O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou um volume de 2,4 milhões de embarques e desembarques de passageiros no primeiro semestre deste ano. O volume é 93,27% superior ao do mesmo período do ano passado. Levantamento feito pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aponta a que em 2009, o total de passageiros registrado no aeroporto de Campinas foi de 3.364.300 passageiros.
Em 2008, foi de 1.084.059 embarques e desembarques. Dessa forma, o crescimento de um ano foi de 210%. A perspectiva da Infraero é de até o fim de 2010 chegar a pouco mais de cinco milhões de passageiros. Dados da Infraero mostram que o movimento de passageiros em Cumbica aumentou 25% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado: cerca de 12,4 milhões de pessoas passaram pelo local. Em Congonhas, o fluxo foi de 7,2 milhões.
O aumento do volume de passageiros deve-se à atuação da Azul Linhas Aéreas, que tem apresentado forte crescimento e passou a operar vários destinos brasileiros a partir do terminal aeroportuário, oferecendo valor promocional - mais baixo- de passagens; o volume pode aumentar ainda mais por ocasião das festas de fim de ano, além da retomada no último dia 3 de julho dos voos internacionais. A empresa aérea Transportes Aéreos Portugueses (TAP) está com voos entre Campinas e Lisboa.
O retorno dos voos internacionais a Viracopos é uma marca para o crescimento do aeroporto no transporte de passageiros.
Volume
O aumento do número de passageiros fez com que o terminal aeroportuário avançasse 198 posições no ranking mundial de número de passageiros divulgado anualmente pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI): Viracopos passou do 483º lugar para a 285ª posição dentre os 1.354 aeroportos de todo o mundo. Enquanto a crise mundial fez o tráfego internacional de passageiros cair 2% em 2009, a entidade suíça constatou que aeroportos de países emergentes, como o Brasil, continuam em plena expansão.
Viracopos foi, ainda, o que registrou o maior aumento do fluxo de passageiros dentre os 50 principais aeroportos da América Latina.
O segundo aeroporto com maior crescimento foi o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que registrou aumento de 40,6% no período.
Entre os 25 que mais cresceram estão o de Brasília (Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Tancredo Neves-Confins) e Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães).
Quando atingir o fluxo de 5 milhões de passageiros, Viracopos passará a integrar o grupo de aeroportos considerados os mais importantes do planeta. O último a integrar este contingente é o aeroporto de Heraklion, na Grécia, na 225ª posição. Estudo encomendado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que Viracopos precisa de investimentos de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões para aumentar em 15 vezes sua capacidade de passageiros até 2030.
Cargas
O mês de julho do Terminal de Cargas (TeCa) do Aeroporto Internacional de Viracopos foi muito importante para o setor de exportação, pois o número foi o maior dos últimos três anos. Na importação, o volume foi mantido na casa das nove toneladas. O volume de carga exportada em julho foi muito superior ao registrado no mesmo período do ano passado: 9.643 toneladas contra 5.361, ou um aumento de 79,88%.
Em relação aos primeiros sete meses do ano, o número é ainda maior: 33.931 toneladas foram exportadas pelo TeCa Viracopos em 2009, enquanto em 2010 foram 55.512 toneladas.
Importação
O sétimo mês do ano foi o terceiro melhor do ano no setor de importação: 14.519 toneladas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram importadas 9.874 toneladas, o número atual é superior em 47%. No ano de 2010, 94.302 toneladas de carga passaram pelo Terminal de Importação, enquanto em 2009 foram movimentadas 56.955 toneladas.
Fonte:DCI
Abaixo tem uma Maps
Tráfego cresce 93,27% em Viracopos
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.