Grupo12Horas.Aérea

Aeroporto de Heathrow testa sistema de segurança que não desnuda passageiros

Não há nudez no novo sistema de segurança instalado para uma fase experimental no aeroporto londrino de Heathrow. 
Trata-se de um scanner que emite ondas electromagnéticas em vez de raios X e que revela o que o passageiros tem escondido no corpo sem mostrar este — no ecrã aparece desenhado um boneco assexuado.

Esta nova forma de evitar a entrada de objectos ou produtos perigosos dentro dos terminais de aeroporto e, sobretudo, dentro de aviões, pode ajudar a eliminar as queixas dos utentes — e as reservas das próprias autoridades para a aviação civil — quanto à sua privacidade. 

Os scanners de Raio X foram adoptados nos aeroportos britânicos depois de um estudante nigeriano, Umar Abdulmatallab, ter entrado num avião com destino a Denver (EUA) com explosivos nas cuecas. Era o dia de Natal de 2009 e o avião não explodiu mas podia ter explodido, com todos a bordo. 

“Este é um sistema seguro e mais amigável dos passageiros”, disse ao jornal The Guardiano director de segurança da BAA, empresa que é proprietária de Heathrow, Ian Hutcheson. A ideia da BAA é instalar o sistema em todos os seus aeroportos. 

Porém, um porta-voz disse em off ao Guardian que ainda há falhas. O aparelho não lê através de roupas molhadas, por exemplo. 

Por enquanto, prosseguem os testes. Os passageiros que accionam o detector de metais são levados para uma zona mais reservada onde está instalado o novo scanner. Uma vez lá, fica de frente para o ecrã onde é feita a leitura do que tem no corpo. No boneco assexuado, e caso transporte um objecto suspeito, surge um rectângulo amarelo na zona onde está o objecto. No sistema de Raio X, o passageiro não vê o que se passa no ecrã. 

Segundo o jornal Mail Online, há mais medidas de segurança em teste em Heathrow. Um portal de entrada em que o ar é soprado para cima dos passageiros, fazendo soltar partículas que são absorvidas por um mecanismo que as analisa em segundos. E uma máquina de Raio X tridimensional para as bagagens. Os passageiros cujas bagagens passam por este controlo estão a ser escolhidos ao acaso. 

Segundo o Mail Online, estes últimos testes estão a ser feitos no Terminal 1, o mais movimentado do aeroporto (23 milhões de passageiros por ano). Além disto, os funcionários estão a ser treinados para identificarem comportamentos suspeitos nos passageiros. 

Segundo Ian Hutcheson, todas estas medidas poderão fazer parte de um novo procedimento de segurança internacional. Não adiantou qual, mas o Guardian escrevia que os EUA estão a estudar a criação de uma escala de risco, que dividirá os passageiros e decidirá por que procedimento de segurança devem passar.



As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.