Grupo12Aérea

Falha tecnica leva a queda do avião Embraer-120 na Lunda - Norte

Uma falha técnica, num dos motores, forçou a tripulação do avião de passageiros “Embraer-120” (de fabrico brasileiro) pertencente a companhia aérea privada Guicango, a efectuar nesta terça-feira, 25/02, por voltas das 10 horas, uma aterragem de emergência num terreno baldio – como ilustra a imagem – nos arredores do aeródromo do Lucapa, província da Lunda Norte. 

Sem causar  vítimas humanas, a pequena aeronave que trazia um total de 17 pessoas a bordo, dentre os quais 14 passageiros e três tripulantes, havia partido do terminal de voos domésticos do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, tendo como destino a cidade diamantífera do Dundo.   

Sabe-se que durante à aterragem de emergência (que aconteceu a 150 quilómetros do destino final, Dundo), o avião “Embraer-120” da Guicango perdeu as duas asas, devido o forte embate, causando assim repugnância entre os 14 passageiros, que saíram (por um triz) ilesos.  

O Club-K soube através de uma fonte do corpo de bombeiros que, antes do sucedido, os pilotos desta companhia aérea haviam suspeitado de uma falha na aeronave. “Ao aperceberem-se da possibilidade de o avião não chegar ao destino, o comandante do voo teve de forçar a aterragem nesse terreno baldio, no município do Lucapa”, revelou.

Por outro, um dos pilotos da aeronave, Henrique Afonso, justificou  que o mau estado do pavimento esteve na origem do acidente. O mesmo contou que estavam a aterrar numa pista molhada, pois nesse dia 25/02, havia chovido durante a noite. 

Importa enfatizar que está não é a primeira que um avião da companhia Guicango efectuar uma aterragem de género. No dia 31 de Janeiro de 2010, um avião Yakovlev Yak-40, prefixo D2-FES, da Guicango, realizou uma aterrissagem de emergência “de barriga” no Aeroporto de Luanda, sem, contudo, causar vítimas entre os passageiros e a tripulação.

A aeronave era proveniente da província de Cabinda e transportava 34 passageiros e três tripulantes de nacionalidade russa, país de fabricação da aeronave que, às 15:13 enfrentou problemas mecânicos para descer os trens de pouso para efetuar um contato normal com a pista.

Com sede em Luanda, rua do aeroporto, Air Guicango – que já é certificada (há escassos anos) pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) – operava simplesmente com dois aviões brasileiros do tipo “Embraer-120” nas cidades do Dundo (Lunda-Norte), Cabinda e Soyo (Zaire).

Sabe-se que inicialmente fazia as rotas para o Kuito (Bié), Uíge, Malange, Saurimo (Lunda Sul), Ondjiva (Cunene) e Lubango (Huíla), bem como nas localidades de Cafunfo, Nzanji, Lucapa, Dundo e Luzamba (Lunda-Norte).


As informações são"http://www.angonoticias.com/Artigos/item/41686/falha-tecnica-leva-a-queda-do-aviao-embraer-120-na-lunda-norte".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Embraer: decisão de sindicato não altera pedido da AA

A Embraer informou nesta quarta-feira que a decisão do sindicato de pilotos da norte-americana American Eagle não altera o pedido da controladora da companhia, a American Airlines (AA), que permanece na carteira de pedidos da fabricante brasileira de aeronaves.
Há cerca de duas semanas, o sindicato de pilotos da American Eagle rejeitou um acordo trabalhista que garantiria concessões em contratos e permitiria a renovação da frota com aviões da Embraer de cerca de 70 passageiros.

As informações são"http://economia.terra.com.br/embraer-decisao-de-sindicato-nao-altera-pedido-da-aa,0dc1ebd04c964410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Etihad lança seu segundo destino na Tailândia

A Etihad Airways expandirá sua rede no Sudeste Asiático com o lançamento de um serviço diário sem escalas, entre Abu Dhabi e Phuket – a maior ilha da Tailândia. Phuket se tornará o segundo destino na Tailândia atendido pela Etihad Airways e o sétimo no Sudeste Asiático, em conjunto com Bangkok, Singapura, Manila, Kuala Lumpur, Ho Chi Minh e Jacarta. A nova rota será lançada em 26 de outubro de 2014 utilizando uma aeronave Airbus A330-200 de duas classes. 

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, ressalta que a companhia tem uma história sucesso na Tailândia. A capital, Bangcoc, tem sido uma das rotas mais populares da Etihad nos últimos quatro anos. “A expansão de nosso alcance no país com um serviço diário para Phuket, portanto, é uma progressão natural”, afirma Hogan. 


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103595/etihad-lanca-seu-segundo-destino-na-tailandia".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Ex-funcionários da TAM denunciam gerentes do Recife por assédio

Acontece nesta quinta-feira (27) uma reunião entre o Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco e os funcionários e ex-funcionários da TAM Linhas Aéreas que estão acusando gerentes e supervisores da empresa no Recife de assédio moral e sexual. As denúncias foram feitas através do canal de ética da companhia, ferramenta na qual os funcionários podem deixar relatos sobre problemas enfrentados no trabalho. Na última terça-feira (25), o Sindicato encaminhou as denúncias ao Ministério Público do Trabalho.
Em nota, a TAM informou que vai apurar os fatos e prestar esclarecimentos às autoridades, caso seja comunicada oficialmente do caso. Além disso, a empresa negou a demissão de funcionários provocada por vazamento de denúncias feitas ao canal de ética, uma vez que a ferramente é administrada por uma empresa terceirizada justamente para que não ocorra a quebra de sigilo 
Em entrevista ao G1, um ex-funcionário da TAM que pediu para não ser identificado afirmou que "o gerente [do aeroporto do Recife] já bateu em funcionários, desatava [abria] o sutiã de algumas colegas, passava a mão, pedia para sentar no colo ou sentava mesmo. Isso era feito por ele e alguns dos supervisores também". De acordo com o homem, ele foi demitido após ter denunciado o abuso que ele e outros empregados sofriam.
"É um grupo de mais de 30 pessoas que está engajada nessa história. Temos um processo no Ministério Público, em segredo de Justiça. São casos de assédio sexual, intolerância religiosa, abuso de poder e homofobia, com este último sendo o mais recorrente", disse o denunciante.
Mais denúncias
Os dois principais acusados pelo grupo são o atual gerente do aeroporto do Recife e o antigo funcionário a ocupar esse cargo, que hoje é gerente de aeroporto no Rio de Janeiro. "Mas eles não agiam sós. Alguns supervisores também abusavam das pessoas, mas com certeza esses dois gerentes eram os principais. Tudo ficou pior quando resolvemos denunciar essas agressões. Começamos a ser perseguidos e, então, desligados da empresa", conta o ex-funcionário.
Uma pessoa do setor de recursos humanos (RH) da companhia, que recebeu as denúncias e as encaminhou para a diretoria, foi demitida em 18 de fevereiro deste ano. "Fui o primeiro a ser afastado e olhe que nem era testemunha ou estava denunciando. Fiz apenas o meu trabalho, que era encaminhar esses relatos para São Paulo. Desde o começo não estão tratando isso da maneira certa", opinou, em entrevista ao G1.
Ainda segundo ele, no início deste ano, uma gerente de São Paulo veio para o Recife, fazer o que eles chamam de "grupo focal". "Ou seja, entrevistar as pessoas que sofreram os abusos para falar sobre o que houve. Mas isso não foi feito de forma ética, pois quem estava sendo denunciado, o gerente do aeroporto do Recife, estava presente e a mulher de São Paulo ficava fazendo brincadeiras com ele, rindo dos relatos dos funcionários. Assim os empregados se sentiram expostos e ficaram com medo de falar".
"Foram demitidas até agora 11 pessoas, desde o começo do ano, quando as informações sobre as denúncias começaram a vazar. Acho que outros ainda serão demitidos. Tem gente que está afastada, com problemas de saúde por causa dos abusos que sofria. Tem uma menina que até hoje está tomando remédio por causa do que sofreu."
Histórico do caso
Em 2006, funcionários da TAM no Recife usaram o canal de ética da empresa para relatar episódios no qual o gerente do aeroporto do Recife estaria cometendo abusos contra os funcionários. De acordo com os denunciantes, houve uma quebra de sigilo, pois após o repasse das informações, eles começaram a ser perseguidos pelo gerente em questão.
Sem receber uma resposta satisfatória, os empregados resolveram falar diretamente com o setor de RH, que entrou em contato com o Departamento Jurídico da companhia e pediu aos funcionários ao menos duas testemunhas para cada um dos casos de abuso.
Depois de reunir este grupo, eles prestaram depoimento e as pessoas do RH do Recife encaminharam o caso para São Paulo. "Fizemos a primeira denúncia formal, em grupo, em 23 de janeiro. Foi então que a chefia mandou uma gerente para Pernambuco e ela fez o grupo focal", explicou o ex-funcionário do RH da TAM.
Veja a íntegra da nota oficial divulgada pela TAM:
"A TAM informa que o seu canal de ética tem caráter sigiloso e é gerenciado por uma empresa externa, justamente para garantir a imparcialidade das informações e ao mesmo tempo assegurar a  confidencialidade. Por estes motivos, a empresa garante que não houve  vazamento de dados confiados a este canal e que portanto, nega qualquer desligamento de funcionário motivado por este tema.
A TAM informa que irá apurar os fatos e prestará esclarecimento às autoridades envolvidas, caso seja comunicada oficialmente."

As informações são"http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/02/ex-funcionarios-da-tam-denunciam-gerentes-do-recife-por-assedio.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

TAM inaugurará voo direto entre Fortaleza e Miami

A TAM Linhas Aéreas anuncia que, em 31 de maio, inaugurará novo voo direto, aos sábados, entre Fortaleza e Miami (Estados Unidos). As passagens para a frequência exclusiva começaram a ser vendidas hoje, 26, com preço promocional de lançamento, e estarão disponíveis até 28 deste mês. 


Ao receber esse voo internacional e direto, Fortaleza terá uma posição estratégica na malha da companhia para os passageiros dessa região. Além disso, é um destino com grande apelo turístico, que agrada a diferentes tipos de viajantes, tanto aqueles que preferem descansar à beira da praia  quanto os que desejam aventurar-se em esportes mais radicais, como kitesurf e voo livre, ou conhecer as belas paisagens do interior do estado. 

Informações: tel (11) 4002-5700, para as capitais, ou 0300 570 5700, para todo o Brasil, nas agências de viagens, nas lojas da TAM nos aeroportos e da TAM Viagens, e no site www.tam.com.br.  

As informações são"http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=15564&noticia=tam-inaugurara-voo-direto-entre-fortaleza-e-miami#sthash.PE9YFEwD.dpuf".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Nova turma para curso de Piloto Privado

O Aeroclube de Passo Fundo está iniciando mais uma turma do curso para Piloto Privado. É o aprendizado básico da aviação, válido para voos de recreação e, ainda, é o primeiro degrau para quem pretende seguir na carreira profissional. O curso tem parte teórica e prática. A fase inicial, com aulas teóricas, é nas salas de aula da sede central do Aeroclube, no Edifício Planalto na Rua Independência, 812. A parte prática é com a instrução em voo. Para participar do curso a idade mínima é de 17 anos. Interessados podem procurar o Aeroclube de Passo Fundo, na sede central, nos hangares do Aeródromo de São Miguel ou pelos telefones (54) 3311-1564, 8118-8266 e 9993-8144.

As informações são"http://www.onacional.com.br/esporte/47138/nova+turma+para+curso+de+piloto+privado".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Azul entra com novo pedido de abertura de capital

Azul linhas aéreas entrou com novo pedido para abrir capital na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Se for aprovado, ela passa a poder emitir ações e outro títulos para buscar dinheiro por meio de investidores.

A companhia fez o pedido para ser categoria A, o que quer dizer que pode emitir ações, units, debêntures (e qualquer outro valor mobiliário) tanto na bolsa do Brasil quanto na de outros países, contanto que seja em um mercado regulamentado.
Segundo a CVM a empresa ainda não pediu registro para fazer uma oferta pública, ou seja, pediu a abertura de capital, mas ainda não definiu se fará uma abertura de ações nem quando.
A empresa já havia entrado com pedido no ano passado, mas ele foi formalmente cancelado porque a CVM o negou. Fontes de mercado estimavam em R$ 1 bilhão o valor que a operação poderia atingir.
A companhia detém 17% do mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros, segundo dados da Agência Brasileira de Aviação Civil (Anac).

As informações são"http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/02/azul-entra-com-novo-pedido-de-abertura-de-capital.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Azul lança novas ferramentas para melhor atender o consumidor

Com o objetivo de aprimorar seus serviços, a Azul lança novas ferramentas. Pensando em facilitar o processo de check-in e verificar os status do voo em tempo real, a companhia disponibilizou recentemente o aplicativo Azul Mobile, onde os interessados podem fazer o download gratuitamente por meio do iTunes. Por enquanto, o app só é válido para sistema IOS. 

A outra novidade é o Daily Schedule, um sistema de gerenciamento e acompanhamento de voos que disponibiliza toda a programação das operações e status dos voos em tempo real. Com a nova ferramenta, os agentes de Aeroportos poderão informar os Clientes sobre a situação de seus voos com muito mais rapidez e precisão. O Daily Schedule está disponível  nos 103 destinos onde a Azul opera.

Por fim, estreou na semana passada o aplicativo #AzuldoBrasil, que permite ao usuário mapear o espaço aéreo brasileiro de ponta a ponta por meio de fotos do céu compartilhadas. Disponível para IOS e Android, o usuário pode interagir e colaborar com esse projeto, fotografando parte do céu brasileiro. As fotos poderão ser compartilhadas por e-mail e nas redes sociais Facebook e Twitter com os créditos do autor.


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103593/azul-lanca-novas-ferramentas-para-melhor-atender-o-consumidor".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Cathay Pacific terá voos diários entre Newark e Hong Kong

A partir do dia 2 de março, a Cathay Pacific passa a oferecer mais opções de voos para Hong Kong, na China. Os passageiros poderão partir do Aeroporto Internacional de Newark, em Nova York, em um dos voos diários diretos para a cidade chinesa. A nova operação complementa os quatro voos diários que já partem do Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) com destino a Hong Kong. Além da praticidade da nova rota, é possível usufruir das conexões para destinos operados pela Cathay Pacific na Ásia e na China Continental, como Bangkok, Shangai, Fuzhou, Manila e Singapura.

As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103580/cathay-pacific-tera-voos-diarios-entre-newark-e-hong-kong".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

AA reconhece funcionários do RJ com o prêmio American’s Customer Cup

Os funcionários da American Airlines que atuam no Aeroporto Tom Jobim/Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, foram reconhecidos pela primeira vez com o prêmio American’s Customer Cup, que avaliou a base de operação da companhia como a que forneceu a melhor experiência aos clientes durante o quarto trimestre de 2013.

Os vencedores do Customer Cup são selecionados com base em pesquisas e comentários dos clientes da companhia e os funcionários do Rio de Janeiro concorreram com outras 12 cidades do mundo. Todas as bases com voos da American Airlines são classificadas por tamanho de mercado, do maior para o menor aeroporto, de acordo com a quantidade de voos. 

O Rio de Janeiro ganhou por melhorar a satisfação dos clientes em uma série de áreas-chave, incluindo a experiência de voo em geral, a recomendação para outros clientes, a eficiência no embarque, a limpeza das aeronaves e as informações precisas prestadas nos portões de embarque.  Atualmente, a American oferece 24 frequências semanais do Rio de Janeiro para Miami, Dallas e Nova Iorque.


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103548/aa-reconhece-funcionarios-do-rj-com-o-premio-american%E2%80%99s-customer-cup".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Azul entra com novo pedido de abertura de capital

Azul linhas aéreas entrou com novo pedido para abrir capital na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Se for aprovado, ela passa a poder emitir ações e outro títulos para buscar dinheiro por meio de investidores.
A companhia fez o pedido para ser categoria A, o que quer dizer que pode emitir ações, units, debêntures (e qualquer outro valor mobiliário) tanto na bolsa do Brasil quanto na de outros países, contanto que seja em um mercado regulamentado.
Segundo a CVM a empresa ainda não pediu registro para fazer uma oferta pública, ou seja, pediu a abertura de capital, mas ainda não definiu se fará uma abertura de ações nem quando.
A empresa já havia entrado com pedido no ano passado, mas ele foi formalmente cancelado porque a CVM o negou. Fontes de mercado estimavam em R$ 1 bilhão o valor que a operação poderia atingir.
A companhia detém 17% do mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros, segundo dados da Agência Brasileira de Aviação Civil (Anac).

As informações são"http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/02/azul-entra-com-novo-pedido-de-abertura-de-capital.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Confira o desempenho da Tam, Gol, Azul e Avianca em janeiro

A Tam continua na liderança do mercado de aviação no Brasil, com 38,37% de mercado, seguida pela Gol, com 37,49%. A Azul, já com os dados da Trip incoporados, detém 16,81% do setor, enquanto que a Avianca conta com 7,34%. Os dados, referentes ao mês de janeiro, são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).


No mês, a demanda por voos domésticos aumentou 7,6% e chegou a 8,7 bilhões de passageiros por quilômetros transportados. Já a oferta aumentou 6% para 10,8 bilhões de assentos por quilômetro voado.
O maior desafio das companhias continua sendo a alta da moeda americana, responsável por 60% dos custos das empresas aéreas.
“O dólar teve um aumento de quase 18% no período e causa impacto direto no já altamente tributado combustível para voos domésticos, nos contratos de arrendamento de aeronaves e nas apólices de seguro”, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
A seguir, veja como se saíram as companhias aéreas no mercado doméstico.

Mercado DomésticosAviancaAzulGolTamTotal
Oferta de assentos744.4751.892.1694.182.0244.002.75910.821.427
Demanda de passageiros640.0121.466.3813.270.9743.348.0108.725.377
Taxa de ocupação85,97%77,50%78,22%83,64%80,63%
Market Share7,34%16,81%37,49%38,37%xx
Estrangeiro

Tam e Gol, as duas companhias aéreas brasileiras que operam voos internacionais, seguem com o desafio de driblar a alta dos custos e a queda na demanda por viagens ao exterior. Ainda assim, segundo a Abear, as duas tiveram aumento de eficiência no mês.
De acordo com a associação, enquanto a oferta de voos internacionais caiu 7,5% de janeiro a janeiro, a demanda recuou 2,9%.
A seguir, confira o desempenho da Tam e Gol no mercado internacional.

Mercado InternacionalGolTamTotal
Oferta de assentos507.4552.638.1913.145.646
Demanda de passageiros378.7232.160.4662.539.189
Taxa de ocupação74,63%81,89%80,72%
Market Share14,92%85,08%xx

Fonte: Abear

As informações são"http://www.boainformacao.com.br/2014/02/confira-o-desempenho-da-tam-gol-azul-e-avianca-em-janeiro/".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Avião que caiu e matou 4 pode ter sofrido falha mecânica

A TV Cidade Verde teve acesso a imagens exclusivas que embasam a Polícia Federal no Piauí a dar força a teoria de que o avião Cessna 172, que caiu no dia 16 de dezembro de 2013 no aeroporto de Teresina matando quatro pessoas, pode ter sofrido falha mecânica.

No voo estavam um instrutor e três alunos do curso de pilotagem de avião comercial. A aeronave era aluga do aeroclube de Fortaleza para as aulas práticas dos graduandos. Já são mais de dois meses de investigação.

O vídeo, retirado de um sistema de segurança, mostra o avião em altura de aproximadamente 150 metros e constante. Em um momento específico a aeronave despenca em uma das cabeceiras da pista de pouso e decolagem do aeroporto da capital do Piauí.

Segundo as investigações, a aeronave caiu de barriga, inclinada para a esquerda. Durante o voo, não havia sido informado à torre de comando nenhum problema mecânico no avião. Os destroços do Cessna 172 ainda estão em Teresina, em um hangar.

Polícia Federal e a Aeronáutica ainda analisam o que sobrou da aeronave. Nesta semana, um perito e representantes do fabricante estiveram em Teresina.  Pareceres sobre a queda ainda são aguardados.

Telefones ligados
Ainda está sendo analisado se os ocupantes do Cessna 172 estavam com aparelhos celulares ligados no momento do voo, mas não acredita-se que, se confirmada, essa situação possa ter contribuído para a queda da aeronave.


As informações são"http://www.cidadeverde.com/aviao-que-caiu-e-matou-quatro-pode-ter-sofrido-falha-mecanica-156395".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Perigo de voo com piloto cansado aparece em inquérito da UPS

Os reguladores de segurança dos EUA que investigam o acidente fatal de um jato da United Parcel Service Inc., ocorrido no ano passado, ressaltaram os perigos de cansaço do piloto, uma questão crucial para as tripulações dos aviões de carga, que frequentemente voam durante a noite.

Documentos divulgados ontem pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) mostraram que o capitão havia reclamado da árdua programação noturna e que o copiloto não havia aproveitado ao máximo a oportunidade de descansar antes de começar seu turno. Ambos os pilotos morreram em uma aterrissagem fracassada antes do amanhecer de 14 de agosto.
O peso de alternar entre um estilo de vida diurno e voos noturnos pode prejudicar as respostas dos membros da tripulação a situações críticas, disse Bill Waldock, que dá aulas sobre investigações de acidentes na Universidade Aeronáutica Embry-Riddle. As autoridades de segurança disseram que os pilotos do UPS voo 1354 cometeram erros quando tentaram a aterrissagem em Birmingham, Alabama.
“Nós somos, basicamente, animais diurnos”, disse Waldock em entrevista por telefone, de Prescott, Arizona. “Nós gostamos de ficar acordados durante o dia e dormir à noite. Para muitas pessoas é difícil inverter isso”.
A UPS, a maior empresa de entrega de pacotes do mundo, e a FedEx Corp., a operadora da maior companhia aérea de cargas, realizam muitos de seus voos à noite, quando há menos concorrência no espaço aéreo com aviões de passageiros. Cerca de dois terços do volume da UPS é movimentado em voos noturnos, disse Jeff Wafford, um porta-voz da empresa.
Turnos dos pilotos
Voar à noite é um desafio maior porque é provável que os pilotos tentem manter uma rotina normal durante o dia quando não estão trabalhando, disse Bob Mann, ex-executivo da American Airlines que agora é presidente da consultoria de aviação R.W. Mann Co. em Port Washington, Nova York.
“Isso é real se você é um piloto de aviação geral ou um piloto de uma companhia aérea que voa de dia ou um piloto de uma companhia aérea de carga que voa de noite”, disse Mann, por telefone.

As informações são"http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/perigo-de-voo-noturno-com-pilotos-cansados-se-torna-evidente".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Campinas e Dourados ganham nova frequência da Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar a terceira frequência entre Campinas e Dourados. A companhia espera iniciar o novo voo em 20 de março. A nova operação será feita com uma aeronave modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 assentos. As vendas já estão disponíveis em todos os canais de vendas da Azul com tarifas a partir de R$ 130,90 o trecho.

“Em 2013, a companhia transportou 30.061 Clientes a partir de Dourados. Neste ano, somente em janeiro, o número de Clientes que voaram com a Azul desde a cidade passou de três mil. O fluxo observado no aeroporto de Dourados é um dos motivos que nos levam a ampliar as operações na cidade. Forte polo do agronegócio, a região tem tido grande desenvolvimento nos setores de indústria e serviços”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.



As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103556/campinas-e-dourados-ganham-nova-frequencia-da-azul".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Tam anuncia tarifa promocional de US$ 699 entre Fortaleza e Miami

A Tam anuncia que, em 31 de maio,inicia novo voo direto, aos sábados, entre Fortaleza e Miami (Estados Unidos). As passagens para a frequência exclusiva começaram a ser vendidas hoje (26), com preço promocional de lançamento a partir de US$ 699, e estarão disponíveis até sexta-feira (28). Ao receber esse voo internacional e direto, Fortaleza terá uma posição estratégica na malha da companhia para os passageiros dessa região. 


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103567/tam-anuncia-tarifa-promocional-de-us$-699-entre-fortaleza-e-miami".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

FlightSafety gets EASA approval for Embraer Legacy 500 training programme

FlightSafety International’s Embraer Legacy 500 aircraft maintenance training programme has been approved by the European Aviation Safety Agency (EASA).

Training is currently being provided to Embraer and authorised service centre personnel. Operators of the Legacy 500 will begin training following certification of the aircraft.
“FlightSafety and Embraer have worked closely together to develop the Legacy 500 maintenance training program and to receive EASA approval,” said Mike Lee, director, maintenance training business development, FlightSafety. “Maintenance technicians who support the Legacy 500 will appreciate the quality of this comprehensive training program. They will benefit from the experience and expertise of FlightSafety’s instructors, subject matter experts and courseware designers and developers.”
Edson Carlos Mallaco, vice president, customer support and services, Embraer Executive Jets said: “Embraer Executive Jets and FlightSafety have built an important partnership in order to serve our mutual customers worldwide. This approval illustrates our continued commitment to meet customer needs.
“These achievements confirm that we will be prepared to support the entry into service of the Legacy 500 and also our continuous efforts to provide the best possible customer experience.”

The information is "http://www.corporatejetinvestor.com/articles/flightsafety-gets-easa-approval-embraer-legacy-500-training-programme/" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

TAM tem voo promocional do Nordeste para Miami a partir de R$ 1.921

Os passageiros do nordeste que planejam viajar para os Estados Unidos neste ano podem aproveitar a promoção que a TAM Linhas Aéreas acaba de lançar. Até 28 de fevereiro, a companhia oferece passagens (ida e volta) na Classe Econômica para Miami a partir de R$ 1.921* (US$ 799) com saída de Salvador e R$ 2.161* (US$ 899) de Recife.
A promoção também permite a compra dos bilhetes a partir de 70 mil pontos TAM Fidelidade. O período de embarque depende do destino.
As ofertas já estão disponíveis no site www.tam.com.br. Os bilhetes também podem ser adquiridos em outros canais de venda da companhia, como agências de viagens, lojas da TAM Viagens e Central de Vendas, Fidelidade e Serviços (4002-5700 para as capitais, ou 0300 570 5700 para o restante do Brasil).
Esse valor pode ser parcelado em até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito aceito pela TAM. No Itaucard, a compra pode ser dividida em até 10 vezes.

As informações são"http://180graus.com/noticias/tam-tem-voo-promocional-do-nordeste-para-miami-a-partir-de-r-1921".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Gol amplia espaço entre assentos em toda a frota

A Gol pretende se tornar, até a Copa, a companhia que mais tem assentos espaçosos na frota doméstica brasileira.
A empresa anuncia hoje uma mudança de configuração nas suas aeronaves: até maio, 116 dos seus 140 aviões (83%) passarão a ter, pelo menos, 76,2 centímetros de distância entre os assentos.

A medida colocará esses aviões na categoria “A” da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A agência classifica o espaço entre as poltronas de “A” a “E”, do melhor para o pior.
A Gol hoje tem aviões nas categorias “D” e “E”, as duas mais apertadas. São esses os aviões objeto de intervenção.
Quem tem as aeronaves mais espaçosas é a Avianca, com todos os aviões (41 até o fim de 2013) na faixa “A”.
Em número de aviões, a Gol passará a concorrente até a Copa. Até maio de 2015, a ampliação se estenderá à frota que faz voos ao exterior.
MUDANÇA
A alteração se dá porque a Gol está diminuindo a quantidade de assentos nos seus Boeings 737-800 (de até 189 lugares para 177) e 737-700 (de 144 para 138).
Da fileira 2 a 7 (lado direito) e entre 3 a 7 (esquerdo), a Gol terá 86,3 cm de espaço. Chamado de “Gol+ conforto”, esses assentos custarão R$ 30 a mais que os restantes.
Nas fileiras restantes, a distância entre as poltronas será de 78,7 cm nos Boeings 737-800 e de 76,2 cm nos 737-700.
Trata-se da extensão do projeto “Gol+”, que começou em novembro com espaço maior nos aviões da ponte Congonhas-Santos Dumont.
Segundo o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, a intenção é aliar a possibilidade de receita extra (pela venda dos primeiros assentos do avião) a um maior conforto para todos os passageiros.

As informações são"http://www.boainformacao.com.br/2014/02/gol-amplia-espaco-entre-assentos-em-toda-a-frota/".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Aerolíneas volta a voar para todas as províncias do país

Com a inclusão da cidade de Paraná, capital da província de Entre Ríos, em sua malha aérea, a Aerolíneas Argentinas voltará a voar para todas as capitais da Argentina. Isso ocorre na próxima semana, dia 5, depois de 25 anos. A totalidade – 36 destinos – será alcançada quando a empresa restabelecer a rota entre Buenos Aires e Paraná, na província de Entre Ríos, com uma frequência diária operada no Embraer 190, para 96 passageiros. A meta da Aerolíneas para este ano é transportar dez milhões de passageiros, depois de embarcar oito milhões no ano passado.

As informações são"http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/aerolineas-volta-a-voar-para-todas-as-provincias-do-pais_97614.html?pesquisa=1".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Aeromexico Relata um Aumento de 71,8% na Renda Operacional

O Grupo relatou um aumento de 71,8% no lucro operacional de um ano para outro, num total de MXP$ 634 milhões. A Aeromexico atingiu uma margem operacional de 5,9%; 2,2 pontos percentuais acima do mesmo período no ano passado. O EBITDAR ajustado do quarto trimestre atingiu MXP$ 2,1 bilhões, um aumento de 26,4% comparado ao ano interior.
A margem do EBITDAR ajustado aumentou 2,8 pontos percentuais para 19,6%. A renda líquida no quarto trimestre atingiu MXP$ 385 milhões. A Aeromexico relatou MXP$ 601 milhões em benefícios líquidos no quarto trimestre de 2012, devido à venda de uma participação de 20% na PLM, a subsidiária que administra o programa de fidelidade do Grupo. Eliminando este efeito, a renda líquida do quarto trimestre de 2012 foi de MXP$ 10 milhões. As receitas do quarto trimestre de 2013 do Grupo Aeromexico atingiram MXP$ 10,7 bilhões, um aumento de 8,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O Custo por Assentos-Quilômetros Disponíveis (CASK), excluindo combustíveis, aumentou 5% em relação ao ano passado, sendo esta a quarta redução trimestral consecutiva com este indicador. A Companhia acrescentou quatro novas aeronaves à sua frota: dois Boeing 787-8, um Boeing 767 e um Embraer-190, enquanto três aeronaves Embraer-145 foram retiradas. A frota operacional do Grupo Aeromexico consistia portanto de 117 aeronaves em 31 de dezembro de 2013. O Desempenho em Partidas Pontuais do Grupo em 2013 chegou a 87,7%, uma melhoria de 7,7 pontos percentuais, comparado a 2012. Andres Conesa, CEO do Grupo Aeromexico, comentou: "2013 ficou conhecido pelo seu ambiente econômico desafiante mas, mesmo assim, conseguimos atingir resultados muito robustos durante o quarto trimestre. Do ponto de vista operacional, melhoramos novamente a rentabilidade pelo quarto trimestre consecutivo ao reduzirmos o Custo por ASK (CASK) e nos tornarmos cada vez mais competitivos."
Sobre o Grupo Aeromexico
O Grupo Aeromexico, S.A.B. de C.V. é uma companhia holding com subsidiárias envolvidas na área de aviação comercial do México e promoção de programas de fidelidade de passageiros. Aeromexico, a maior linha aérea do México, opera mais de 600 voos diários a partir do seu centro principal no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Sua rede de destinos conta com mais de 80 cidades em 3 continentes, incluindo 47 destinos no México, 17 nos Estados Unidos, 13 na América Latina, 3 na Europa, 2 na Ásia e 1 no Canadá.
A frota de mais de 115 aeronaves do Grupo é composta de jatos Boeing 787, 777, 767 e 737 e os modelos Embraer 145, 170, 175 e 190 de próxima geração. Em 2012, a linha aérea anunciou a estratégia de investimentos mais significativa da história da aviação do México, ao comprar 100 aeronaves Boeing, inclusive 90 jatos comerciais MAX 737 e 10 Dreamliners B787-9.
Como membro fundador da aliança SkyTeam de empresas aéreas, a Aeromexico oferece aos passageiros 1.000 cidades de destino em 178 países, servidas pelos 19 parceiros aéreos da SkyTeam, recompensando os passageiros com benefícios que incluem acesso a 530 salas especiais de aeroportos do mundo inteiro. A Aeromexico também oferece viagens através de seus voos de código partilhado com a Delta Air Lines, Alaska Airlines, Avianca, LAN, TACA e TAM, com grande conectividade a países tais como os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Peru. www.aeromexico.comwww.skyteam.com  

As informações são"".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Comandante da Aeronáutica fala na quinta sobre novos caças para a FAB

A recente decisão do governo de comprar 36 caças supersônicos suecos Grippen, para reequipar a Força Aérea Brasileira, será debatida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em audiência pública interativa, na quinta-feira (27). Para falar do assunto foi convidado o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito.
As aeronaves de caça da Suécia são de múltiplo emprego e foram negociadas com compromisso de transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro. O preço total será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.
Os aviões escolhidos no chamado Projeto FX-2 visam à projeção internacional do Brasil e ao desenvolvimento nacional em áreas como a industrial, a econômica e a da ciência e tecnologia.
Requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) estabelece que a audiência pública para tratar do tema, com a presença do comandante da Aeronáutica, será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa e tem caráter interativo. O internauta poderá participar com perguntas e comentários, que serão encaminhados aos senadores e ao convidado. Os questionamentos podem ser feito por telefone, pelo Alô Senado (0800 61 22 11)  e pela internet no Portal e-Cidadania.

As informações são"http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/02/24/comandante-da-aeronautica-fala-na-quinta-sobre-novos-cacas-para-a-fab".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

TAM oferece promoção em passagens até dia 28 de fevereiro

A TAM Linhas Aéreas, oferece, até dia 28 de fevereiro, desconto em passagens aéreas para os Estados Unidos na Classe Econômica para importantes cidades do país a preços competitivos. 

Para Miami, é possível encontrar bilhetes a partir de R$ 1.801 (US$ 749). Já quem deseja visitar Los Angeles e Nova York, pode adquirir passagens a partir de R$ 2.041 (US$ 849) e R$ 1.921 (US$ 799) respectivamente. A promoção também permite que os clientes utilizem pontos do TAM Fidelidade para comprar os bilhetes. Os destinos saem a partir de 60 mil pontos.
As ofertas já estão disponíveis no site www.tam.com.br.

As informações são"http://www.otempo.com.br/interessa/viagens/tam-oferece-promo%C3%A7%C3%A3o-em-passagens-at%C3%A9-dia-28-de-fevereiro-1.793937".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Obras em aeroportos da Bahia só ficam prontas após a Copa

Os quatro aeroportos baianos que constam na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) estão com obras ou projetos atrasados. Os aeródromos, anunciados em 2010, deveriam ficar prontos em 2014, ano da Copa do Mundo. A previsão inicial era a de que fossem investidos R$ 187,3 milhões para obras nos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista entre 2011 e 2014.

Já o terminal de Barreiras, embora integre o PAC 2, sequer tem investimento inicial previsto até o último balanço do programa, apresentado semana passada. Uma vez prontos os três aeroportos cujas obras estão em andamento, a cifra deve ser bem maior.
Considerando o que já foi investido até agora somado ao que está sendo executado, o valor já beira a casa dos R$ 130 milhões. O valor porém, pode ser maior, devido a atualizações dos projetos em quatro anos e porque ainda há muito o que fazer. O aeroporto de Vitória da Conquista, por exemplo, ainda está em fase de preparo do terreno. As informações constam na página do PAC 2 na internet e de outras fontes oficias.
"A ideia era estar tudo pronto até 2014, mas não conseguimos. O objetivo  era estar em operação no começo do ano", reconhece Denisson Oliveira, diretor de Terminais do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
Nos casos de Vitória da Conquista e Barreiras, cabe ao governo estadual responder pelos terminais. Já na capital e em Ilhéus, a responsabilidade pela execução das obras é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
De sete ações listadas no PAC 2 para os quatro terminais, somente duas foram concluídas: a construção do Grupamento de Navegação Aérea (GNA) e Controle de Aproximação (APP) em Ilhéus; e a ampliação do pátio de aeronaves em Salvador.
A primeira intervenção custou R$ 2,72 milhões e a segunda, R$ 17,5 milhões, segundo previsão no site do PAC 2, sobre o  dinheiro a ser repassado entre 2011 e 2014. Como dito, o valor deve ser maior em razão da atualização dos projetos.
Só a reforma do terminal de passageiros em Salvador está orçada em R$ 93 milhões e a Infraero destaca que cerca de 70% da obra já foi executada. E a torre de controle desse aeroporto custará mais de R$ 16 milhões.
Consultadas, a Infraero e a Secretaria da Aviação Civil (SAC) não informaram os valores atuais liberados e executados de cada obra específica. Também não informaram o que motivou os atrasos, se a demora no repasse, na execução ou outras razões.
Suspensão mantida
Em Salvador, cidade que sediará seis jogos do Mundial, apenas a ampliação do pátio de aeronaves já foi concluída. Em visita ao terminal na última semana, o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, manteve a suspensão da segunda etapa das obras do terminal de passageiros.
"As obras nos aeroportos brasileiros ficaram paralisadas por décadas. Estamos fazendo um grande esforço para recuperar a situação", diz.
Segundo o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, as intervenções terão fim três meses após a Copa. "Sem sombra de dúvidas, assim que terminar a Copa do Mundo, em 90 dias o projeto estará todo concluído", diz.
O presidente da Infraero afirma que a torre de controle - com custo previsto de R$ 16,1 milhões  - ficará pronta até o torneio. No entanto, a torre antiga não será desativada.
"Vão ter duas torres operacionais e aí sim poderemos, durante a Copa, verificar qual é a melhor possibilidade de operar o aeroporto", afirma.
Paliativo em Ilhéus
Em Ilhéus, o espaço reduzido da sala de embarque levou a Infraero a planejar a implantação de um  módulo operacional de  600 m² de área, por R$ 2 milhões. 
Definido como solução eficiente e de rápida instalação, o módulo de Ilhéus ainda não está pronto. Segundo publicação da Infraero no Diário Oficial da União, no final de 2012, o prazo para  a colocação do  módulo no Aeroporto Jorge Amado seria de cinco meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.  
Já a licitação, via pregão eletrônico, foi marcada para janeiro de 2013. Apesar do custo e da demora, o módulo  é apenas um paliativo. "O problema do aeroporto de Ilhéus é que ele está localizado em um local que não é adequado", diz Moreira Franco.  "Aquele aeroporto  não tem vida longa ali. Provavelmente vai para a área que foi definida em conjunto com o governo do Estado", diz  Gustavo do Vale.

As informações são"http://atarde.uol.com.br/bahia/materias/1571120-obras-em-aeroportos-da-bahia-so-ficam-prontas-apos-a-copa".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Virgin America claims some of AA's slots at D.C.'s Reagan

Virgin America will get a little bit bigger at Washington's Reagan National Airport (DCA). The carrier announced this afternoon that it was successful in its bid for additional landing rights there.


The San Francisco-based company bid on 8 slots – or four "slot pairs." In airline vernacular, a slot is the right to operate one takeoff or one landing. A pair, then, would allow a carrier the rights to operate one round-trip flight. DCA is one of just a handful of U.S. airports where takeoff and landing rights are capacity controlled by a slot system.

Virgin America's new DCA flight rights come from the 52 slot pairs – or the rights to 52 round-trip flights – that are being divested by American and US Airways in a deal with Justice that cleared the way for their merger. American and US Airways also had to give up flight rights or gate space at other airports, including at New York LaGuardia (LGA), Chicago O'Hare and others.

"In response to the creation of now four 'mega-airlines,' the Justice Department has taken important steps to allow some new entrant competition in major markets like LGA and DCA," said Virgin America President and CEO David Cush.

It was not immediately clear how Virgin America might use the D.C. slots. In another unusual rule at DCA, most flights are restricted to a 1,250-mile "perimeter" around the airport. Congress has acted during the past decade to add some "beyond-perimeter exemptions" to that rule, though those exemptions cover only a small portion of DCA's overall flight schedule. Virgin America's slots are not thought to be exempt.

Both of Virgin America's hubs – San Francisco and Los Angeles – are well beyond the distance restrictions specified in the so-called perimeter rule.

Virgin America spokeswoman Abby Lunardini tells USA TODAY, "We are not asking for an exception. However, we will plan to announce the updates to our network based on these slot acquisitions later this month.''

British tycoon Richard Branson owns a minority stake in Virgin America.

As for the other 52 slot pairs being given up by AA, Southwest has already announced that it won approval for 27 while JetBlue says it received 12.

In addition, JetBlue had already been leasing 8 slot pairs (8 round-trip flights) from American, which it will take permanent control of per the agreement between AA/US Airways and Justice.

With that, Southwest, JetBlue and Virgin America now say they have been awarded a combined 51 slots pairs – including the 8 already in use by JetBlue.

That would appear to leave only one of AA's 52 divested slot pairs remaining unaccounted for.

The information is "" Is always quoted the reference link.
Read More
Grupo12Aérea

Aeroflot expands fleet with new A320

Aeroflot has taken delivery of a new A320 fitted with state-of-the-art aerodynamic Sharklets wing-tips. The aircraft has been named in honour of Sergey Botkin, one of the founding fathers of Russian medical science, who made a great contribution to modern medical science and education.

Sharklets improve aircraft aerodynamics and reduce fuel consumption (up to 4 per cent, according to Airbus). These new wing-tips are 2.4 m high and made of composite materials.

All A320 aircraft are delivered to Aeroflot direct from the manufacturer. The A320 Sergey Botkin is equipped with CFM56 engines and can accommodate 158 passengers in a spacious two-class configuration (8 seats in business and 150 in economy). These aircraft provide services mainly on European and domestic routes. Aeroflot is one of the world’s leading airlines in terms of operational reliability and actual hours flown per A320 aircraft.

A320 airplanes meet the highest reliability, safety and comfort standards and are considered one of the best aircraft available for medium-range flights.

Today Aeroflot’s fleet includes 92 A319/320/321 family aircraft with an average age of five years. 


The information is "http://www.traveldailynews.com/news/article/59195/aeroflot-expands-fleet-with-new#sthash.9Pm5VY62.dpuf" Is always quoted the reference link.
Read More
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.