Grupo12Horas.Aérea

A destruição das Torres Gémeas vista do espaço

Há uma nuvem de fumo perturbadora, e a certeza de que algo de muito grave aconteceu em Manhattan. O astronauta norte-americano Frank Culbertson estava na Estação Espacial Internacional mas só agora divulgou as imagens do atentado de 11 de Setembro vistas do espaço.


A nuvem de fumo que saía das Torres Gémeas foi tão intensa que pôde ser vista a mais de 300 quilómetros da Terra. As notícias sobre os atentados chegaram depressa à Estação Espacial Internacional, mas Culbertson nem precisou de as ouvir para perceber que tinha acontecido uma catástrofe.

O astronauta estava com dois cosmonautas russos – Vladimir Dezhurov e Mikhail Tvurin – a orbitar em volta da Terra quando passaram sobre Nova Iorque e viram a nuvem de fumo. Começou a filmar e registou o momento da derrocada da segunda torre.

“Não sabia exactamente o que se estava a passar, mas soube que era muito mau porque a nuvem era grande e percebia-se que havia destroços a cobrir Manhattan. Foi realmente doloroso, foi como ver uma grande ferida no meu país”, contou ao Huffington Post. Estava a ler um romance de Tom Clancy, e de repente pareceu-lhe estar a viver esse romance.

Culbertson também se lembra de sentir que era muito irónico estar a bordo de uma nave espacial com a missão de melhorar a vida na Terra a assistir à destruição dessa vida com “um acto tão terrível”. Nessa altura, a mensagem que enviou nada teve a ver com a sua missão: “Estou a ver Nova Iorque e o fumo dos incêndios. As nossas orações e pensamentos vão para as pessoas que estão aí”. E adiantou: “Espero que as pessoas responsáveis por isto sejam levadas à justiça.”

Estar longe da Terra naquele dia poderá parecer um alívio, mas para o astronauta norte-americano foi uma imensa solidão. “É difícil descrever como é ser o único americano fora do planeta num dia como este. Sinto que deveria estar aí com todos vós, a lidar com isto, a ajudar de alguma forma. É devastador.”

O vídeo e as fotos captados por Culbertson foram agora divulgados pela NASA. Culbertson já está reformado.




 As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.