
Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro serão 504 voos extras chegando ou partindo de Buenos Aires, na Argentina. Isso dá uma média de 11 voos a mais diariamente durante o período, com um aumento superior a 50% se compararmos com a realidade atual. Para abastecer as sedes da Copa do Mundo, os outros trechos que ganharam mais opções de horários foram: Brasília-Guarulhos (288), Rio de Janeiro-Campinas (284), Fortaleza-Guarulhos (205), Natal-Guarulhos (105) e Recife-Guarulhos (59).
Entretanto, a medida causou preocupação no Sindicato Nacional dos Aeroviários. De acordo com a diretora executiva Selma Balbino, o número de controladores de voos é insuficiente, o que pode causar problemas na segurança aérea do país na Copa.
- Para nós o caos está instalado. Hoje já há uma enorme falta de trabalhadores. O excesso de horas extras e as dobras nos mostram que não tem quantidade de trabalhadores suficientes como deveria. Pode haver algum tipo de problema na segurança de voo - explicou Selma.
Já na visão do especialista em logística Leonardo Lefkovitz, o perigo de congestionamento aéreo é pequeno, já que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deve se precaver sobre isso.
- O Decea é muito conservador neste ponto. Ele só vai diminuir o espaçamento em milhas náuticas entre uma aeronave e outra se houver segurança. E esse limite não vai ser diminuído se o chão não suportar esse aumento de capacidade, porque senão chega com aeronave em solo e não tem onde estacioná-la. Causa transtorno para os passageiros e desperdício de combustível - concluiu.
As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência.