Grupo12Horas.Aérea

Trip é segunda maior frota da francesa ATR

O crescimento expressivo do setor da aviação regional no Brasil, que neste ano pode atingir 20%, é um elemento chave na estratégia comercial do fabricante de turboélices franco-italiano ATR. Ontem, nos arredores de Toulouse, no sudoeste da França, onde fica a sede e a linha de montagem da ATR, o Brasil esteve em destaque na cerimônia de entrega do 900° avião produzido pela empresa. Ele foi entregue à brasileira Trip, que, com 30 aeronaves, é a segunda maior frota mundial da ATR.
O italiano Filippo Bagnato, CEO da ATR, que afirma ser a líder mundial de turboélices com 50 a 74 lugares, sorri ao falar sobre o Brasil. Em julho, a ATR já havia anunciado vendas de 40 aviões 72-600 de última geração, sendo 20 ofertas firmes e 20 opções de compra, para a brasileira Azul. Negócio estimado em US$ 850 milhões.
"O Brasil tem um forte crescimento econômico e o tráfego de passageiros aumenta em proporções ainda maiores. É impressionante a performance de uma empresa como a Trip, que há cinco anos era uma pequena companhia que utilizava aviões de segunda mão. Isso atesta a expansão da aviação regional no país", disse Bagnato, ao Valor.
Neste ano, a Trip deverá transportar 3,8 milhões de passageiros, o que representa quase o dobro na comparação com 2009, disse o presidente da Trip, José Mário Caprioli. A Trip está em discussões com a ATR para comprar 11 novos turboélices. A empresa brasileira também prevê comprar mais cinco jatos e totalizar, no próximo ano, uma frota de 57 aviões.
Em razão do aumento das encomendas de companhias brasileiras, a ATR estuda implantar no Brasil no próximo ano um centro de formação de pilotos. "Começamos a ter uma dimensão em termos de frota no Brasil que justifica o aumento da capacidade técnica no país", diz Bagnato, que assumiu o comando da ATR em junho. A ideia é instalar em São Paulo ou Campinas um simulador de voo de aviões da companhia.
A América Latina é um mercado importante para a ATR, uma joint-venture com partes iguais entre a italiana Alenia Aeronautica e o consórcio europeu EADS, holding controladora da Airbus. Mas ainda está longe de registrar a performance do Sudeste Asiático e da região do Pacífico, que representam 50% das vendas da ATR desde a retomada do mercado de turboélices, em 2005. Indonésia, Índia e Malásia são os maiores clientes.
Para Bagnato, o ano de 2010 marca a retomada do setor da aviação, mas ele prefere se manter prudente. Com 51 encomendas de turboélices até agosto, a ATR prevê fechar o ano com mais de 60 pedidos, ou "os mesmos níveis de vendas antes da crise". Em 2006, foram feitas 63 encomendas. O de 2007 foi recorde, com 113 vendas. Mas em 2008 e 2009, o número despencou para 40, em cada ano.
Os dados da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) indicam neste ano um aumento de 1% a 2% do transporte de passageiros e de 4% do frete, diz Bagnato. "Os números estão um pouco melhores do que os dados antes da crise". Mas em razão da expansão da aviação regional em grandes países emergentes e devido ao fato dos turboélices representarem hoje 40% do mercado de aviação regional (no início dos anos 2000 era apenas 15%, o restante era de jatos), Bagnato se diz "confiante no futuro".
Se depender da performance de algumas companhias regionais, a meta da ATR poderá ser atingida rapidamente. A Trip, que deve registrar 70% de aumento no faturamento em 2010, estimado em R$ 760 milhões, tem como meta agora fortalecer os destinos já existentes (que são 80), aumentando a frequência dos voos. "Em 2011, baseado no plano de aumento de frota, nossa previsão é de faturar R$ 1,3 bilhão", diz Caprioli.
Devido às excelentes previsões da Trip, o evento de entrega do 900° avião da empresa franco-italiana, que contou ainda com a presença de Renan Chieppe, presidente do conselho administrativo da Trip, e de Pierluigi Baldacchini, diretor comercial da ATR, ocorreu em clima de festa em Toulouse.


Fonte: Administradores

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.