Grupo12Horas.Aérea

Eclipse lunar poderá ser observado (Atualizado)

Por volta das 18h desta quarta-feira (15), o público poderá conferir o mais longo eclipse lunar do Século XXI, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), irá colocar à disposição da população dois telescópios com lentes capazes de aumentar em 400 vezes a visão do céu. O Planetário está localizado na rodovia Augusto Montenegro, ao lado do Estádio Olímpico do Pará.

O eclipse desta noite terá duração de três horas e quarenta minutos, com início previsto para às 15h30. Em Belém, ele aparecerá por volta das 18h. O último eclipse total da lua foi visto na capital paraense em 2009. Segundo o diretor do Planetário, Manoel Reinaldo Filho, serão instaladas câmeras nos telescópios para registrar o exato momento do encontro entre o Sol, a Terra e a Lua.

Uma equipe do Planetário também vai fazer observação, por volta das 17h, na praça central do município de Santa Bárbara do Pará, onde se encontra por ocasião da Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). O eclipse será projetado num telão e os planetaristas irão explicar, com imagens em tempo real, como o fenômeno celeste ocorre.

De acordo com o planetarista Ozimar Costa, no século XXI irão acontecer aproximadamente 224 eclipses do sol e 230 da lua. O de hoje, considerado o mais longo de todos, será observado em parte no território paraense. “Nós iremos observar o eclipse já eclipsado, ou seja, a partir das 18h já será observada a diminuição da penumbra que vai até as 20h, provavelmente”, explica.

Serviço: Caso as condições climáticas sejam favoráveis, em Belém, a observação será feita às 18h, no Planetário do Pará, localizado na rodovia Augusto Montenegro, ao lado do Estádio Olímpico do Pará. No município de Santa Bárbara do Pará, a observação será por volta das 17h, na praça central do município.


(Texto atualizado)Fonte:ojornalweb

O professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, Adriano Aubert Barros, afirmou que por ano, em todo o mundo, ocorrem de dois a sete eclipses solares e lunares. “A observação do eclipse tem grande apelo popular, uma vez que há uma série de mitos sobre este evento”, destacou.

Adriano Aubert Barros explicou que a Lua nasceu por volta das 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. “A partir das 18h02 foi saindo lentamente da umbra e penetrando na penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra. A Lua saiu completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20 horas”, explicou.
O eclipse lunar durou uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.

O fenômeno pode ser visto do início ao fim na África, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania. A América do Norte não conseguiu ver o fenômeno. Os europeus, assim como os brasileiros, só viram o fim do eclipse. A observação do fenômeno pode ser feita com binóculos, lunetas e telescópios amadores.

O eclipse lunar foi Quarta-Ferias um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único visível para os brasileiros. O outro ocorrerá em dezembro. Além destes, teremos ainda dois eclipses solares, um no próximo dia 1º de julho e outro no dia 25 de novembro.

O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil por completo está previsto apenas para setembro de 2015.

Fonte/Via:Agência Pará de Notícias
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.
O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves, Denilson Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.