Não há nudez no novo sistema de segurança instalado para uma fase experimental no aeroporto londrino de Heathrow.
Trata-se de um scanner que emite ondas electromagnéticas em vez de raios X e que revela o que o passageiros tem escondido no corpo sem mostrar este — no ecrã aparece desenhado um boneco assexuado.
Esta nova forma de evitar a entrada de objectos ou produtos perigosos dentro dos terminais de aeroporto e, sobretudo, dentro de aviões, pode ajudar a eliminar as queixas dos utentes — e as reservas das próprias autoridades para a aviação civil — quanto à sua privacidade.
Os scanners de Raio X foram adoptados nos aeroportos britânicos depois de um estudante nigeriano, Umar Abdulmatallab, ter entrado num avião com destino a Denver (EUA) com explosivos nas cuecas. Era o dia de Natal de 2009 e o avião não explodiu mas podia ter explodido, com todos a bordo.
“Este é um sistema seguro e mais amigável dos passageiros”, disse ao jornal The Guardiano director de segurança da BAA, empresa que é proprietária de Heathrow, Ian Hutcheson. A ideia da BAA é instalar o sistema em todos os seus aeroportos.
Porém, um porta-voz disse em off ao Guardian que ainda há falhas. O aparelho não lê através de roupas molhadas, por exemplo.
Por enquanto, prosseguem os testes. Os passageiros que accionam o detector de metais são levados para uma zona mais reservada onde está instalado o novo scanner. Uma vez lá, fica de frente para o ecrã onde é feita a leitura do que tem no corpo. No boneco assexuado, e caso transporte um objecto suspeito, surge um rectângulo amarelo na zona onde está o objecto. No sistema de Raio X, o passageiro não vê o que se passa no ecrã.
Segundo o jornal Mail Online, há mais medidas de segurança em teste em Heathrow. Um portal de entrada em que o ar é soprado para cima dos passageiros, fazendo soltar partículas que são absorvidas por um mecanismo que as analisa em segundos. E uma máquina de Raio X tridimensional para as bagagens. Os passageiros cujas bagagens passam por este controlo estão a ser escolhidos ao acaso.
Segundo o Mail Online, estes últimos testes estão a ser feitos no Terminal 1, o mais movimentado do aeroporto (23 milhões de passageiros por ano). Além disto, os funcionários estão a ser treinados para identificarem comportamentos suspeitos nos passageiros.
Segundo Ian Hutcheson, todas estas medidas poderão fazer parte de um novo procedimento de segurança internacional. Não adiantou qual, mas o Guardian escrevia que os EUA estão a estudar a criação de uma escala de risco, que dividirá os passageiros e decidirá por que procedimento de segurança devem passar.
As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
Trata-se de um scanner que emite ondas electromagnéticas em vez de raios X e que revela o que o passageiros tem escondido no corpo sem mostrar este — no ecrã aparece desenhado um boneco assexuado.
Esta nova forma de evitar a entrada de objectos ou produtos perigosos dentro dos terminais de aeroporto e, sobretudo, dentro de aviões, pode ajudar a eliminar as queixas dos utentes — e as reservas das próprias autoridades para a aviação civil — quanto à sua privacidade.
Os scanners de Raio X foram adoptados nos aeroportos britânicos depois de um estudante nigeriano, Umar Abdulmatallab, ter entrado num avião com destino a Denver (EUA) com explosivos nas cuecas. Era o dia de Natal de 2009 e o avião não explodiu mas podia ter explodido, com todos a bordo.
“Este é um sistema seguro e mais amigável dos passageiros”, disse ao jornal The Guardiano director de segurança da BAA, empresa que é proprietária de Heathrow, Ian Hutcheson. A ideia da BAA é instalar o sistema em todos os seus aeroportos.
Porém, um porta-voz disse em off ao Guardian que ainda há falhas. O aparelho não lê através de roupas molhadas, por exemplo.
Por enquanto, prosseguem os testes. Os passageiros que accionam o detector de metais são levados para uma zona mais reservada onde está instalado o novo scanner. Uma vez lá, fica de frente para o ecrã onde é feita a leitura do que tem no corpo. No boneco assexuado, e caso transporte um objecto suspeito, surge um rectângulo amarelo na zona onde está o objecto. No sistema de Raio X, o passageiro não vê o que se passa no ecrã.
Segundo o jornal Mail Online, há mais medidas de segurança em teste em Heathrow. Um portal de entrada em que o ar é soprado para cima dos passageiros, fazendo soltar partículas que são absorvidas por um mecanismo que as analisa em segundos. E uma máquina de Raio X tridimensional para as bagagens. Os passageiros cujas bagagens passam por este controlo estão a ser escolhidos ao acaso.
Segundo o Mail Online, estes últimos testes estão a ser feitos no Terminal 1, o mais movimentado do aeroporto (23 milhões de passageiros por ano). Além disto, os funcionários estão a ser treinados para identificarem comportamentos suspeitos nos passageiros.
Segundo Ian Hutcheson, todas estas medidas poderão fazer parte de um novo procedimento de segurança internacional. Não adiantou qual, mas o Guardian escrevia que os EUA estão a estudar a criação de uma escala de risco, que dividirá os passageiros e decidirá por que procedimento de segurança devem passar.
As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira