Aviões a jato possuem altas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso (150 a 250 km/h).
Numa operação de aterrisagem, devido à alta velocidade, o avião a jato faz grande uso dos flaps para permitir uma aproximação em velocidade mais baixa (pois estes aumentam a superfície das asas e consequentemente a sustentação), e do reverso de empuxo(a turbina gera um fluxo de ar para frente, e não para trás), para reduzir a velocidade da aeronave quando jã no solo.
O reverso é um sistema amplamente utilizado na aviação, serve como ajuda para fazer parar o avião durante a operação aterrissagem.
Na maioria das aeronaves, há sistemas que impedem sua utilização em voo, tornando quase impossível que seja acionado sem que todas as rodas, inclusive a bequilha, estejam em contato com o solo.
Em geral, seu funcionamento é muito simples: desvia o fluxo do ar que é dirigido para trás de forma a impulsioná-lo para frente, no sentido contrário do deslocamento do avião. Daí vem o seu nome, reverso, o certo seria chamá-lo de ‘empuxo de ar reverso’. Ao desviar o ar para frente, o sistema cria um arrasto que ajuda na desaceleração da aeronave.
Existem vários tipos de reversos. Nos aviões turbo hélice, o sistema é mais simples: as pás das hélices passem pelo ponto neutro, onde elas não produzem nenhum tipo de tração, para um ponto negativo onde elas ao invés de puxar o avião começam a segurá-lo e assim ajudando na desaceleração. A quantidade de força aplicada ao reverso fica por conta do piloto acelerando mais os motores.
Mesmo nos aviões a jato existem vários tipos de reversos onde a eficiência é que define qual o modelo será utilizado levando em conta vários fatores, como: velocidade de pouso, peso da aeronave, etc.
Nos reversos do tipo “blocker door”, bloqueador de portas, usado na grande maioria dos aviões comerciais de grande porte, a saída do ar é bloqueada na traseira da turbina e direcionado em vários ângulos através de aberturas laterais.
Os do tipo “concha” equipam a maioria dos aviões. Esse modelo, em sua maioria é composto de duas conchas que se abrem fechando a saída dos gases em alta velocidade na traseira do motor e os desviando para baixo e para cima.
Apesar de a maioria dos modelos possuírem o sistema reverso, para ser certificado o avião terá que ser capaz de operar em pistas curtas, sem o uso dos reversos a fim de demonstrarem a eficácia da frenagem utilizando apenas os freios normais e freios aerodinâmicos.
Agora chega de papo, vejam o filme e conheçam o famoso Reversor :)
PS: Não sei se a causa do acidente com o avião da TAM JJ-3054 foi este, mas é a causa mais provável.
Reportagem: Alan Alves, Priscilla Campos