Grupo12Horas.Aérea

Tráfego aéreo de Rio e SP estará pronto para Copa, diz Aeronáutica

O coronel Frederico José Moretti da Silveira, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, apresentou nesta sexta-feira (16) os investimentos realizados pela Aeronáutica para aumentar a capacidade do controle do tráfego aéreo nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Campo de Marte, Viracopos, Santos Dumont e Galeão. Ele disse que, com as mudanças, o sistema estará pronto para a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil. Os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo e do Galeão, no Rio, receberão equipamentos mais avançados de pouso por instrumentos (ILS) que permitirão operações mais seguras mesmo sob  a mais densa neblina.
Silveira disse que até março deste ano o serviço de proteção ao voo tinha capacidade para controlar 30 aeronaves simultaneamente e 3 mil passageiros nos céus de São Paulo. A partir de junho, esse número aumentou para 45 aeronaves e 4,5 mil passageiros - um crescimento de 50%. Segundo o coronel, a proposta é dobrar a capacidade de controle  que havia em 2007 até 2012, para 60 aeronaves simultaneamente e 6.750 passageiros.  "Nós já tivemos um aumento de 50% de capacidade instalada", afirmou.
Segundo o coronel, o  Aeroporto de Congonhas já retormou o patamar de operações pré-acidente da TAM, em 2007, quando 199 pessoas morreram. Além disso, há um crescimento de 10% a 15% ao ano.
Silveira disse que até o final deste ano serão investidos R$ 150 milhões em equipamentos nos aeroportos sob comando do SRPV. Outros R$ 150 milhões serão investidos entre 2011 e 2014.  Mas o número de controladores de voo precisa crescer 15% até 2012 para atingir os objetivos de modernização.  O investimento trata apenas do aumento do controle de aeronaves em operação. O aumento da capacidade de aeroportos depende de investimentos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Investimentos

O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhará um novo Centro de Controle de Aproximação (APP) até 2013, com aumento da capacidade de controle de aeronaves.   Em Congonhas,  o APP vai receber novo programa de computador para ampliar a capacidade de controle. Até outubro de 2010, Congonhas deverá receber também uma nova torre de controle em construção desde outubro de 2008 pela Infraero. Quando entrar em operação, em 2011, a torre vai livrar os controladores de um ponto cego em Congonhas.

A Aeronáutica vai instalar no Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto do Galeão um novo sistema de pouso por instrumentos (ILS) que permite a aproximação de aeronaves com maior precisão, mesmo sob densa neblina. O sistema permite aproximação com visibilidade zero na vertical e de apenas 100 metros na horizontal.
Segundo o coronel Silveira, entre 1º de junho e 13 de julho, o terminal de Guarulhos ficou seis horas e 46 minutos fechado por causa do mau tempo. O novo sistema vai permitir operar em Guarulhos mesmo em condições adversas como estas. Segundo o comandante, o Galeão sofre menos com o problema, mas ainda assim receberá o novo sistema.

Atualmente, os terminais possuem apenas o nível II, que permite pousos apenas sob visibilidade a 60 pés de altitude. Trocado recentemente, o sistema ILS da pista 17 R de Congonhas já permite maiores recursos de monitoramento técnico.
Para permitir maior controle em SP, a A Aeronáutica dividiu e dinamizou o número de setores de controle de tráfego aéreo. Eram seis até janeiro deste ano e atualmente são nove. Segundo o coronel, em 2012 serão 12.

Segundo o coreonel, essa mudança simplifica o trabalho dos operadores e permite um controle maior do tráfego de aeronaves. "É como colocar mais gente para controlar quem entra e quem sai de uma sala. Se dividir o trabalho, separando quem conta as saídas de quem conta as chegadas, fica mais fácil e o controle, maior", exemplifica.
Também está nos planos da Aeronáutica a troca, ainda no segundo semestre deste ano, do sistema de navegação utilizado para balizar as aerovias e controlar aeronaves, chamados VOR, sigla para o termo VHF Omnidirectional Radio Range.
O número de radares na área sob cuidado do SRPV vai passar de 11 para 12 com a instalação de um novo equipamento no Rio. Além disso o Galeão terá revitalizada toda a alimentação elétrica do sistema de pouso por instrumento (ILS) até 2011.
O aeroporto do Galeão recebeu novos equipamentos meteorológicos neste ano, que segundo a Aeronáutica permitiram maior precisão nos prognósticos de condições atmosféricas. Também foram substituídos em 2010 os equipamentos de radiofrequencia destinados a apoiar a navegação aérea (DVOR) em Porto das Caixas, Santa Cruz, Maricá, Barra do Piraí e Galeão.
Estão previstos ainda a modenização, até 2012, das torres de São José dos Campos e do Campo de Marte, em São Paulo. Em 2010, segundo o coronel, foram trocadas as centrais de audio de Guaratingueta, São José dos Campos e do Campo de Marte e modernizado a central de áudio da torre em Congonhas.


Fonte:G1.com.br

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.