O coronel Frederico José Moretti da Silveira, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, apresentou nesta sexta-feira (16) os investimentos realizados pela Aeronáutica para aumentar a capacidade do controle do tráfego aéreo nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Campo de Marte, Viracopos, Santos Dumont e Galeão. Ele disse que, com as mudanças, o sistema estará pronto para a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil. Os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo e do Galeão, no Rio, receberão equipamentos mais avançados de pouso por instrumentos (ILS) que permitirão operações mais seguras mesmo sob a mais densa neblina.
Silveira disse que até março deste ano o serviço de proteção ao voo tinha capacidade para controlar 30 aeronaves simultaneamente e 3 mil passageiros nos céus de São Paulo. A partir de junho, esse número aumentou para 45 aeronaves e 4,5 mil passageiros - um crescimento de 50%. Segundo o coronel, a proposta é dobrar a capacidade de controle que havia em 2007 até 2012, para 60 aeronaves simultaneamente e 6.750 passageiros. "Nós já tivemos um aumento de 50% de capacidade instalada", afirmou.
Segundo o coronel, o Aeroporto de Congonhas já retormou o patamar de operações pré-acidente da TAM, em 2007, quando 199 pessoas morreram. Além disso, há um crescimento de 10% a 15% ao ano.
Silveira disse que até o final deste ano serão investidos R$ 150 milhões em equipamentos nos aeroportos sob comando do SRPV. Outros R$ 150 milhões serão investidos entre 2011 e 2014. Mas o número de controladores de voo precisa crescer 15% até 2012 para atingir os objetivos de modernização. O investimento trata apenas do aumento do controle de aeronaves em operação. O aumento da capacidade de aeroportos depende de investimentos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Investimentos
O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhará um novo Centro de Controle de Aproximação (APP) até 2013, com aumento da capacidade de controle de aeronaves. Em Congonhas, o APP vai receber novo programa de computador para ampliar a capacidade de controle. Até outubro de 2010, Congonhas deverá receber também uma nova torre de controle em construção desde outubro de 2008 pela Infraero. Quando entrar em operação, em 2011, a torre vai livrar os controladores de um ponto cego em Congonhas.
A Aeronáutica vai instalar no Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto do Galeão um novo sistema de pouso por instrumentos (ILS) que permite a aproximação de aeronaves com maior precisão, mesmo sob densa neblina. O sistema permite aproximação com visibilidade zero na vertical e de apenas 100 metros na horizontal.
Segundo o coronel Silveira, entre 1º de junho e 13 de julho, o terminal de Guarulhos ficou seis horas e 46 minutos fechado por causa do mau tempo. O novo sistema vai permitir operar em Guarulhos mesmo em condições adversas como estas. Segundo o comandante, o Galeão sofre menos com o problema, mas ainda assim receberá o novo sistema.
Atualmente, os terminais possuem apenas o nível II, que permite pousos apenas sob visibilidade a 60 pés de altitude. Trocado recentemente, o sistema ILS da pista 17 R de Congonhas já permite maiores recursos de monitoramento técnico.
Para permitir maior controle em SP, a A Aeronáutica dividiu e dinamizou o número de setores de controle de tráfego aéreo. Eram seis até janeiro deste ano e atualmente são nove. Segundo o coronel, em 2012 serão 12.
Segundo o coreonel, essa mudança simplifica o trabalho dos operadores e permite um controle maior do tráfego de aeronaves. "É como colocar mais gente para controlar quem entra e quem sai de uma sala. Se dividir o trabalho, separando quem conta as saídas de quem conta as chegadas, fica mais fácil e o controle, maior", exemplifica.
Também está nos planos da Aeronáutica a troca, ainda no segundo semestre deste ano, do sistema de navegação utilizado para balizar as aerovias e controlar aeronaves, chamados VOR, sigla para o termo VHF Omnidirectional Radio Range.
O número de radares na área sob cuidado do SRPV vai passar de 11 para 12 com a instalação de um novo equipamento no Rio. Além disso o Galeão terá revitalizada toda a alimentação elétrica do sistema de pouso por instrumento (ILS) até 2011.
O aeroporto do Galeão recebeu novos equipamentos meteorológicos neste ano, que segundo a Aeronáutica permitiram maior precisão nos prognósticos de condições atmosféricas. Também foram substituídos em 2010 os equipamentos de radiofrequencia destinados a apoiar a navegação aérea (DVOR) em Porto das Caixas, Santa Cruz, Maricá, Barra do Piraí e Galeão.
Estão previstos ainda a modenização, até 2012, das torres de São José dos Campos e do Campo de Marte, em São Paulo. Em 2010, segundo o coronel, foram trocadas as centrais de audio de Guaratingueta, São José dos Campos e do Campo de Marte e modernizado a central de áudio da torre em Congonhas.
Fonte:G1.com.br
Silveira disse que até março deste ano o serviço de proteção ao voo tinha capacidade para controlar 30 aeronaves simultaneamente e 3 mil passageiros nos céus de São Paulo. A partir de junho, esse número aumentou para 45 aeronaves e 4,5 mil passageiros - um crescimento de 50%. Segundo o coronel, a proposta é dobrar a capacidade de controle que havia em 2007 até 2012, para 60 aeronaves simultaneamente e 6.750 passageiros. "Nós já tivemos um aumento de 50% de capacidade instalada", afirmou.
Segundo o coronel, o Aeroporto de Congonhas já retormou o patamar de operações pré-acidente da TAM, em 2007, quando 199 pessoas morreram. Além disso, há um crescimento de 10% a 15% ao ano.
Silveira disse que até o final deste ano serão investidos R$ 150 milhões em equipamentos nos aeroportos sob comando do SRPV. Outros R$ 150 milhões serão investidos entre 2011 e 2014. Mas o número de controladores de voo precisa crescer 15% até 2012 para atingir os objetivos de modernização. O investimento trata apenas do aumento do controle de aeronaves em operação. O aumento da capacidade de aeroportos depende de investimentos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Investimentos
O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhará um novo Centro de Controle de Aproximação (APP) até 2013, com aumento da capacidade de controle de aeronaves. Em Congonhas, o APP vai receber novo programa de computador para ampliar a capacidade de controle. Até outubro de 2010, Congonhas deverá receber também uma nova torre de controle em construção desde outubro de 2008 pela Infraero. Quando entrar em operação, em 2011, a torre vai livrar os controladores de um ponto cego em Congonhas.
A Aeronáutica vai instalar no Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto do Galeão um novo sistema de pouso por instrumentos (ILS) que permite a aproximação de aeronaves com maior precisão, mesmo sob densa neblina. O sistema permite aproximação com visibilidade zero na vertical e de apenas 100 metros na horizontal.
Segundo o coronel Silveira, entre 1º de junho e 13 de julho, o terminal de Guarulhos ficou seis horas e 46 minutos fechado por causa do mau tempo. O novo sistema vai permitir operar em Guarulhos mesmo em condições adversas como estas. Segundo o comandante, o Galeão sofre menos com o problema, mas ainda assim receberá o novo sistema.
Atualmente, os terminais possuem apenas o nível II, que permite pousos apenas sob visibilidade a 60 pés de altitude. Trocado recentemente, o sistema ILS da pista 17 R de Congonhas já permite maiores recursos de monitoramento técnico.
Para permitir maior controle em SP, a A Aeronáutica dividiu e dinamizou o número de setores de controle de tráfego aéreo. Eram seis até janeiro deste ano e atualmente são nove. Segundo o coronel, em 2012 serão 12.
Segundo o coreonel, essa mudança simplifica o trabalho dos operadores e permite um controle maior do tráfego de aeronaves. "É como colocar mais gente para controlar quem entra e quem sai de uma sala. Se dividir o trabalho, separando quem conta as saídas de quem conta as chegadas, fica mais fácil e o controle, maior", exemplifica.
Também está nos planos da Aeronáutica a troca, ainda no segundo semestre deste ano, do sistema de navegação utilizado para balizar as aerovias e controlar aeronaves, chamados VOR, sigla para o termo VHF Omnidirectional Radio Range.
O número de radares na área sob cuidado do SRPV vai passar de 11 para 12 com a instalação de um novo equipamento no Rio. Além disso o Galeão terá revitalizada toda a alimentação elétrica do sistema de pouso por instrumento (ILS) até 2011.
O aeroporto do Galeão recebeu novos equipamentos meteorológicos neste ano, que segundo a Aeronáutica permitiram maior precisão nos prognósticos de condições atmosféricas. Também foram substituídos em 2010 os equipamentos de radiofrequencia destinados a apoiar a navegação aérea (DVOR) em Porto das Caixas, Santa Cruz, Maricá, Barra do Piraí e Galeão.
Estão previstos ainda a modenização, até 2012, das torres de São José dos Campos e do Campo de Marte, em São Paulo. Em 2010, segundo o coronel, foram trocadas as centrais de audio de Guaratingueta, São José dos Campos e do Campo de Marte e modernizado a central de áudio da torre em Congonhas.
Fonte:G1.com.br