Grupo12Aérea

Justiça condena Embraer a indenizar terceirizados de Gavião Peixoto, SP

A 3ª Vara do Trabalho de Araraquara (SP) condenou a fabricante de aviões Embraer a pagar, por danos morais, uma indenização de R$ 3 milhões para trabalhadores terceirizados que foram mantidos em situação ‘precária’ na unidade da empresa em Gavião Peixoto (SP). A decisão em primeira instância, proferida no início de abril, atende a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ainda cabe recurso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas. Em nota, a Embraer afirmou que o processo de seleção e contratação das empresas terceirizadas cumpre rigorosamente a legislação.
Segundo a procuradora Lia Rodriguez , denúncias sobre más condições de trabalho motivaram uma investigação no complexo da Embraer em Gavião. Fiscais do trabalho foram até a fábrica e flagraram irregularidades graves relacionadas à jornada, saúde e segurança dos trabalhadores de ao menos dez prestadoras de serviços que se ativam dentro do estabelecimento da Embraer. 
Durante o inquérito, em setembro de 2012, um trabalhador terceirizado morreu dentro da fábrica. O laudo apresentado pelos peritos depois da morte constatou fatores que puderam levar ao acidente, como falta de treinamento, tradução dos manuais das máquinas, falta de proteção e de sinalização, além de jornada excessiva de trabalho.
O MPT recebeu ainda a informação de que outro funcionário teria se acidentado dentro da empresa, o que o levou a ingressar com processo trabalhista individual. Ele sofreu lesão permanente e amputação da falange do quarto dedo da mão direita.
Além da indenização, a Embraer deve exigir das empresas contratadas por ela, no prazo de 90 dias, o cumprimento da legislação trabalhista, fiscalizando as condições de ambiente de trabalho, a entrega de equipamentos de proteção individual, treinamentos, saúde e riscos ao trabalho, além da garantia de jornada de trabalho segundo as normas. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 5 mil por item e por trabalhador em situação irregular.
Em nota, a Embraer afirmou que possui um processo rigoroso de seleção e contratação de empresas terceirizadas que requer o estrito cumprimento da legislação em vigor e a adoção de precauções específicas ligadas à natureza do trabalho.
Os autos de infração mencionados foram aplicados às empresas terceirizadas e se tornaram de conhecimento da Embraer, sendo todos eles relativos à duração da jornada de trabalho.
Nota
A Embraer afirmou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que possui um processo rigoroso de seleção e contratação de empresas terceirizadas que requer o estrito cumprimento da legislação em vigor e a adoção de precauções específicas ligadas à natureza do trabalho.
Os autos de infração mencionados foram aplicados às empresas terceirizadas e se tornaram de conhecimento da Embraer, sendo todos eles relativos à duração da jornada de trabalho.
A Embraer ainda alega que a sentença do referido processo não foi publicada e que vai aguardar essa publicação para efetuar a análise jurídica e proceder com possíveis recursos aplicáveis.

As informações são"http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/04/justica-condena-embraer-indenizar-terceirizados-de-gaviao-peixoto-sp.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.