Grupo12Aérea

Aumento de passageiros da TAP em Lisboa tem mais impacto que a entrada da Ryanair

A TAP, com mais 58,4 mil passageiros em Janeiro que no mês homólogo de 2013, teve mais impacto para o crescimento do Aeroporto de Lisboa que a entrada na capital portuguesa da Ryanair, ainda que a low cost liderada por Michael O’Leary tenha voltado a ser a terceira maior companhia, à frente de ‘pesos pesados’ com a Lufthansa, a Iberia, a Air France ou a British Airways.


Dados de tráfego do Aeroporto de Lisboa no mês de Janeiro a que o PressTUR teve acesso mostram que teve 1,11 milhões de embarques e desembarques, em alta de 10,4% ou 104,9 mil relativamente ao mês homólogo de 2013, que se ficou a dever em primeiro lugar ao aumento em voos da TAP, que embora com uma variação percentual menor (+9,3%) ‘acrescentou’ 58,4 mil passageiros, totalizando 689,04 mil.
A TAP foi assim, de forma destacada, a companhia que mais contribuiu para o aumento de 104,9 mil no mês de Janeiro, superando mesmo o impacto do início de voos da low cost Ryanair, que teve 28,2 mil passageiros.
Os dados a que o PressTUR teve acesso evidenciam, aliás, que o aumento de passageiros da TAP foi superior em 21,9% ao incremento da totalidade das low cost que operaram de e para Lisboa (easyJet, Germanwings, Norwegian, Ryanair, transavia.com e Vueling).
Estas seis low cost transportaram de e para Lisboa 200,9 mil passageiros, o que significou um incremento em 31,3%, quase 3,4 vezes mais forte que o da TAP, mas porque relativo ao tráfego que tinham em Janeiro, pelo que quando se vê a diferença em número de passageiros, enquanto easyJet, Germanwings, Norwegian, Ryanair, transavia.com e Vueling ‘acrescentaram’ 47,88 mil passageiros, a TAP transportou mais 58,4 mil.
Ainda assim, em Janeiro verificou-se, de facto, uma tendência para a ‘lowcostização’ do Aeroporto de Lisboa, com essas companhias a ganharem 2,9 pontos de quota de mercado, passando de 15,1% em Janeiro de 2013 para 18% no primeiro mês deste ano, pelo acentuado ‘emagrecimento’ das chamadas ‘tradicionais’ estrangeiras, que há um ano foram as transportadoras de 20% dos passageiros de e para Lisboa e em Janeiro de 2014 tiveram a sua quota reduzida para 16,7%, já abaixo da ‘fatia’ das low cost, mesmo quando tradicionalmente estas ‘hibernam’ de forma mais acentuada nas épocas baixas.
Em Janeiro, as chamadas ‘tradicionais’ estrangeiras transportaram de e para Lisboa 186,9 mil passageiros, em queda de 2,1% ou 15,7 mil, sobressaindo as quedas da espanhola Air Europa (-37% ou menos 5,2 mil passageiros, para 8,9 mil), da British Airways (-14,2% ou menos 2,7 mil, para 16,6 mil), dos TACV (-26,3% ou menos 1,8 mil, para cinco mil), da United (-24,4% ou menos 1,6 mil, para 4,7 mil) e da Ukraine (-64,8% ou menos 1,2 mil, para 641).
Ainda em queda estiveram a Brussels (-10,7% ou menos 680, para 5,6 mil), a Air France (-1,6% ou menos cerca de 350, para 21,1 mil), bem como a SATA Internacional (-9,3% ou menos 2,1 mil, para 20,6 mil).
Com crescimentos, mas significativamente abaixo do aumento médio no mês de Janeiro (10,4%), estiveram a Lufthansa (+2% ou mais cerca de 540, para 27,4 mil passageiros), a TAAG (+4,4% ou mais cerca de 720, para 16,9 mil), a Swiss (+2,6% ou mais cerca de 210, para 8,3 mil) e até a easyJet, que se tem mantido como a segunda maior companhia em Lisboa (+4,2% ou mais 5,1 mil passageiros, para 128,2 mil).
Com crescimentos acima do aumento médio do Aeroporto evidenciaram-se a Transavia.com (+81,2% ou mais 8,4 mil, para 18,7 mil), a Vueling (+24,1% ou mais 3,9 mil, para 20 mil), a Emirates (+27,5% ou mais 3,2 mil, para 14,9 mil), a KLM (+13,3% ou mais 1,8 mil, para 15,6 mil), a Aer Lingus (+30,8% ou mais 1,6 mil, par 6,6 mil), a Royal Air Maroc (+34,2% ou mais 1,4 mil, para 5,5 mil) e a Turkish Airlines (+17,7% ou mais 1,2 mil, para 7,9 mil).
A estas companhias, em Janeiro somou-se a Iberia, que depois de uma queda do número de passageiros em Lisboa em 13,6% no ano de 2013, com -25,6% no primeiro mês, começou 2014 em recuperação, com um aumento em 9% ou 1,9 mil, para 22,8 mil. 


As informações são"http://www.presstur.com/site/news.asp?news=46149".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.