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Embraer está otimista com novas vendas de jatos comerciais em 2014

A Embraer prevê "um bom ano" de novas vendas de jatos comerciais em 2014, após o forte desempenho obtido em 2013, disse à Reuters nesta quinta-feira o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar de Souza e Silva.
"Temos este trabalho de entregar os aviões (vendidos neste ano), preenchemos bastante a linha de produção para os próximos anos. Mas estamos vendo novas oportunidades em várias regiões do mundo, são oportunidades em vários lugares e podemos prever também um bom ano de 2014", disse o executivo quando perguntado sobre as expectativas para o ano que vem.
Mais cedo nesta quinta, a Embraer anunciou que recebeu uma encomenda firme da American Airlines por 60 aviões E175, um negócio estimado em 2,5 bilhões de dólares a preços de tabela. O pedido também envolve opções de compra para outras 90 aeronaves do mesmo modelo, podendo elevar o valor total do acordo a mais de 6 bilhões de dólares.
O negócio com a American Airlines fecha um ciclo de grandes pedidos por companhias aéreas norte-americanas que começou no fim do ano passado, para substituição de suas frotas de aeronaves de 50 assentos por aviões de cerca de 70 passageiros.
A Embraer disputou esses contratos com a rival canadense Bombardier e se saiu melhor em quase todas as concorrências. A fabricante brasileira fechou grandes vendas em 2013, além da mais recente para a American Airlines, para Republic Airways, United Airlines e SkyWest.
Todos os acordos incluem opções de compra de aeronaves e Silva, da Embraer, estima que elas serão exercidas no futuro.
"Na minha visão vai acontecer (o exercício das opções de compra). O mercado norte-americano mudou muito nos últimos anos, as empresas aéreas se fundiram e ficaram muito mais sólidas", disse o executivo.

"Elas estão ganhando dinheiro e gerando resultado, então a capacidade de investimento das companhias do setor nos Estados Unidos hoje é muito grande. E existe uma necessidade de renovação de frotas", acrescentou.

As informações são"http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE9BB04320131212".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Avianca testa publicidade acima das nuvens

Minutos depois da decolagem, começa a movimentação na cozinha da aeronave da Avianca. Num voo praticamente lotado da ponte aérea, alguns passageiros abrem a mesinha e logo os comissários de bordo aparecem com dois carrinhos de serviço. Naquele dia, o café da manhã consiste em sanduíche quente de queijo branco, salada de frutas e um novo leite fermentado da Danone, além de bebidas quentes e frias. Enquanto as bandejinhas são distribuídas aos passageiros, o chefe de cabine aciona o sistema de som para fazer propaganda do produto da Danone, ressaltando os lactobacilos vivos e suas propriedades funcionais, com uma voz empostada, mas que em nada lembra os locutores de rádio. No voo de volta, o mesmo ritual se repete. Dessa vez, o produto alvo é o hidratante Vasenol, da Unilever, que anunciou o reposicionamento da marca no mercado brasileiro neste ano.

Iniciada em 2013, a publicidade feita ao vivo pela tripulação para produtos servidos em voos da Avianca ainda pouco contribui para o resultado financeiro da companhia aérea, mas demonstra o empenho da empresa em achar novas formas de rentabilizar suas operações. “Hoje, está mais como um teste da logística, se atrapalha ou não. O mais importante não é o faturamento que vamos ter: é que não seja um desserviço para o passageiro”, ressaltou o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich.
A intenção inicial da companhia foi oferecer um diferencial aos seus clientes, por meio de pequenos “mimos” como chocolates e iogurtes. A adoção do merchandising em larga escala nos voos da empresa ainda vai depender da resposta dos passageiros e de uma análise mais detalhada de logística e de custos.
Gerente de Marketing de Skin Care Brasil da Unilever, Carolina Riotto informou que a empresa pretende repetir iniciativas semelhantes à divulgação do Vasenol em voos comerciais . “Acreditamos que o momento que as pessoas têm durante o voo é a ocasião perfeita: elas param e prestam atenção em algo que pode passar despercebido na correria do dia a dia, como o ressecamento de suas peles, por exemplo”, justificou Carolina. “Esse fato fica ainda mais em evidência devido ao tempo em que os passageiros ficam expostos ao ar-condicionado dentro do avião”. O intuito da iniciativa de marketing foi gerar entre os consumidores o conhecimento da nova linha de hidratantes Vasenol.
Em relação à estratégia comercial da Avianca, Efromovich frisou que a companhia não vai recorrer a uma guerra de preços com as concorrentes para ganhar mercado. “Somos de paz e amor”, ironizou o executivo, destacando que a taxa média de ocupação nos voos da companhia é a mais alta do mercado nacional, superior a 80%.
Os esforços para se diferenciar positivamente da concorrência, principalmente em termos de pontualidade e serviço de bordo, começam a dar resultados concretos neste ano. A Avianca deve fechar 2013 com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)positivo pela primeira vez em seus 14 anos de existência. “[Será] muito baixo, muito pequeno, mas neste ano já vamos dar um Ebitda positivo, sim”, disse o presidente da aérea. Para o próximo ano, as perspectivas também são positivas na análise de Efromovich: “Acreditamos que no próximo ano, o nosso 15º, vai ser com resultado positivo, finalmente.”
Os planos de renovação da frota incluem a substituição até junho do próximo ano dos últimos Fokker MK28, mais conhecidos como Fokker 100, por aeronaves novas da fabricante européia Airbus. A padronização tem a finalidade de reduzir custos operacionais.

As informações são"http://economia.ig.com.br/empresas/2013-12-12/avianca-testa-publicidade-acima-das-nuvens.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Air Canadá comprará Boeing 737 MAX para substituir modelos Airbus e Embraer

 A principal companhia aérea canadense, a Air Canadá, comprará 61 aviões Boeing 737 MAX, com a opção de elevar o pedido para 109 aeronaves, para substituir gradativamente sua atual frota da Airbus e da Embraer, informou nesta quinta-feira a empresa. A aquisição tem um valor nominal de US$ 6,5 bilhões, segundo a empresa anunciou ontem à noite, mas os analistas do setor acreditam que a Air Canadá obteve um considerável desconto. 


A operação inclui a compra de 33 unidades do modelo 737 MAX 8 e outras 28 do modelo 737 MAX 9. Além disso, Air Canadá tem a opção de comprar mais 18 aeronaves e o direito de compra de outras 30. As unidades substituirão a frota de aviões Airbus com capacidade superior a 150 passageiros utilizada atualmente pela Air Canadá. A entrega dos aviões começará no início de 2017 com dois aviões, 16 ao ano seguinte, 18 em 2019, 16 em 2020 e nove em 2021. 

O acordo também inclui a compra por parte da Boeing de até 20 dos 45 modelos Embraer E190 que a Air Canadá possui atualmente em sua frota. As aeronaves da empresa brasileira serão "inicialmente substituídas por aviões arrendados e maiores até que a companhia receba os Boeing 737 MAX", explicou a Air Canadá. Os restantes dos modelos da Embraer poderiam ser substituídos pelos novos aviões da série C da Bombardier, principal rival da empresa brasileira. A Air Canadá espera que sua frota chegue a 214 aviões até o final de 2019, frente aos 192 que a companhia possui na atualidade. EFE jcr/dk

As informações são"http://noticias.r7.com/economia/noticias/air-canada-comprara-boeing-737-max-para-substituir-modelos-airbus-e-embraer-20131212.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Aviação virtual paga por horas “voadas” e já tem até controlador de voo

Desde pequeno, o cearense Flávio Marques, de 24 anos, é apaixonado pelo mundo da aviação. Quando criança, ao ouvir o som de avião, já corria para fora de casa para olhar a aeronave no céu. “Fui muitas vezes chamado de matuto por causa disso, não sei explicar, mas é uma paixão que vem da minha infância”, relembra.

Flávio cresceu e seu sonho não virou exatamente uma realidade. Como forma de suprir o desejo de pilotar aviões, o jovem descobriu um hobby que não larga mais: transportar os sonhos em asas virtuais.
Dono da sétima maior empresa de aviação virtual do mundo, o designer gráfico passa cerca de três horas por dia em frente a uma tela de computador, como se estivesse em uma cabine de pilotagem. Nos finais de semana, o entretenimento acaba sendo maior, cerca de 10 horas “voando”, até porque o tempo gasto para fazer uma viagem virtual é o mesmo gasto na real. “Já cheguei a fazer um voo de 14 horas”, garante.
O jovem calcula combustível, faz análise de peso total de passageiros, estuda as condições meteorológicas, executa o procedimento de decolagem e se comunica com controladores de voo. Com o objetivo de tornar tudo mais real, ele explica que existem redes de voos online e servidores monstruosos.
Uma pessoa conectada na rede que decola de Fortaleza a São Paulo, e outra no sentido contrário, em algum momento do voo podem ser ver durante a pilotagem. “Da mesma forma que existem pilotos virtuais, há também os controladores de voo. Com isso, a simulação fica tal qual a real. Além disso, o piloto tem que usar toda a fonia aeronáutica, como chamar o controlador e executar os procedimentos para voar online”, relata.
Todas as atividades realizadas no voo real são praticadas por pilotos virtuais por meio de simuladores. Os mais famosos, responsáveis por aproximar os sonhos à realidade, são o Microsoft Flight Simulator 2009, X!, XPlanner e Prepar3d.

Empreendedorismo
A empresa de Flávio, Eagle Airlines, surgiu em 2012, a partir da vontade de um grupo de amigos que “voavam” juntos. Ela é como uma companhia aérea real, mas sem fins lucrativos. O piloto se cadastra em um site e é “contratado” pela empresa.
Basicamente, a Eagle Airlines passa informações para o piloto virtual, incluindo escolhas de rotas (nacionais e internacionais) e modelos de aeronaves. Caso o usuário não tenha conhecimento sobre aviação, na empresa existem instrutores capacitados, oferecendo todo o suporte para iniciar a simulação.
Um dos sistemas usados é a contagem de horas de voos de cada usuário. No fim do mês, é feito um levantamento da quantidade de horas pilotadas. “Somos a primeira empresa virtual a pagar os pilotos virtuais com dinheiro real. Pagamos até R$ 0,10 por hora voada”, exalta.
Apesar de a aviação ser virtual, o designer não esquece os problemas reais. Segundo diz, por ele estar à frente da companhia, tem que tratar o hobby como algo mais sério. “Diferente de ser apenas piloto, temos que pensar em ações para motivar todos os pilotos a voarem pela Eagle. Fazemos eventos toda a semana. Temos que pensar em dar uma estrutura diferenciada das outras companhias aéreas”.

Do real para o virtual, e vice-versa
Além da experiência de pilotar um avião, o simulador também proporciona amizades novas, pessoas de lugares diferentes, que batem papo e trocam informações com essa mesma paixão. “Posso dizer que tenho grande amigos, sem ao menos conhecê-los pessoalmente”.
O jovem resgata casos até de pilotos reais que fazem parte do mercado de aviação virtual, surgido em meados da década de 1990. “A explicação que posso dar é que a profissão é tão apaixonante que, quando não estão trabalhando, não conseguem ficar longe de um cockpit [cabine de pilotagem], mesmo sendo virtual”.
Um dia, Flávio pretende ser um piloto real. Segundo ele, a questão financeira é um empecilho para entrar em uma escola de aviação. Caso surja uma oportunidade, o jovem planeja colocar em prática o aprendizado na aviação virtual, fazendo um curso de aviação, para obter o certificado de Piloto Privado.
“No Brasil é muito caro se formar para ser Piloto Comercial, sempre achei muito distante financeiramente para mim. Pretendo tirar meu brevê, que me dá o direito a chegar em um aeroclube e alugar um avião monomotor para voar”. O céu não é limite para quem sonha em trocar o joystick pelo cockpit.


As informações são"http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/perfil-2/aviacao-virtual-paga-por-horas-voadas-e-ja-tem-ate-controlador-de-voo/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Embraer recebe pedido da American Airlines para 60 aviões por US$ 2,5 bi

A Embraer recebeu da americana American Airlines um pedido de encomendas firmes por 60 aviões E175, um negócio estimado em US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 5,75 bilhões) a preços de tabela.

O pedido - anunciado por ambas as empresas nesta quinta-feira - também envolve opções de compra para outras 90 aeronaves do mesmo modelo, podendo levar a o valor total do acordo a aproximadamente US$ 6 bilhões.
O pedido firme será incluído na carteira de pedidos firmes da Embraer do quarto trimestre deste ano, sendo que as entregas estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2015. A fabricante brasileira registrava, ao fim de setembro, uma carteira de pedidos firmes de US$ 17,8 bilhões.
A American Airlines - controlada pela AMR Corp, que passa por um processo de fusão com a US Airways para sair da concordata - também anunciou uma encomenda com a principal rival da fabricante brasileira, a canadense Bombardier. O pedido para a Bombardier, porém, é menor que o feito para a Embraer: envolve 30 aviões CRJ900, avaliados em US$ 1,42 bilhão, e com opção de compra de até mais 40 unidades, o que elevaria o valor total da transação para US$ 3,38 bilhões.
Recompra
O contrato para a venda de até 150 novos aviões E175 para a American Airlines (AA) não inclui acordo de recompra de jatos antigos da frota da companhia aérea americana, uma preocupação de alguns analistas pelo efeito que isso teria nas margens da empresa brasileira. Importantes companhias aéreas dos Estados Unidos anunciaram, desde o fim de 2012, grandes encomendas de aeronaves na faixa de 70 lugares para substituição e renovação de suas frotas de jatos regionais menores. Mas pelo menos um desses contratos previa a recompra de aeronaves antigas da companhia aérea pela fabricante.
A canadense Bombardier, principal rival da Embraer, fechou há um ano acordo para venda de até 70 aviões à Delta Air Lines, assumindo o compromisso de receber de volta 60 aviões usados de 50 passageiros que foram fabricados por ela. Desde então, cada anúncio de venda de jatos regionais a empresas aéreas dos EUA levanta temores entre analistas em relação às contrapartidas oferecidas pelas fabricantes para assegurarem os novos contratos.
Descontos?
A preços de tabela, o pedido firme da AA à Embraer tem valor estimado de US$ 2,5 bilhões, podendo superar os US$ 6 bilhões com o exercício das opções de compra. A equipe do banco Itaú BBA liderada pelo analista Renato Salomone estima que a encomenda firme da AA à fabricante brasileira é de US$ 1,5 bilhão, considerando preços similares aos estimados pela casa nos últimos negócios do setor de aviação regional nos EUA.
O analista Trent, da Citi Research, também acredita em descontos expressivos. Entre outras razões, ele lembra que a AA já encomendou indiretamente 47 aviões E175 à Embraer via Republic Airways mais cedo neste ano. Procurada, a Embraer disse que não comenta sua política de preços para clientes específicos e divulga apenas os preços de tabela de seu portfólio de produtos.
Para o banco BTG Pactual, o desconto de preço nas grandes encomendas e o aumento da relevância do E175 na composição das entregas de jatos da Embraer devem pesar sobre as margens do segmento de aviação comercial da empresa no curto prazo. O E175 tem valor unitário inferior ao E190, de 100 passageiros e que nos últimos anos respondeu pela maioria das entregas da fabricante na aviação comercial. O BTG Pactual recomenda a compra das ações da Embraer, enquanto Itaú BBA e Citi Research têm posição neutra.
As ações da Embraer chegaram a subir 6,3% no começo do pregão na Bovespa, reagindo ao anúncio do pedido da AA, mas a alta reduziu a força na segunda metade do pregão. No fechamento preliminar, os papéis da empresa tinham alta de apenas 0,40%, a R$ 17,76, enquanto o Ibovespa exibia oscilação negativa de 0,06%.

As informações são"http://economia.terra.com.br/,44af401d0bfd2410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Avião derrapa na pista e fica atolado em aeroporto de Uberlândia

Uma aeronave derrapou, na noite deste sábado (14), na pista do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com mais de 90 passageiros e ninguém ficou ferido. O sargento Ramos informou ao G1 que com a chuva a aeronave derrapou na pista e atolou. Unidades de resgaste dos bombeiros que ficam no aeroporto ajudam na ocorrência.

O avião partiu de Campinas, do Aeroporto Internacional de Viracopos, e desembarcou em Uberlândia por volta das 19h45. O superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, informou à reportagem que o aeroporto está fechado por conta do ocorrido. Pousos e decolagens estão suspensos até que a aeronave seja retirada do local.
Kennedy disse ainda que a previsão é que o avião seja retirado da pista até a manhã deste domingo (15). O superintendente também destacou que não houve danos à aeronave e que uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de Brasília, foi acionada apurar o caso.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Azul informou que a aeronova envolvida é um Embraer 195, que operava o voo AD 6913. A companhia destacou que não houve qualquer ferimento aos 93 clientes e cinco tripulantes, e que todos receberam  total atenção por parte da companhia.
A Azul informou ainda que o voo seguinte, AD 6914, que operaria a etapa Uberlândia - Campinas foi cancelado em consequência deste incidente. Igualmente, os clientes afetados estão recebendo apoio da empresa, segundo a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Uma equipe técnica da companhia foi deslocada para Uberlândia, onde fará a avaliação da aeronave e remoção da mesma do local. Acompanhe aqui a situação do aeroporto da cidade.

Azul E195 at Uberlandia on Dec 14th 2013, overran runway on landing

Azul Linhas Aereas Embraer ERJ-195, registration PR-AYN performing flight AD-6913 from Sao Paulo Campinas,SP to Uberlandia,MG (Brazil) with 93 passengers and 5 crew, landed on Uberlandia's runway 22 at about 19:45L (21:45Z) but overran the end of the runway, went off the runway end safety area and came to a stop about 60 meters off paved surface. No injuries occurred, the aircraft received minor damage.

The passengers disembarked onto soft ground via mobile stairs.


The airport was closed until the following morning 07:30L for almost 12 hours until the aircraft could be moved onto paved surface and to the apron.

Metars:
SBUL 142300Z 14004KT 9999 FEW005 SCT030 BKN080 21/20 Q1014 RETS 
SBUL 142200Z 21006KT 6000 -TSRA SCT005 SCT030 FEW035CB BKN080 21/20 Q1014 RERA 
SBUL 142200Z 21006KT 6000 -TSRA SCT005 SCT030 FEW035CB BKN080 21/20 Q1014 RERA
SBUL 142113Z 05010KT 2000 TSRA BKN005 SCT030 SCT035CB BKN080 20/19 Q1013 RERA
SBUL 142100Z 33017KT 2000 +TSRA BKN005 SCT030 SCT035CB BKN080 21/20 Q1013 
SBUL 142042Z 31010KT 1800 +RA BKN005 SCT030 SCT035TCU BKN080 23/20 Q1013
SBUL 142000Z 09004KT 9999 VCSH FEW030 FEW035TCU 26/19 Q1012 
SBUL 141900Z 07003KT 9999 FEW030 FEW035TCU 26/19 Q1012 
SBUL 141800Z 31007KT 9999 VCSH FEW030 FEW035TCU 27/19 Q1013 
SBUL 141700Z 04004KT 9999 VCSH FEW030 FEW035TCU 27/19 Q1014 

As informações são"http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/12/aviao-derrapa-na-pista-e-fica-atolado-em-aeropoto-de-uberlandia.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Azul pede autorização para operar voos para Parnaíba-PI

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos diretos entre Parnaíba, interior do Piauí, e Fortaleza. A expectativa da companhia é que possa iniciar a operação da nova rota em 20 de fevereiro, tornando a cidade piauiense o 104º destino da empresa aérea, que atualmente tem voos para Teresina.
"Estudamos o mercado e percebemos que a região estava carente de ligações aéreas entre cidades do Nordeste. Com o início das operações, pretendemos estimular o transporte aéreo local com voos para outros Estados, fortalecendo além do turismo, o tráfego de negócios", afirmou o diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento, por meio de nota.
Se aprovado, o voo será operado durante o período da tarde às terças-feiras, quintas-feiras e domingos, com aeronaves turboélices ATR 72-500. Será o 104º destino da companhia aérea. De Fortaleza, haverá conexões para Salvador (BA), Recife (PE), Ji-Paraná (RO), Belém (PA), Manaus (AM) e Campinas (SP).

As informações são"http://atarde.uol.com.br/economia/materias/1554347-azul-pede-autorizacao-para-operar-voos-para-parnaiba-pi".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Azul Linhas Aéreas Brasileiras chega a Araraquara (SP)

Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de chegar em Araraquara (SP). Após receber a aprovação da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, a companhia iniciou suas operações entre o município paulista e Campinas com grande comemoração. Para estreia na cidade, o turboélice ATR 72-600 da Azul pousou no aeroporto Bartolomeu de Gusmão sob jatos d´água numa cerimônia de batismo conduzida pelo Corpo de Bombeiros na manhã de hoje. 


Estavam presentes executivos da Azul, autoridades políticas, dentre elas o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo Filho. Participaram do evento também empresários, convidados locais e Clientes.  “As novas operações devem atender à demanda da cidade e da região, promovendo o turismo de negócios no interior paulista”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento da Azul. 

O novo voo parte diariamente de Araraquara com destino a Viracopos. No aeroporto campineiro, os clientes podem fazer conexão para mais de 50 destinos. Com a nova cidade, a companhia chega a marca de 102 destinos em sua malha aérea. Três novas cidades já têm datas previstas para início de operações da companhia aérea em 2014. São eles: Parnaíba (PI), Três Lagoas (MS) e Imperatriz (MA).


As informações são"http://www.revistahoteis.com.br/materias/11-Trade/14217-Azul-Linhas-Aereas-Brasileiras-chega-a-Araraquara-SP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Band e Azul fecham parceria para Copa de 2014

Band fechou uma parceria com a companhia aérea Azul visando a Copa de 2014. Pelo acordo, a empresa transportará equipe e convidados da emissora durante a cobertura televisiva dos jogos do Mundial.


O anúncio do acordo foi realizado nesta sexta-feira, na transmissão ao vivo do sorteio de chaves da competição na Costa do Sauipe, na Bahia. Para marcar a parceria, duas aeronaves da Azul, que receberam uma pintura especial com as cores da bandeira nacional, terão o logotipo da Band em suas fuselagens. Todos os voos da equipe da emissora serão realizados nestas aeronaves.

“Esta parceria é inovadora e ousada - como são a Azul e a Band. Uma grande tabelinha vem aí para colocar nossos clientes no clima dos grandes eventos que serão sediados aqui no Brasil. No que depender da Azul e da Band, continuaremos a fazer de tudo para colocar nossa torcida e nosso país onde eles merecem estar: lá em cima”, diz Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Cultura da Azul.



A “Canarinho Azul”, um Embraer 195 de matrícula PR-AUA, e a “Brasileiríssimo”, um Embraer 190 de matrícula PP-PJQ, voarão a partir de janeiro de 2014 para todos os destinos da companhia, que somam 103 em todo o Brasil.

Marcelo Mainardi, vice-presidente de comercialização da Band, destaca a importância da parceria. "Essa ação transcende questões comerciais, é acima de tudo um casamento de duas marcas envolvidas com o Brasil. A Band, uma emissora verde e amarela, e a Azul, uma empresa brasileira que voa com aviões 100% nacionais", afirma o executivo.



As informações são"http://esporte.band.uol.com.br/futebol/copa-2014/noticia.asp?id=100000649612&t=#foto8".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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British Airways e Iberia integram serviços em Portugal

A British Airways e a Iberia integraram oficialmente, desde 1 de Dezembro, os seus serviços em Portugal, informaram as empresas em comunicado.
A British Airways e a Iberia explicam em comunicado que passarão a ter apenas uma equipa de vendas para promover os produtos de ambas as empresas.

Como o Negócios já noticiou, a Iberia e a BritishAirways haviam transferido, em Portugal, o serviço "sales desk" para a Groundforce, como forma de aumentar as sinergias e reduzir custos.

As informações são"http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/british_airways_e_iberia_integram_servicos_em_portugal.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Novos desafios na aviação: acidentes no 'piloto automático'

Os acidentes de aviação a que assistimos um pouco por todo o mundo sem causa aparente têm levantado uma questão muitas vezes esquecida: os pilotos confiam de tal forma no sistema de piloto automático que, nas raras ocasiões em que alguma coisa corre mal, parecem estar mal preparados para assumir o controlo do veículo, concluem vários estudos conduzidos nos últimos anos por indústrias e profissionais da segurança aérea.

É claro que a tecnologia de piloto automático contribuiu muito para a redução da taxa de acidentes nas últimas décadas, mas importa lembrar que esta automatização mudou por completo a relação entre os pilotos e os veículos, havendo por isso uma necessidade de adaptação a novos desafios.
Os pilotos de hoje apenas conduzem o avião manualmente durante breves minutos ou segundos durante a descolagem e a aterragem, lembra a agência de notícias Associated Press, numa reportagem sobre acidentes aéreos relacionados com a automatização dos voos. Durante quase toda a viagem, os pilotos apenas gerem o sistema que, de resto, pilota sozinho, com maior precisão e, inclusivamente, com menor consumo de combustível associado. A partir daí, é muito raro o sistema falhar ou fazer algo que não seja expectado, e, por isso, a atenção que o piloto tem no computador não é total.
“Quando vês que não és necessário, não tomas tanta atenção”, explica Michael Barr, um ex-piloto da Força Aérea norte-americana e investigador de acidentes. “Enquanto tudo corre bem, somos apenas uma peça de bagagem”, diz.
De acordo com um estudo divulgado no mês passado pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla americana), a “consciência” e a “atenção” do piloto durante o modo automático é o problema mais comum nos incidentes que ocorrem em veículos sem problemas mecânicos e com boas condições externas. É frequente haver pequenas alterações no sistema durante o voo, muitas vezes sem a acção directa dos pilotos, pelo que, se estes não estiverem continuamente com atenção no computador, podem perder a noção do modo em que o sistema está naquele momento.
Entre os outros erros mais correntes destaca-se ainda a selecção errada dos modos de voo – tipo de erro registado em 27% dos casos de acidentes analisados pela FAA.
Estas questões têm-se tornado cada vez mais polémicas e preocupantes. Recentemente, a FAA emitiu novos regulamentos de formação de pilotos, onde apela a uma maior atenção e onde ensina os pilotos a recuperar de perdas de controlo.

As informações são"http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=93862".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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TAAG e grupo Emirates criam parceria

O Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) e a companhia aérea de bandeira (TAAG) assinaram com o Grupo Emirates, na semana passada, no Dubai, um acordo para a cooperação operacional e comercial e o estabelecimento de uma parceria estratégica entre a transportadora angolana e a dos emiratos.


Pela parte angolana assinou o director-geral do INAVIC, Carlos David, e o administrador da TAAG para a área de manutenção, engenharia e comercial, Adriano de Carvalho, enquanto pela Emirates rubricou o seu vice-presidente para o Planeamento, Adnan Kazim.

O acordo prevê duas fases, estando a primeira consagrada, a curto prazo, à cooperação operacional e comercial entre a TAAG e a Emirates, e a segunda ao estabelecimento de uma parceria estratégica entre as duas companhias aéreas.Relativamente à primeira fase, a TAAG e a Emirates identificaram quatro áreas nas quais podem incrementar a sua cooperação, designadamente a formação, serviço de passageiros, serviços de carga e programa de passageiro frequente. O Ministério dos Transportes definiu, em 2008, uma visão estratégica para a TAAG, com o propósito de a posicionar como a companhia líder da modernização do transporte aéreo e serviços associados em Angola, através de uma operação fiável e financeiramente sustentável, que promova a imagem de Angola no Mundo.

A TAAG iniciou em 2008 um ambicioso programa de refundação, que já resultou numa significativa melhoria do desempenho operacional, comercial e organizacional da companhia, que permitiu a solução dos problemas mais prementes e a toma das oportunidades mais evidentes.

A TAAG enfrenta hoje desafios de complexidade crescente, cuja superação requer capacidades ao nível das melhores práticas mundiais e, consequentemente, o desenvolvimento de relações de parceria mais próximas e profundas. 

O estabelecimento de um novo modelo de enquadramento empresarial assume, neste contexto, um papel central na desejada sustentação da trajectória positiva da TAAG e constitui uma prioridade da companhia e do Executivo. O Grupo Emirates é um dos líderes mundiais da indústria de transporte e turismo, e opera duas subsidiárias principais: a Emirates Airline e a Dnata. 

A estratégia da Emirates para manter a trajectória de rápido crescimento nos últimos anos inclui a participação activa no crescimento do mercado africano e, em particular, do mercado angolano, reconhecendo a importância crescente de Angola como origem e destino de tráfego e o papel que o país deve vir a desempenhar como hub da África Central. O Ministério dos Transportes, a TAAG e a Emirates mantiveram a 12 de Junho contactos para a possibilidade de uma parceria estratégica para o sector aéreo, aquando da visita de uma delegação do Ministério dos Transportes ao Dubai, chefiada pelo Ministro dos Transportes, Augusto Tomás, e dos encontros mantidos com a direcção da Emirates, liderada pelo seu presidente, Timothy Clark.

A delegação angolana, que esteve no dia 26 de Novembro no Dubai, foi chefiada pelo secretário de Estado para Aviação Civil, Mário Domingues, em representação do Ministro dos Transportes, e integrou altos responsáveis do INAVICV, da TAAG e da ENANA.


As informações são"http://www.angonoticias.com/Artigos/item/40740/taag-e-grupo-emirates-criam-parceria".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Parnaíba terá voos regulares a partir de fevereiro de 2014


Um ultimo encontro para definir os voos para Parnaíba aconteceu na manhã de quinta feira (5) no aeroporto de Parnaíba. Participaram do encontro, o prefeito de Parnaíba Florentino Neto, empresários representando o setor turístico, e outras autoridades. A garantia de voos regulares no Aeroporto Internacional de Parnaíba foi citada novamente por Ronaldo Veras, gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, durante reunião ocorrida no auditório do aeroporto.
A empresaAzul vai operar, em um primeiro momento, nasterças, quintas e domingos a partir do dia 15 de fevereiro de 2014. Os bilhetes começarão a ser vendidos em janeiro. Na visita, o gerente de Relações Institucionais fez vistorias no aeroporto onde averiguou a qualidade da pista, a segurança em casos de incêndios e toda estrutura que garanta a operacionalidade dos voos.
O prefeito Florentino Neto mencionou a concessão de incentivo tributário por parte do município e a redução da alíquota do ICMS pelo governador do Piauí como forma de também incentivar. O encontroteve por finalidade discutir estratégias entre a gestão pública e os empresários do turismo para executar, manter e ampliar os voos regulares em Parnaíba.
Fonte: ascom
Edição: Erismar Calixto


As informações são"http://www.portalodia.com/municipios/parnaiba/parnaiba-tera-voos-regulares-a-partir-de-fevereiro-de-2014-189101.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Gol inicia operação com navegação por satélite no Santos Dumont

A GOL, é a primeira companhia aérea brasileira autorizada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - a utilizar a tecnologia RNP-AR -Performance de Navegação Requerida (na sigla em inglês), em todas as aproximações para pouso no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.


O procedimento reduz a necessidade de manobras e permite descidas mais lineares e constantes. Isto representa 850 milhas náuticas (1574 quilômetros) a menos por semana, 120 quilos de combustível a menos por voo ou 22,6 toneladas por semana, impactando na redução de emissão de gases causadores do efeito estufa em 71 toneladas no mesmo período. Outro efeito é a redução do ruído, uma vez que os motores são menos exigidos.

As informações de voo mais precisas permitem o pouso em condições de baixa visibilidade com a mais absoluta segurança. As aproximações poderão acontecer com "teto" mínimo de 93 metros de altitude (ou 305 pés) ante os 300 metros (ou 1.000 pés) exigidos até então pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

"Nossa companhia investiu recursos, dados, equipou suas aeronaves e treinou sua tripulação técnica desde maio de 2012, quando fomos homologados para usar o RNP-AR no Santos Dumont. A autorização para fazer todas as operações é motivo de orgulho para nós e reforça nosso compromisso com nossos clientes", diz Adalberto Bogsan, vice presidente Técnico da GOL. "Passaremos, a partir de segunda-feira, a oferecer mais esta melhoria em nossos serviços, que já contam com a maior oferta de assentos selo A da Anac na ponte aérea."

Hoje a GOL tem 38 aeronaves já equipadas com o dispositivo e mais de 200 pilotos treinados para executar o procedimento. Segundo o comandante Sérgio Quito, diretor de Segurança Operacional da GOL e piloto regular da ponte aérea - rota que exige um treinamento especial - fazer aproximações para pouso usando o RNP-AR tem efeitos positivos para tripulantes e clientes. "A precisão das aproximações RNP-AR permite descidas constantes, trazendo a sensação de um voo mais confortável, com menos curvas, ao mesmo tempo que otimiza as trajetórias até o aeroporto em condições de teto e visibilidade menores."

As informações são"http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=industria&id=16818".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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British Airways premia agentes com ingressos de cinema

A Britsh Airways promove até terça-feira, dia 10, a blitz promocional “Embarque na sessão Bristish Airways”. Voltada a agentes e consolidadores, envolve visitas das gerentes de Contas da empresa acompanhadas por personagens ícones do cinema como Charles Chaplin e Marylin Monroe. A ação vai premiar 600 agentes com uma sessão de cinema exclusiva no Kinoplex do Itaim, na capital paulista, na quinta-feira, dia 12. 

“Procuramos estar sempre em contato com nossos parceiros agentes e consolidadores por meio de ações e atividades exclusivas. Nesta campanha específica, além de incentivarmos as vendas dos nossos produtos, ainda pretendemos reforçar um dos pilares da empresa, o entretenimento”, explica o country manager da British Airways no Brasil José Coimbra.

O agente de viagens interessado precisa cadastrar as vendas no hotsite www.sessaoba.com.br. A ação premia com um ingresso, pipoca e refrigerante a cada venda de par de assentos em World Traveller (econômica) e World Traveller Plus (econômica plus) e ainda dá direito a um kit exclusivo da British Airways no caso de qualquer venda de ticket em Club World (executiva) ou First (primeira). 

As informações são"http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/british-airways-premia-agentes-com-ingressos-de-cinema_95057.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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amigosGoverno assina convênio com a Azul para voos Teresina-Parnaíba-Fortalezaterça

O governador Wilson Martins assinará, na tarde desta quarta-feira (4), às 16h30, no Palácio de Karnak, convênio com a empresa Azul Linhas Aéreas para implantação de voo regular com destino Teresina - Parnaíba - Fortaleza. A ação visa fomentar o turismo na região do litoral piauiense, além de dar início ao processo de regionalização da malha aérea no Piauí.

O acordo é resultado de uma iniciativa do governador Wilson Martins, que durante várias reuniões buscou incentivar a vinda de empresas aéreas para atuarem em novas rotas no Estado. Wilson assinou, recentemente, decreto que reduz a alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível QAV (Querosene de Aviação) para empresas aéreas que operam voos regionais regulares no Piauí.


Pela nova norma, a alíquota cobrada sobre o QAV (para abastecimentos feitos no Piauí) cai de 25% para 8,33% para empresas que realizem serviço regular de transporte aéreo de passageiros destinados a, no mínimo, dois municípios piauienses. A alíquota fica em 6,25% para empresas que operarem entre três cidades do estado e em 5% para companhias que realizarem voos para quatro ou mais municípios do Piauí.

“A isenção oferecida pelo Governo do Estado viabiliza a aviação regional no Piauí, pois os gastos com QAV representam 40% dos custos das empresas do setor. Com essa nova possibilidade de deslocamento para o litoral piauiense estaremos atraindo um número cada vez maior de visitantes, fomentando o desenvolvimento econômico da região”, ressalta Wilson Martins.

De acordo com os executivos da Azul, é possível, até o próximo mês, transferir uma das aeronaves que pernoitam na capital cearense para Parnaíba. A empresa atuará com aeronaves adequadas para a modalidade de aviação regional: aviões turbo-hélices com capacidade para transportar até 70 passageiros


As informações são"http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/282177_governo_assina_convenio_com_a_azul_para_voos_teresina-parnaiba-fortaleza.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Anac quer abrir 386 vagas já em 2014

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continua aguardando a autorização do Ministério do Planejamento para realizar concurso em 2014. Desde 23 de setembro, o processo se encontra no Departamento de Planejamento das Estruturas e da Força de Trabalho (Depef/Sepeg). Somente após a liberação do Planejamento é que os detalhes da seleção serão definidos.
A autarquia fez a solicitação de 386 vagas nas funções de técnico administrativo, técnico de regulação de aviação (nível médio), especialista em regulação de aviação e analista administrativo (superior). O regime de contratação será o estatutário, que garante estabilidade. As remunerações, já incluindo os R$373 do auxílio-alimentação, são de R$5.133,18 (técnico administrativo), R$5.357,98 (técnico de aviação), R$9.636,20 (analista) e R$10.392,20 (especialista).
Tão logo o Ministério do Planejamento autorize o concurso, a Anac iniciará os preparativos da seleção, promovendo a escolha da organizadora e a distribuição das vagas por unidades da federação.

As informações são"http://blog.euvoupassar.com.br/2013/12/anac-quer-abrir-386-vagas-ja-em-2014/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza 
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Renovação da frota não esconde problemas antigos

Na sexta feira, um avião Embraer 190, com 28 passageiros e seis tripulantes, desapareceu na fronteira do Botsuana com a Namíbia, quando fazia a ligação Maputo-Luanda.
Este aparelho, de fabrico brasileiro, é um dos modernos aviões escolhidos pela LAM para a renovação da sua frota, anteriormente constituída por aparelhos Boeing.

Para além do 190, a LAM utiliza os modelos 120 e 145 da Embraer, Q 400 da canadiana Bombardier e um Boeing 737-500, produzido nos Estados Unidos.
Desde 2011 que a empresa está banida de voar no espaço europeu, o que provocou o fim do voo para Lisboa, a única ligação que mantinha com este continente, "por deficiências de segurança".
Desde então,a LAM tem tentado, sem sucesso, convencer as instâncias europeias da eficácia das medidas que tomou para resolver a situação.
Já antes, no início do século XXI, a LAM tinha estado temporiamente proibida de voar para a Europa.
Atualmente, a companhia de bandeira moçambicana assegura voos internos para todas as capitais provinciais com aeroporto e ligações regionais para Dar es Salaam (Tanzânia), Harare (Zimbabué), Luanda (Angola) e Joanesburgo e Durban (África do Sul).
A LAM, criada em 1980, e que emprega 695 trabalhadores, é a herdeira da DETA, surgida em 1936, no período da administração colonial portuguesa.

As informações são"http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=699670&tm=6&layout=121&visual=49".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Infraero: quebra do monopólio estatal fez bem à empresa

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse nesta terça-feira, 26, que a estatal aprendeu muito com as concessionárias dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas do ponto de vista de gestão e de atendimento aos passageiros. "A quebra do monopólio estatal fez bem à Infraero", afirmou durante 1º Seminário de Operadores de Aeroportos Brasileiros, evento que reúne em Brasília os três operadores privados mais a estatal brasileira.

Ele disse que as outorgas pagas pelas concessionárias ao governo brasileiro têm permitido à estatal capacidade para investir nos outros aeroportos que não foram concedidos à iniciativa privada. É do Fundo de Aviação Civil também que virão os recursos para custear os investimentos nos aeroportos regionais, segundo Vale. "Na medida em que concedemos os aeroportos mais rentáveis, a Infraero tem a responsabilidade com os outros aeroportos", explicou.
O seminário tem como tema os 200 dias que faltam para o início da Copa do Mundo no Brasil. O presidente da Infraero fez um balanço da situação das obras nas 12 cidades sede do Mundial. De acordo com ele, dos R$ 4,8 bilhões de investimentos programados, R$ 2,5 bilhões já foram gastos nas 27 obras em andamento e em outras 16 que foram concluídas. "Os investimentos dos sócios privados não são diferentes desses números", disse.
Sobre a concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) na semana passada, Vale disse que a transição se dará da mesma forma como foi feita nos terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília. "'A sociedade brasileira nem tomou conhecimento da forma como os aeroportos foram passados à iniciativa privada em fevereiro", afirmou. Ele disse que, durante a Copa do Mundo, a administração desses dois aeroportos ainda será da Infraero, mas já contará com a presença de "dois maiores operadores do mundo".

As informações são"http://atarde.uol.com.br/economia/materias/1551197-infraero-quebra-do-monopolio-estatal-fez-bem-a-empresa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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TAM Aviação Executiva se torna líder em vendas de helicópteros BELL na América Latina

TAM Aviação Executiva se tornou líder em vendas de helicópteros Bell na América Latina. Depois de cinco anos de liderança mexicana nesse ranking, o Brasil superou em 20% as vendas realizadas naquele país e em 30% as vendas na Argentina, outro tradicional mercado para a fabricante norte-americana de helicópteros.

Segundo o CEO da TAM AE, Fernando Pinho, o 429, o mais novo aparelho da Bell, é um dos principais fatores responsáveis por essa performance de vendas no Brasil. Dono da maior cabine do segmento bi-turbina leve, o 429 chegou ao País em janeiro trazendo algumas novidades importantes para o mercado brasileiro, como performance, equipamentos que permitem aproximação para pouso por instrumentos em áreas densamente edificadas sob quaisquer condições climáticas.


Fonte: www.aeromagazine.com.br


As informações são"http://www.flightmarket.com.br/pt/detalhes-noticia/tam-aviacao-executiva-se-torna-lider-em-vendas-de-helicopteros-bell-na-america-latina".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Trabalhadores da Embraer aceitam proposta de reajuste salarial

Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (27). O acordo acontece após quatro meses de negociações, que chegaram a ser levadas à Justiça após os trabalhadores paralisarem as atividades por 24h. Cerca de sete mil trabalhadores participaram da assembleia nesta quarta-feira.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta aprovada pelos trabalhadores foi de reajuste de 8% retroativo ao mês de setembro, além de 0,94% a partir de janeiro. Também ficou definida a estabilidade dos funcionários até o dia 31 de dezembro. O sindicato informou que a empresa não descontará as horas de paralisação durante as greves realizadas em outubro e que os funcionários também não precisarão recompensá-las.

“A proposta é boa porque é fruto da mobilização dos trabalhadores e aceita por ampla maioria. Conseguimos o aumento acima da inflação graças às greves realizadas e quatro rodadas de negociações”, afirmou o vice-presidente do sindicato, Hebert Claros.


O representante da categoria disse que também foi decidido em assembleia manter a campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Atualmente, os funcionários da Embraer trabalham 43 horas. “Com a redução da jornada a empresa poderia criar até 1.100 empregos diretos. Vamos continuar nessa luta e podemos realizar novas greves”, disse.

Campanha Salarial
As negociações da campanha salarial começaram desde agosto e a proposta de conciliação entre sindicato e a empresa chegou a ser levada pela Embraer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em audiência que terminou sem acordo no início de novembro.
A medida, segundo a empresa, foi tomada  após os sindicalistas bloquearem a entrada de funcionários na fábrica e decretarem uma greve de 24 horas, antes mesmo do fim das negociações sobre a data-base em andamento. A categoria pedia aumento real de 10% sobre os salários e redução da jornada de trabalho.

Trabalhadores da Embraer fizeram uma paralisação de 24 horas no dia 31 de outubro para reivindicar o aumento. Antes, nos dias 8 e 23 de outubro, um ato paralisou a produção da Embraer por 4h.

Outro lado
Procurada, a Embraer confirmou o aprovação do acordo com os funcionários dos dois primeiros turnos da empresa na manhã desta quarta-feira (27).


As informações são"http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/11/trabalhadores-da-embraer-aceitam-proposta-para-reajuste-salarial.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Azul Linhas Aérea faz promoção para Fortaleza e Santarém

A Azul Linhas Aéreas lança em dezembro uma promoção em seu programa de vantagens, o Tudo Azul. Todos os clientes cadastrados no programa que voarem de Santarém (PA) para Porto de Trombetas (PA), Itaituba (PA), Manaus (AM), Altamira (PA) e de Fortaleza (CE) para São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG) ganharão até cinco vezes mais pontos para cada real gasto. A promoção é válida para os trechos de ida e volta e vale até 31 de dezembro. 

Além da novidade no Tudo Azul, haverá tarifas especiais para os voos de Fortaleza e também para os voos de Santarém. A partir de cinco mil pontos já é possível adquirir passagens disponíveis no site da companhia. Mais informações sobre a promoção no voeazul.com.br/tudoazul.

As informações são"http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/azul-linhas-aerea-faz-promocao-para-fortaleza-e-santarem_94757.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Azul inicia vôos para Paulo Afonso dia 16 de dezembro

A partir do dia 16 de dezembro próximo, a cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, passa a se interligar a Salvador, por via área, com três voos semanais oferecidos pela Azul Linhas Aéreas. Observando o horário de verão, os voos semanais Salvador – Paulo Afonso, aprovados pela Anac, serão realizados as segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da capital às 12h22 e chegando a Paulo Afonso às 13h40. No retorno, os voos saem às 14h10 de Paulo Afonso e chega a Salvador às 15h35.


A captação dos voos, já autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que vai contribuir para atrair mais visitantes para o estado, teve a participação ativa do Governo da Bahia, por intermédio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Fazenda (Sefaz) e Turismo (Setur), que contribuíram, dentro da sua área de atuação, com mecanismos necessários para o estabelecimento da nova rota.

Em Salvador, os passageiros da Azul contarão ainda com nove opções de conexão – Aracaju, Porto Seguro, Confins, Guarulhos, Ilhéus, João Pessoa, Recife, Vitória e Campinas. Para os clientes com origem em Araraquara, serão mais de 50 opções de destinos em Viracopos. Além de Paulo Afonso, a companhia disponibiliza voos para Porto Seguro, Salvador, Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus e Lençóis.

Ecoturismo -  Paulo Afonso, que abriga a principal hidroelétrica do Rio São Francisco, é uma região que vem atraindo um grande número de visitantes por suas belezas naturais. Com diversas opções de cachoeiras e cânions, a região conta com a reserva ambiental do Raso da Catarina, onde se encontram diversas espécies de animais em extinção.

A região, que faz divisa com os estrados de Alagoas e Sergipe, também abriga sítios arqueológicos importantes, administrados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), além dos famosos cânions do Xingó, na represa do mesmo nome, na cidade sergipana de Canindé do São Francisco.

As informações são"http://www.jornaldamidia.com.br/2013/11/28/azul-inicia-voos-para-paulo-afonso-dia-16-de-dezembro/#.UpqAUdL_ldw".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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