A TAP, com mais 58,4 mil passageiros em Janeiro que no mês homólogo de 2013, teve mais impacto para o crescimento do Aeroporto de Lisboa que a entrada na capital portuguesa da Ryanair, ainda que a low cost liderada por Michael O’Leary tenha voltado a ser a terceira maior companhia, à frente de ‘pesos pesados’ com a Lufthansa, a Iberia, a Air France ou a British Airways.
Dados de tráfego do Aeroporto de Lisboa no mês de Janeiro a que o PressTUR teve acesso mostram que teve 1,11 milhões de embarques e desembarques, em alta de 10,4% ou 104,9 mil relativamente ao mês homólogo de 2013, que se ficou a dever em primeiro lugar ao aumento em voos da TAP, que embora com uma variação percentual menor (+9,3%) ‘acrescentou’ 58,4 mil passageiros, totalizando 689,04 mil.
A TAP foi assim, de forma destacada, a companhia que mais contribuiu para o aumento de 104,9 mil no mês de Janeiro, superando mesmo o impacto do início de voos da low cost Ryanair, que teve 28,2 mil passageiros.
Os dados a que o PressTUR teve acesso evidenciam, aliás, que o aumento de passageiros da TAP foi superior em 21,9% ao incremento da totalidade das low cost que operaram de e para Lisboa (easyJet, Germanwings, Norwegian, Ryanair, transavia.com e Vueling).
Estas seis low cost transportaram de e para Lisboa 200,9 mil passageiros, o que significou um incremento em 31,3%, quase 3,4 vezes mais forte que o da TAP, mas porque relativo ao tráfego que tinham em Janeiro, pelo que quando se vê a diferença em número de passageiros, enquanto easyJet, Germanwings, Norwegian, Ryanair, transavia.com e Vueling ‘acrescentaram’ 47,88 mil passageiros, a TAP transportou mais 58,4 mil.
Ainda assim, em Janeiro verificou-se, de facto, uma tendência para a ‘lowcostização’ do Aeroporto de Lisboa, com essas companhias a ganharem 2,9 pontos de quota de mercado, passando de 15,1% em Janeiro de 2013 para 18% no primeiro mês deste ano, pelo acentuado ‘emagrecimento’ das chamadas ‘tradicionais’ estrangeiras, que há um ano foram as transportadoras de 20% dos passageiros de e para Lisboa e em Janeiro de 2014 tiveram a sua quota reduzida para 16,7%, já abaixo da ‘fatia’ das low cost, mesmo quando tradicionalmente estas ‘hibernam’ de forma mais acentuada nas épocas baixas.
Em Janeiro, as chamadas ‘tradicionais’ estrangeiras transportaram de e para Lisboa 186,9 mil passageiros, em queda de 2,1% ou 15,7 mil, sobressaindo as quedas da espanhola Air Europa (-37% ou menos 5,2 mil passageiros, para 8,9 mil), da British Airways (-14,2% ou menos 2,7 mil, para 16,6 mil), dos TACV (-26,3% ou menos 1,8 mil, para cinco mil), da United (-24,4% ou menos 1,6 mil, para 4,7 mil) e da Ukraine (-64,8% ou menos 1,2 mil, para 641).
Ainda em queda estiveram a Brussels (-10,7% ou menos 680, para 5,6 mil), a Air France (-1,6% ou menos cerca de 350, para 21,1 mil), bem como a SATA Internacional (-9,3% ou menos 2,1 mil, para 20,6 mil).
Com crescimentos, mas significativamente abaixo do aumento médio no mês de Janeiro (10,4%), estiveram a Lufthansa (+2% ou mais cerca de 540, para 27,4 mil passageiros), a TAAG (+4,4% ou mais cerca de 720, para 16,9 mil), a Swiss (+2,6% ou mais cerca de 210, para 8,3 mil) e até a easyJet, que se tem mantido como a segunda maior companhia em Lisboa (+4,2% ou mais 5,1 mil passageiros, para 128,2 mil).
Com crescimentos acima do aumento médio do Aeroporto evidenciaram-se a Transavia.com (+81,2% ou mais 8,4 mil, para 18,7 mil), a Vueling (+24,1% ou mais 3,9 mil, para 20 mil), a Emirates (+27,5% ou mais 3,2 mil, para 14,9 mil), a KLM (+13,3% ou mais 1,8 mil, para 15,6 mil), a Aer Lingus (+30,8% ou mais 1,6 mil, par 6,6 mil), a Royal Air Maroc (+34,2% ou mais 1,4 mil, para 5,5 mil) e a Turkish Airlines (+17,7% ou mais 1,2 mil, para 7,9 mil).
A estas companhias, em Janeiro somou-se a Iberia, que depois de uma queda do número de passageiros em Lisboa em 13,6% no ano de 2013, com -25,6% no primeiro mês, começou 2014 em recuperação, com um aumento em 9% ou 1,9 mil, para 22,8 mil.
As informações são"http://www.presstur.com/site/news.asp?news=46149".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.