A Base Aérea de Porto Velho abriu os portões ontem para receber a população da capital. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas tenham visitado o local. Entre as novidades deste ano incluiu-se a exposição da aeronave AH-2 Sabre, helicóptero de 12 toneladas. Única unidade no Brasil. Também foram expostas para apresentações em vôos panorâmicos duas aeronaves Alfa-A1 de caça, sediados na Base Aérea de Santa Catarina.
Este ano o evento que era tradicionalmente realizado no mês de outubro, em homenagem ao Dia do Aviador, foi antecipado para o mês de julho, para homenagear o Pai da Aviação, Santos Dumont que faz aniversário no dia 20 do mesmo mês. Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, em Minas Gerais, no Sítio de Cabangu, próximo a cidade que hoje leva seu nome.
A Base Aérea franqueou a entrada das pessoas em um quilo de alimentos ou mais. Cada quilo de alimento não perecível dava direito a um cupom que era depositado em uma urna. Os sorteios davam direito ao vencedor de participar de um vôo panorâmico em umas das aeronaves da Força Aérea. Cada vôo levava em torno de oito a dez pessoas por vez. Eram feitas entre 15 e 20 viagens por hora no percurso que ia de Porto Velho a Santo Antônio. Os portões ficaram abertos até 17 horas da tarde.
Segundo o comandante da Base Aérea de Porto Velho, Jason Sakai, o evento tem por objetivo fazer uma interação maior entre a comunidade e os militares. Também é uma ótima oportunidade para que as crianças conheçam um pouco mais sobre esse universo das Forças Armadas e quem sabe até se interessem por escolher uma das muitas carreiras militares que se apresentam para elas, afirmou o comandante.
Lazer em Família
Muitos pais aproveitaram o domingo para levar seus filhos a um passeio diferente. A escolha da maioria foi levar os pequenos para o evento da Base Aérea. O objetivo era conhecer o local e se divertir com as crianças que viam no chão e no ar muitas aeronaves de diversos tamanhos e formas.
O portovelhense Cleberson Sales, 34 anos, comerciante, levou os quatro filhos pequenos, dois meninos e duas meninas, para ver os vôos das aeronaves. Segundo ele, o evento é importante para a educação das crianças e possibilita que no futuro algum deles venha a se interessar pela carreira dentro da Aeronáutica.
O servidor público Waldir Ferreira de Moura, 56 anos, levou a esposa, Maria Márcia, 41 anos, os dois filhos menores e um amigo das crianças para o evento de vôos panorâmicos. O servidor ressalta a importância do evento para as crianças e também para os adultos. “A criançada ta se divertindo a valer. Mas, esse tipo de evento também chama a atenção das famílias para a educação e a disciplina”, finalizou.
O ambulante Iraldo Souza, 49 anos, espera vender pelo menos R$800,00 em mercadorias que variam de brinquedos eletrônicos a bichinhos de pelúcia. “É a primeira vez que venho trabalhar nesse evento, mas já tive boas vendas hoje. Eu invisto nos pais. Geralmente eles compram alguma coisa para aos filhos”, disse.
Fonte:Diário da Amazônia
Asas para a imaginação na Base Aérea
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.