação ao euro, pelo menos “come” parte da descida do preço em dólares.



O próprio Índice publicado pela IATA mostra essa diferença, mostrando (sem indicar valores) que a queda do preço é bastante mais acentuada em dólares do que em euros, além de que, ao contrário de que é na Europa que, mesmo em dólares, o preço do jet fuel está a baixar menos.
Segundo o Ínidce, na semana terminada a 25 de Maio, a tonelada de jet fuel na Europa estava a 986,4 dólares, que era o valor mais alto de todas as regiões especificadas no Índice e até representava um encarecimento pela margem mínima (+0,1%) em relação à semana terminada a 18 de Maio, enquanto em todas as outras regiões os preços baixaram.
Por outro lado, é na Europa que se dá a descida mais fraca do preço quando se compara com os valores de há um mês (-7,5%, face a -9,2% em média para todas as regiões) e de há um ano (-4,7%, face a -5,7% em média para todas as regiões).
Por outro lado, o Índice evidencia também que a recente baixa, o preço médio este ano do jet fuel se mantém ao nível mais elevado de sempre, 19,3% acima do período homólogo de 2011, 44,2% acima de 2010 e mais do dobro (108,3%) de 2009.
Aliás, a persistência dos preços altos este ano, com o petróleo sistematicamente acima dos cem dólares por barril, tem sido apontada pelas companhias aéreas como a principal preocupação que enfrentam.



As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.

Unknown

About Unknown -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.