Um passaporte com chip que vai agilizar o processo de liberação dos passageiros deve começar a ser testado até o final do ano no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Segundo a Polícia Federal, os testes no novo sistema terão início até o final do ano.
Os chips serão instalados na contracapa dos novos documentos, que serão produzidos pela Casa da Moeda, e vão armazenar informações biométricas do portador. O novo sistema deve agilizar os processos de liberação dos passageiros, já que vai dispensar o uso de mão de obra para a conferência. Os dados dos passageiros serão lidos por um equipamento eletrônico.
Se não houver nenhuma irregularidade com o documento, os portões para o embarque do passageiro serão liberados. A expectativa é que a liberação do passageiro demore, em média, oito segundos. Os guichês eletrônicos que serão utilizados para a leitura do chip e análise biométrica do passageiro serão importados pelo governo brasileiro.
O mesmo sistema digital que o Brasil utilizará já está em operação em aeroportos da Europa, entre eles Portugal. Quando o sistema estiver implementado, brasileiros em viagem ao país podem ser beneficiados pela nova tecnologia, reduzindo o tempo de espera no serviço de imigração.
A expectativa da Polícia Federal é que os novos passaportes passem a ser produzidos em todo o país até o final do ano, após a fase de testes. O custo do novo documento deverá ser superior ao que é cobrado hoje, mas nem a Polícia Federal nem o Ministério da Justiça informam os novos valores. Hoje, o valor pago para a confecção do passaporte é de R$ 156.
Fonte:G1
Passaporte com chip será testado até o final do ano em Brasília
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.