Uma pessoa morreu e 120 ficaram feridas em um acidente de avião da companhia aérea Aires. Com 131 passageiros e seis tripulantes a bordo, a aeronave foi atingida por um raio e se partiu em pedaços ao aterrissar na ilha de San Andrés (norte), informaram fontes da Aeronáutica Civil.
No avião havia quatro passageiros brasileiros que saíram ilesos do acidente. "Aparentemente, o avião foi atingido por um raio no momento em que aterrrisava no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, da ilha caribenha de San Andrés", indicou o coronel Ronald Tascón, diretor de operações da Aerocivil, à imprensa de Bogotá.
A Polícia Nacional acrescentou em um comunicado que, ao aterrissar, o avião “foi sacudido por uma descendente e acabou se partindo em três pedaços”. O acidente deixou uma passageira morta e pelo menos 120 feridos, cinco deles com gravidade, entre eles duas crianças, indicou o coronel Tascón.
Segundo o jornal El Tiempo, o piloto confirmou que, faltando cerca de 80 metros para chegar à cabeceira da pista, o avião foi atingido por um raio. O comunicado da polícia afirma ainda que, depois do acidente, os passageiros ficaram literalmente espalhados pela pista.
A aeronave, um Boeing 737-700 de matrícula HK 4682, partiu de Bogotá e aterrisou em San Andrés duas horas depois, em condições de pouca visibilidade, segundo os controladores de voo da ilha. O acidente foi registrado durante a madrugada. As operações aéreas no aeroporto da ilha foram suspensas, enquanto uma comissão da Aviação Civil iniciou uma investigação para estabelecer com precisão as causas do acidente.
A ilha de San Andrés é um dos principais balneários turísticos da Colômbia e no mar do Caribe.
Fonte: Com agência France-Presse e Reuters)
Abaixo tem uma Maps