O combustível de avião caiu para o mínimo deste ano na semana terminada a 25 de Maio, de acordo com o Índice publicado pela IATA, que mostra que ainda assim o jet fuel estava 14,7% acima do valor mais baixo de 2011 e 62,1% acima do valor mais baixo de 2010.
De acordo com o Índice IATA do Jet Fuel, elaborado em parceria com os Platts, na semana terminada a 18 de Maio pela primeira vez o preço do combustível ficou abaixo dos mil dólares por tonelada e na semana seguinte voltou a baixar, para os 966,5 dólares.
A descida do preço do combustível de avião acompanha a evolução dos preços do petróleo nos mercados de futuros, que tem estado em acentuada baixa.
De acordo com a imprensa internacional, na sexta-feira, pela primeira vez em oito meses, o barril de Brent, referência para a Europa, ficou abaixo dos cem dólares por barril, tendo chegado a ser transaccionado a 98 dólares.
Idêntica evolução teve o crude dos EUA, que na sexta-feira ficou em 83,23 dólares por barril, menos 3,8% ou menos 3,30 dólares que na véspera e a mais baixa cotação de fecho de sessão no New York Mercantile Exchange desde 7 de Outubro.
De acordo com as agências internacionais, a queda dos preços repercute as preocupações com um enfraquecimento da economia mundial, designadamente pelo arrastamento da crise das dívidas soberanas na Europa, a qual tem levado ao enfraquecimento do euro, o que, por sua vez, limita a capacidade das companhias aéreas europeias de beneficiarem com a queda do preço do combustível.
O dólar é a moeda de referência para as transacções em petróleo e em jet fuel, pelo que a valorização da divisa norte-americana em relação ao euro, pelo menos “come” parte da descida do preço em dólares.
O próprio Índice publicado pela IATA mostra essa diferença, mostrando (sem indicar valores) que a queda do preço é bastante mais acentuada em dólares do que em euros, além de que, ao contrário de que é na Europa que, mesmo em dólares, o preço do jet fuel está a baixar menos.
Segundo o Ínidce, na semana terminada a 25 de Maio, a tonelada de jet fuel na Europa estava a 986,4 dólares, que era o valor mais alto de todas as regiões especificadas no Índice e até representava um encarecimento pela margem mínima (+0,1%) em relação à semana terminada a 18 de Maio, enquanto em todas as outras regiões os preços baixaram.
Por outro lado, é na Europa que se dá a descida mais fraca do preço quando se compara com os valores de há um mês (-7,5%, face a -9,2% em média para todas as regiões) e de há um ano (-4,7%, face a -5,7% em média para todas as regiões).
Por outro lado, o Índice evidencia também que a recente baixa, o preço médio este ano do jet fuel se mantém ao nível mais elevado de sempre, 19,3% acima do período homólogo de 2011, 44,2% acima de 2010 e mais do dobro (108,3%) de 2009.
Aliás, a persistência dos preços altos este ano, com o petróleo sistematicamente acima dos cem dólares por barril, tem sido apontada pelas companhias aéreas como a principal preocupação que enfrentam.
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.
De acordo com o Índice IATA do Jet Fuel, elaborado em parceria com os Platts, na semana terminada a 18 de Maio pela primeira vez o preço do combustível ficou abaixo dos mil dólares por tonelada e na semana seguinte voltou a baixar, para os 966,5 dólares.
A descida do preço do combustível de avião acompanha a evolução dos preços do petróleo nos mercados de futuros, que tem estado em acentuada baixa.
De acordo com a imprensa internacional, na sexta-feira, pela primeira vez em oito meses, o barril de Brent, referência para a Europa, ficou abaixo dos cem dólares por barril, tendo chegado a ser transaccionado a 98 dólares.
Idêntica evolução teve o crude dos EUA, que na sexta-feira ficou em 83,23 dólares por barril, menos 3,8% ou menos 3,30 dólares que na véspera e a mais baixa cotação de fecho de sessão no New York Mercantile Exchange desde 7 de Outubro.
De acordo com as agências internacionais, a queda dos preços repercute as preocupações com um enfraquecimento da economia mundial, designadamente pelo arrastamento da crise das dívidas soberanas na Europa, a qual tem levado ao enfraquecimento do euro, o que, por sua vez, limita a capacidade das companhias aéreas europeias de beneficiarem com a queda do preço do combustível.
O dólar é a moeda de referência para as transacções em petróleo e em jet fuel, pelo que a valorização da divisa norte-americana em relação ao euro, pelo menos “come” parte da descida do preço em dólares.
O próprio Índice publicado pela IATA mostra essa diferença, mostrando (sem indicar valores) que a queda do preço é bastante mais acentuada em dólares do que em euros, além de que, ao contrário de que é na Europa que, mesmo em dólares, o preço do jet fuel está a baixar menos.
Segundo o Ínidce, na semana terminada a 25 de Maio, a tonelada de jet fuel na Europa estava a 986,4 dólares, que era o valor mais alto de todas as regiões especificadas no Índice e até representava um encarecimento pela margem mínima (+0,1%) em relação à semana terminada a 18 de Maio, enquanto em todas as outras regiões os preços baixaram.
Por outro lado, é na Europa que se dá a descida mais fraca do preço quando se compara com os valores de há um mês (-7,5%, face a -9,2% em média para todas as regiões) e de há um ano (-4,7%, face a -5,7% em média para todas as regiões).
Por outro lado, o Índice evidencia também que a recente baixa, o preço médio este ano do jet fuel se mantém ao nível mais elevado de sempre, 19,3% acima do período homólogo de 2011, 44,2% acima de 2010 e mais do dobro (108,3%) de 2009.
Aliás, a persistência dos preços altos este ano, com o petróleo sistematicamente acima dos cem dólares por barril, tem sido apontada pelas companhias aéreas como a principal preocupação que enfrentam.
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.