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Etihad Airways e Korean Air ampliam acordo de codeshare

A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, ampliou seu acordo de codeshare com a Korean Air, a maior companhia aérea da Coreia do Sul, para incluir seis novos destinos. Na segunda fase da cooperação, a Etihad Airways colocará seu código "EY" nos serviços da Korean Air, partindo do aeroporto Incheon, em Seul, para Honolulu, Vancouver e Hong Kong. Em contrapartida, a Korean Air incluirá seu código "KE" nos voos da Etihad Airways, partindo de Abu Dhabi para Johanesburgo, Mascate e, ainda sujeito a aprovação governamental, Khartoum.   

Os novos acordos aumentam os serviços de codeshare existentes das companhias aéreas entre Abu Dhabi e Seul. Segundo o presidente e CEO da Etihad Airways, James Hogan, este acordo permitirá às duas empresas aumentar sua rede de maneira mutuamente benéfica, além de ampliar sua atratividade para os viajantes. 

"Este é um desenvolvimento natural do acordo com a Korean Air, assinado em julho deste ano, cujo escopo da operação esperamos ampliar ainda mais no futuro", afirma.   Hogan acrescenta, ainda, que a estratégia de parcerias da Etihad Airways com companhias aéreas como a Korean Air ajuda a aumentar o turismo em Abu Dhabi. "A introdução das novas rotas nos permite expandir rapidamente nossa rede, levando mais tráfego de lazer e negócios para e através de nosso hub em Abu Dhabi. Somente no ano passado, a Etihad Airways transportou 10,2 milhões de passageiros que passaram por Abu Dhabi; aumentar o número de visitantes internacionais é crucial para permitir o crescimento econômico no Emirado, e ajudar a executar o plano visionário do governo para Abu Dhabi até 2030. Prevemos que essa tendência continuará com a abertura de novas rotas partindo da Ásia e da América do Norte", finaliza.   

A Etihad Airways e a Korean Air têm uma parceria comercial de sucesso desde agosto de 2009, quando assinaram um acordo pro rata especial e uma parceria entre linhas. As companhias aéreas iniciaram operações de codeshare entre Abu Dhabi e Seul em 22 de julho de 2013.   Membros dos programas de fidelidade Etihad Guest, da Etihad Airways, e SKYPASS, da Korean Air, contam com benefícios recíprocos, incluindo acesso ao lounge, prioridade no check-in e maior permissão de bagagem para membros dos níveis superiores dos programas, além da possibilidade de ganhar e usar pontos nos voos da Etihad Airways e da Korean Air.

As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Tam recebe certificação de segurança em terra da Iata

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata) concedeu a certificação Iata Safety Audit for Ground Operations (Isago) para a TAM. Após realizar auditoria em todos os processos da gestão operacional de terra no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Concedida para a companhia aérea brasileira, a Isago verifica a conformidade da empresa em relação às normas mais eficazes e seguras em operações de apoio à aviação realizadas no solo. "É uma certificação de qualidade importante, que demonstra alto grau de preparo da empresa que a obtém", diz Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil.

Redução de ameaças nas operações em terra que podem afetar a segurança operacional e de danos em aeronaves; prevenção de atos de interferência ilícita; prevenção de lesões ao pessoal de apoio, e cumprimento das leis e regulamentações do meio ambiente fazem parte da auditoria realizada pela Iata para liberar a certificação.


As informações são"M&E por Arthur Stabile".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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Avianca inicia operação Maceió-São Paulo

Há pouco mais de um ano atuando em Alagoas, a companhia Avianca incrementa a malha aérea alagoana. No próximo domingo, dia 27, o voo regular direto (Maceió-São Paulo e São Paulo-Maceió) inicia operação.  
 

Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, esse incremento é reflexo da demanda crescente que o destino tem provocado no mercado, principalmente, quando se trata do principal emissor, que é São Paulo. 

 “Um dos nossos desafios, nos últimos anos, foi aumentar a oferta de assentos. Alagoas é um destino emissor e receptor crescente e o novo voo trará desenvolvimento para o Estado”, disse Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL. 

As informações são".brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Base confirma ida do 1º Esquadrão Rumba para Natal

Uma triste partida. Assim, ex-comandantes e oficias lamentam o fim das atividades do 1º Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), apelidado carinhosamente de "Rumba". Aqueles sons de turbinas e voos rasantes, comuns nas imediações da sede na Avenida Borges de Melo, não mais devem acontecer. Em nota, a Aeronáutica confirmou, ontem, a transferência do 1° Esquadrão para a Base Aérea de Natal (BANT). No dia 10, o Diário do Nordeste já tinha antecipado o assunto, revelando que a estrutura já estava esvaziada.


Apesar do anúncio, ainda não foi definida, segundo a Aeronáutica, uma data para a mudança do 1º Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), da cidade de Fortaleza, para a Base Aérea de Natal (BANT) FOTO: JOSÉ LEOMAR
Apesar do anúncio, ainda não foi definida, segundo a Aeronáutica, uma data para a mudança do 1°/5°GAV para a BANT. "Embora os processos de transferência façam parte da vida dos militares, a transição será realizada buscando-se conciliar as necessidades da Força com as expectativas dos militares da ´Rumba´, minimizando todos eventuais impactos sociais", informa o texto.

O clima, no entanto, não é pacífico. A notícia parece não ter sido recebida de forma consensual. Triste com a transferência, um oficial superior (que pediu para não se identificar por temer retaliações) diz que a população não deveria, no entanto, aceitar essa medida. Haverá, segundo ele, perdas econômicas e também sociais. Já em dezembro, a turma de aspirantes deve partir para os estudos em Natal.

"Dos mais de 1.300 oficiais existentes, devem ficar apenas uns 200. Desse jeito, sem função, a base deve fechar, vai virar apenas um destacamento, sem serventia", reclama o oficial.

Por coincidência, na noite de ontem foi realizado o Baile do Aviador, em Fortaleza, talvez o último. No ´rosário´ de prejuízos com a partida da "Rumba", o oficial fala que serão menos 1.000 pessoas que deixaram de injetar dinheiro na economia cearense e movimentar mais de R$ 200 milhões de reais em salários ganhos. "Uma base sem a sua unidade aérea e como uma escola sem aluno. Muitos jovens, que antes sonhavam em ser da "Rumba", vão perder a oportunidade de emprego e de renda. Acho que a sociedade não deve aceitar esse fechamento" alerta a fonte. O Coronel Aviador e ex-comandante da BAFZ, Carlos Alberto Vieira, também vê com muita tristeza a saída do esquadrão. "É o fim da história da base que deve, sim, encerrar suas atividades. Vai manter aberta com qual justificativa, o que vai garantir os custos?", indaga o ex-comandante. Saindo o "Rumba", deve ficar apenas, segundo Vieira, algumas instalações e o controle do espaço aéreo, um agrupamento bem inexpressivo de pessoas. "Espero sim que a decisão se reverta", sugere o oficial.


Negativa

O pronunciamento oficial da Aeronáutica informa ainda que não há, no entanto, "qualquer ordem ou estudo que aponte para o fechamento da BAFZ, que mantém a sua missão de apoiar as unidades sediadas ou que estejam em operação eventual".

Atualmente, na Base operam outras três unidades da Aeronáutica: Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), 5º Esquadrão do 1º Grupamento de Comando e Controle (5º/1ºGCC) e Prefeitura de Aeronáutica de Fortaleza (PAFZ). Além disso, a organização militar possui estruturas de apoio logístico e de pessoal. Em nota, a Aeronáutica informa que, com o retorno do 1°/5°GAV para Natal, onde esteve sediado até 2002, esta unidade, que forma os pilotos de transporte, patrulha e reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) se juntará às outras duas unidades de formação operacional da FAB, o 2°/5°GAV, que forma pilotos de Caça e o 1°/11°GAV, pilotos de helicóptero, bem como à Primeira Força Aérea (FAE I), Comando Operacional responsável pelos esquadrões de instrução. "Com esta concentração das unidades aéreas numa mesma sede, a FAB melhorará o processo de elevação operacional dos pilotos militares", afirma. A assessoria da Base Aérea não quis, no entanto, se pronunciar sobre o assunto.

O 1º/5º Grupo de Aviação teve sua origem na criação da Base de Natal em março de 1942, a qual desempenhou papel estratégico na II Guerra Mundial.

IVNA GIRÃOREPÓRTER 


As informações são"http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1332043".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Infraero demite 3,8 mil no país

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou que vai demitir até 3,8 mil servidores dos cinco aeroportos que integram o programa de concessões do governo – Guarulhos, Viracopos, Brasília, Confins e Galeão. O número representa 28,15% do universo de servidores do órgão e a medida, segundo a empresa, faz parte do conjunto de ações do Plano de Demissão Voluntária (PDV) em função do programa e da consequente redução da participação da Infraero na administração dos terminais.

De acordo com a empresa, à medida que as privatizações avançarem, será necessário reduzir o quadro de funcionários. Em alguns casos, eles poderão ser remanejados, desde que aceitem mudar o local de trabalho. Uma alternativa sugerida pela Infraero é a antecipação da aposentadoria para aqueles que estão, no máximo, a cinco anos de receber o benefício.

O presidente da Associação de Empregados da Infraero (Anei), Edson Antonio Cavalcante, disse que até o momento não há riscos de os servidores perderem o emprego ou ficar sem receber seus direitos. Cavalcante explicou também que a Infraero e a Anei fecharam um acordo com a Receita Federal e com a Polícia Federal com o objetivo de transferir para esses órgãos os trabalhadores que não aderirem ao PDV. “Vamos acompanhar cada caso de modo que ninguém tenha prejuízo e ou perca o emprego”, frisou.

Sacrifício
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou ontem que "é um sacrifício" para o país cumprir participação de 49% da Infraero nos consórcios administradores dos aeroportos. "É um modelo que o governo adotou e ele tem ônus, tem peso para o governo. A Infraero não é uma empresa capitalizada e o Tesouro é quem cobre isso", afirmou.
Sobre o aumento das passagens aéreas, disse que o Brasil abandonou há muito tempo o controle de preços. "Não há interesse nem vontade do governo de controlar o preço, mas não haverá abusos." A afirmação veio rebater a informação de que, faltando oito meses para a Copa do Mundo, o preço de passagens aéreas durante a competição já está 10 vezes mais alto do que em um dia normal. "Se montou um comitê formado pelo Ministério da Justiça, que participa dos Procons, Polícia Federal, Cade, Ministério do Turismo, AGU, SAC, Casa Civil, Fazenda, para que se faça não só o acompanhamento das tarifas, mas também da qualidade do serviço."

Moreira Franco afirmou ainda que não haverá problemas nos aeroportos durante a Copa do Mundo. "O que me preocupa é o desafio para atender o dia a dia." Sobre as novas concessões, previstas para novembro, Moreira Franco falou da importância de operadores experientes. "Há necessidade de ter operadores de aeroportos com muita experiência porque as projeções dos nossos aeroportos nos levam, para o prazo da concessão, quase que a quadruplicar o número de passageiros/ano que se opera hoje."

Lisboa Diário
O vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mór, deve anunciar hoje, no Rio de Janeiro, um novo voo entre Belo Horizonte e Lisboa a partir da entrada do verão europeu. Com isso, a rota passa a ter frequência diária. A decisão da companhia, segundo sua assessoria, se justifica pelas altas taxas de ocupação dos seis voos semanais atuais, que giram em torno de 85%.

As informações são"Estado de Minas por Ana Carolina Dinardo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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BID apoia primeiro voo comercial brasileiro utilizando biocombustível

Um avião da companhia Gol Linhas Aéreas, com apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), GE, Boeing e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou ontem o primeiro voo comercial no Brasil, abastecido com 25% de bioquerosene.
 
A aeronave saiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e seguiu para o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O biocombustível foi desenvolvido para proporcionar desempenho equivalente aos combustíveis convencionais derivados do petróleo sem necessidade de modificações nas turbinas ou sistemas de armazenamento ou distribuição de combustível.
 
O especialista em energia e líder da Iniciativa de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação do BID, Arnaldo Vieira de Carvalho, disse que esta iniciativa é extremamente relevante para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e Caribe. "O biocombustível em geral, e em particular para a aviação, é um instrumento eficaz para acelerar o desenvolvimento da região, atrair mais investimentos aos países, gerar empregos, aumentar a receita empresarial, trazer tecnologia de ponta e desenvolvimento rural de forma sustentável", disse.
 
Para o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, “o novo mercado de biocombustíveis para aviação permite que o transporte aéreo no Brasil cresça sem aumentar sua emissão de gases de efeito estufa. Nosso objetivo é voar com sustentabilidade, usando o bioquerosene”, afirmou.
 
O BID vem apoiando o desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis para a aviação no Brasil, México, Argentina, Chile e países da América Central. A ferramenta gratuita do BID Sustainable Biofuels Scorecard (também disponível em português) ajuda produtores a avaliarem questões complexas associadas à produção de biocombustíveis, do campo ao tanque, estimulando níveis mais altos de sustentabilidade nesses projetos.
 
Estiveram presentes no voo o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR; Juan Diego Ferrés, presidente do Conselho Superior da Ubrabio; Paulo Sergio Kakinoff, presidente da Gol; Donna Hrinak, presidente da Boeing; Gilberto Peralta, presidente da GE; Joel Velasco, vice-presidente da Amyris, e Arnaldo Vieira de Carvalho especialista em energia e líder da Iniciativa de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação do BID, alem de varias outras autoridades e empresarios do setor assim como passageiros que compraram normalmente passagens para o voo.

As informações são"http://www.segs.com.br/categoria-veiculos/136889-bid-apoia-primeiro-voo-comercial-brasileiro-utilizando-biocombustivel.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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British Airways leva sua nova first class ao Rio de Janeiro

No dia 27 deste mês, a British Airways colocará em operação seu novo Boeing 777-300ER no Rio de Janeiro, marcando a introdução da nova primeira classe da companhia aérea na cidade.
A aeronave será lançada como parte da estratégia de aumentar a frequência da rota Rio-Londres de seis para sete voos semanais.   A aeronave conta com 14 suítes. Cada assento individual se transforma em uma cama com abertura de 180º paralela ao solo ao simples toque de um botão. Os clientes First têm à disposição o serviço da tripulação de bordo e recebem pijamas, máscaras e chinelos. “A introdução da nova aeronave no Rio de Janeiro reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro”, diz o country manager da British no Brasil, José Antonio Coimbra.

As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Receita vai leiloar jatos apreendidos

A Receita Federal vai leiloar dois dos nove jatinhos apreendidos na Operação Pouso Forçado, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, em 2012, que investigou um suposto esquema de compra de aeronaves de luxo no exterior sem pagamento de impostos no Brasil.
Os jatinhos - um Falcon 900, da Dassault, e um Challenger 300, da Bombardier - terão lances mínimos de R$ 11 milhões e R$ 28 milhões, respectivamente, e estão no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. 
O Falcon 900, prefixo N900CZ, fabricado em 1987, está em nome da Wilmington Trust Company, mas era arrendado pela Global Jet Leasing Inc. e usado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago. Foi avaliado pela PF em R$ 22,5 milhões.
O Challenger 300, prefixo N290CL, ano 2010, está em nome da Wells Fargo e pertenceria ao empresário campineiro Cláudio Dahruj Filho, dono de uma rede de concessionárias de veículos, em Campinas. Foi avaliado em R$ 35 milhões.
Entre os investigados na operação estão os empresários Leo Kryss, fundador do grupo financeiro Tendência, Fábio Roberto Chimenti Auriemo, da JHSF Participações S/A, Antonio Carlos de Freitas Valle, fundador do Banco Garantia, José Roberto Colnaghi, do grupo Asperbras, José Luiz Cutrale Júnior, da Cutrale, José Serpieri Júnior, da Qualicorp, e Marcelo Kalim, sócio do BTG Pactual.
As investigações tinham como alvo 22 aeronaves. O valor estimado de 12 delas era de R$ 560 milhões. O montante sonegado atinge R$ 192 milhões. No suposto esquema, empresas de fachada eram criadas no exterior e recebiam remessas de dinheiro para a compra de aeronaves, por meio de um banco americano, com registro do avião nos Estados Unidos.
Segundo o procurador Maurício Fabretti, o esquema usava um decreto-lei que permite que aeronaves pertencentes a empresas ou pessoas estrangeiras passem até 60 dias no Brasil sem o recolhimento de taxas.
As investigações da Polícia Federal mostraram que os jatinhos deixavam o Brasil e retornavam, quando o prazo de admissão temporária estava perto do fim, apenas para renovar o termo. Análise das listas de passageiros e dos trajetos indicou que elas eram usadas por pessoas físicas e jurídicas estabelecidas em território nacional, em voos dentro do País.
Os dois jatinhos serão leiloados no dia 25 de novembro - as propostas, de pessoas físicas e jurídicas, devem ser enviadas à Receita Federal até o dia 22.

As informações são"Ricardo Brandt - O Estado de S.Paulo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Azul pede autorização à Anac para seu 14º destino a partir de Porto Alegre: Passo Fundo

Quando aprovado, companhia tem previsão de iniciar suas operações em 9 de dezembro com uma frequência diária entre as cidades gaúchas 
 
Ainda, em outubro, Clientes cadastrados no TudoAzul, programa de vantagens da Azul, que voarem de/para a capital gaúcha, ganharão até cinco vezes mais pontos
 
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está novamente ampliando sua malha aérea na região Sul do país. Isso porque a companhia acaba de solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar seu 14º destino servido a partir de Porto Alegre: Passo Fundo. Quando aprovado, a Azul tem previsão de iniciar suas operações em 9 de dezembro com uma frequência diária entre as cidades.
 
Mantendo o posto da aérea que mais oferece voos no Rio Grande do Sul, a Azul vem expandindo suas operações na região, incrementando opções de rotas e destinos, dentro e fora do estado. “Hoje os Clientes contam com 13 destinos a partir de Porto Alegre. Dentre eles, há o aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde é possível conectar-se a mais de 50 cidades em todo o país” diz Marcelo Bento, diretor de Aliança e Planejamento da Azul.
 
As novidades para os gaúchos não param. Todos os Clientes cadastrados no TudoAzul, programa de vantagens da companhia, que voarem de ou para Porto Alegre durante todo o mês de outubro, ganharão até cinco vezes mais pontos do que o total disponibilizado geralmente. A promoção torna ainda mais fácil a viagem para os mais de 100 destinos que a Azul disponibiliza. Para aproveitar essa promoção, acesse o portal http://voeazul.com.br/tudoazul.
 
Ainda, durante a alta temporada, período que compreende os meses de dezembro a fevereiro, a Azul disponibilizará dois voos extras a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho para Florianópolis. Os horários extras terão início em 27 de dezembro. As passagens já estão disponíveis em todos os canais de vendas da Azul.
 
Atualmente, a partir de Porto Alegre, a companhia oferece 13 destinos. São eles: Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Foz do Iguaçu, Joinville, Maringá, Londrina, Navegantes, Pelotas, Santa Maria, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Chapecó, Guarulhos e Campinas. Lembrando, que em Viracopos os Clientes tem mais de 50 opções de conexão.
 
Confira abaixo os horários dos voos em solicitados*:
 
Porto Alegre – Passo Fundo – Porto Alegre
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Porto Alegre 14h56 Passo Fundo 15h45 Exceto aos sábados e domingos
Passo Fundo 16h10 Porto Alegre 16h58 Exceto aos sábados e domingos
Porto Alegre 12h50 Passo Fundo 13h40 Aos sábados
Passo Fundo 14h05 Porto Alegre 14h55 Aos sábados
*Horários sujeitos à modificações
 
Confira abaixo os horários dos voos extras: 
 
Porto Alegre – Florianópolis – Porto Alegre
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Porto Alegre 7h00 Florianópolis 8h05 Exceto aos domingos
Porto Alegre 23h15 Florianópolis 00h20 Exceto aos sábados
Florianópolis 6h05 Porto Alegre 7h10 Exceto aos domingos
Florianópolis 20h50 Porto Alegre 21h55 Exceto aos sábados
 
Para mais informações, acesse o site www.voeazul.com.br.

As informações são"http://www.segs.com.br/categoria-veiculos/136884--azul-pede-autorizacao-a-anac-para-seu-14o-destino-a-partir-de-porto-alegre-passo-fundo.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Jet Blue Paints Airplane to Honor FDNY and the FDNY Foundation

Jet Blue Airlines dedicated one of their Airbus 320s in honor of the FDNY and FDNY Foundation, calling it ‘Blue Bravest,” and unveiled it at JFK Airport on Oct. 23.
“This is the most visible sign of how much they care about the Department,” said Fire Commissioner Salvatore Cassano. He noted how the airline helped transport dozens of FDNY members to help in the aftermath of Hurricane Katrina.
“You have helped our members perform their outstanding work. This [airplane] is a true symbol of the Department’s strength and resolve.”
The FDNY-red plane features the Department’s logo on the tail. It will travel to various locations where Jet Blue flies.
Jet Blue is a great supporter of the FDNY Foundation, donating each year to support fire safety education and training.
“You keep us safe,” said Jet Blue CEO Dave Barger. “This isn’t just a paint scheme, it’s a partnership, a tribute to the City of New York.”

As informações são"BrooklyNews Corp".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Aeroporto de Tabatinga será ampliado

O Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM) vai receber obras de reforma e ampliação em seu terminal de passageiros, que passará de 1,6 mil m2 para 5,21 mil m2. Ao todo, R$ 17,14 milhões serão investidos pela Infraero nas instalações.



Os serviços incluirão também a instalação de uma segunda esteira de restituição de bagagem, seis novos balcões de check-in, em adição aos dois já existentes, e a expansão do estacionamento de veículos, que passará de 69 para 126 vagas. Além disso, as áreas destinadas à administração e às empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo serão ampliadas.
De acordo com ordem de serviço assinada na semana passada, as obras serão executadas em 14 meses. Ao final, o terminal, que hoje comporta 51 mil passageiros por ano, terá capacidade para realizar 350 mil embarques e desembarques. Em 2012, Tabatinga registrou um movimento de 49,4 mil passageiros.

Para o superintendente da Infraero na Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima, as obras de Tabatinga demonstram o grau de comprometimento da empresa com o desenvolvimento do País. “A Infraero está investindo não somente na melhoria da infraestrutura do terminal, mas também contribuindo para que o município se desenvolva e cresça, atraindo mais empresas aéreas para a localidade e gerando, dessa forma, mais empregos para a região”, destacou.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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GOL implementa nova identidade visual nos aeroportos

A GOL iniciou a implementação de uma nova identidade visual nos aeroportos onde opera. A primeira base a passar pela mudança foi a de Confins, em Belo Horizonte, em seguida Congonhas, em São Paulo. Até o dia 30 de novembro, todos os aeroportos já estarão com o novo visual.   


O projeto foi construído com o objetivo de tornar a identidade nos aeroportos mais simples e com as informações de check-in, bagagem, autoatendimento, entre outras, mais claras aos clientes. "Essa iniciativa nos auxilia a garantir que o fluxo dos clientes desde a chegada no check-in até o embarque aconteça de forma simples e rápida, uma vez que as informações e direcionamentos estão dispostos de uma forma mais clara e com fácil visualização”, destaca André Lima, diretor de aeroportos da GOL.   

A nova identidade privilegia a sinalização, com ícones para fácil entendimento e um visual assertivo que, além da beleza, contribui para a agilidade dos processos no aeroporto. "Queremos ser a melhor companhia aérea para viajar e, esse trabalho de revitalização da identidade visual nos aeroportos é essencial para essa conquista", explica Florence Scappini, diretora de marketing da GOL. "Somos uma marca jovem e próxima e a nova identidade busca transmitir exatamente isso".   

Com foco em proporcionar, além de clareza das informações um ambiente acolhedor, a companhia apostou em fundos de madeira, com painéis e detalhes nas cores da companhia - laranja e cinza claro. Além disso, utiliza os espaços disponíveis nas lojas e auto atendimento para incentivar e orientar o cliente a utilizar outras plataformas de check in, como pela internet e celular.

As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Recife instala 113 novos totens alimentadores de energia em Aeroporto

Os usuários do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre contam com novos pontos de energia. Para mais comodidade dos passageiros e usuários, foram instalados 113 totens alimentadores de energia espalhados nas áreas de maior fluxo, como o embarque e desembarque, saguão e praça de alimentação. Cada totem consiste em uma em uma minitorre energizada, com oito tomadas cada e voltagem de 220. Práticas, as novas tomadas garantem aos passageiros que transitam pelo Aeroporto do Recife maior disponibilidade de locais para recarregar seus equipamentos eletrônicos enquanto esperam o voo.

As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/99643/recife-instala-113-novos-totens-alimentadores-de-energia-em-aeroporto".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Infraero apresenta cronograma de reforma

O secretário Municipal de Planejamento, Washington Bonfim, informou que a Infraero deve apresentar, até a próxima semana, o cronograma e execução da reforma do Aeroporto Petrônio Portela, incluindo o início da desapropriação dos cerca de 150 imóveis no entorno do local, começo e finalização das obras.
“A Infraero vai propor um cronograma para a reforma, depois o prefeito deve assinar o decreto de utilidade pública da área e só depois as desapropriações”, explicou.
Em reunião realizada na última terça-feira, dia 15, na Secretaria de Aviação Civil, entre o prefeito Firmino Filho, o secretário Washington Bonfim e representantes da Infraero, também ficou acertada a formação de grupos de trabalho para acompanhar o planejamento da reforma no aeroporto.
“Estamos trabalhando na formação de um grupo de trabalho para avançar no projeto do novo aeroporto de Teresina. Será definida uma pauta nas próximas reuniões”, ressaltou Firmino Filho.

As informações são"http://www.portalodia.com/noticias/piaui/infraero-apresenta-cronograma-de-reforma-183375.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Presidente da Gol reúne-se com Gilberto Carvalho

O presidente fundador da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e o atual presidente da empresa aérea, Paulo Kakinoff, se reuniram nesta terça-feira, 15, com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Eles negaram que estejam planejando novas demissões, apesar das dificuldades por que passa o setor. "Não tem demissão na empresa. Não estamos pensando nisso", declarou Constantino.

Segundo a assessoria de Carvalho, os dois vieram pedir uma solução para o fundo de pensão Aerus, que está sob intervenção desde 2006. Ele reúne dez mil aposentados e pensionistas que trabalharam nas empresas aéreas Varig e Transbrasil e que acabaram desamparados por causa de um rombo financeiro. Por causa disso, o valor de aposentadorias e pensões pagas mensalmente aos ex-funcionários é de apenas 8% do valor devido, conforme as contribuições feitas ao longo dos anos por cada funcionário. De acordo com a assessoria, Gilberto teria dito aos empresários que não estava acompanhando o assunto e não sabia exatamente como o tema estava sendo tratado no governo. Mas disse que iria se inteirar e depois poderia dar um retorno, sem marcar uma data para isso.
Os executivos não abordaram o tema Aerus na entrevista que concederam ao final da audiência. Constantino disse que não trataram de "nenhum tema específico de aviação". Segundo explicou, "os temas que temos tratado de aviação têm sido através da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), de forma institucional". Eles não quiseram falar sobre uma das principais queixas das empresas aéreas, o preço do combustível de aviação que onera as passagens por causa das variações do dólar.
O presidente da Gol, por sua vez, responsabilizou as operadoras de turismo que fazem bloqueios de lugares em voos em determinadas datas pelos altos valores que estão sendo cobrados para as passagens aéreas para o período da Copa do Mundo, em julho do ano que vem. "As operadoras fazem bloqueio para o período da Copa, uma vez que não se sabe ainda quais são as sedes que vão receber cada uma das equipes", disse Kakinoff.
Ele explicou que, dessa forma, a maior parte dos assentos fica ocupada, o que tem impacto nas tarifas. Porém, essa é uma ocupação que pode não se concretizar. A expectativa é que, uma vez realizado o sorteio das sedes da Copa, haja alteração nos preços.

As informações são"TÂNIA MONTEIRO - Agencia Estado".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Em reabilitação, ex-presidente da Azul fala de Blumenau, aviação, Tecnoblu e uma nova vida

Aos 54 anos, o executivo Pedro Janot enfrenta a fase mais difícil da vida. Com história construída na Mesbla, Americanas, Richard’s, Zara e Pão de Açúcar, o executivo, no auge pessoal e profissional, caiu de um cavalo e perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Isso foi há dois anos, quando era presidente da Azul Linhas Aéreas.

Hoje, conselheiro da Azul e da blumenauense Tecnoblu – fabricante de acessórios para a indústria da moda – Janot luta pra se recuperar. Veio a Blumenau na semana que passou para reuniões na empresa da Itoupava Central. Em cadeira de rodas, exausto, mas ainda empolgado, Janot conversou com a coluna sobre a conjuntura econômica, aviação e a experiência dele com o acidente.
Já conhecia Blumenau?
Pedro Janot – Eu conhecia. Trabalhei muito com a Dudalina, com a Sônia, Duca, Ruizinho, e com outras empresas, mas a Dudalina marcou pela simpatia da família. Vim à primeira Oktoberfest, depois daquela enchente. Fui comprador da Mesbla e estava aqui comprando alguma coisa. Vi uma festa linda, ainda muito original, com os colonos, roupas e comida típicas. Gosto muito dessa região.
Como se aproximou da Tecnoblu?
Janot – Foi através da Endeavor (organização que incentiva o empreendedorismo). Fui mentor deles. Tivemos uma conversa de uma hora e meia e depois eles me convidaram para participar do conselho para ajudar a companhia a dar os passos largos que ela tiver oportunidade de dar. Vejo uma empresa com diferenciais importantes. E agora, tendo um sócio, um fundo de private equity, pode realmente trazer a ambição da Tecnoblu de ser uma companhia internacional, capitalizada e estruturada.
A Tecnoblu se mostra uma empresa ousada, com crescimentos significativos. É recomendável essa ousadia?
Janot – Acho que vale a pena. O mercado têxtil no Brasil começa a se profissionalizar agora. Muitas cadeias começam a se organizar porque o consumidor quer mais por menos. Temos um desemprego funcional, quer dizer, não tem mais onde entrar renda. O mercado vai crescer para quem tiver iniciativa inovadora, e esse consumidor, que alcançou um patamar de renda e o levou a consumir mais, vai manter esse patamar de consumo. Então, céu azul para a Tecnoblu.
De quem depende o desenvolvimento da aviação regional no Brasil?
Janot – Do governo federal. A Azul já faz. Depois da fusão com a Trip, a Azul atende 100 destinos, dos quais 50 são absolutamente regionais. Agora, são aeroportos com pouquíssima estrutura. Tem um que antes do pouso alguém pega a moto para tirar as capivaras da pista. Parece engraçado, mas não é. O Brasil é um país que está se interiorizando economicamente, pelas fronteiras agrícolas, minerais, e é um país com grandes cidades espalhadas, com nenhum transporte aéreo. O que nós fazemos hoje ainda é muito pouco.
Temos um aeroporto que hoje serve para um aeroclube e voos particulares. Vale a pena investir nele tendo o Aeroporto de Navegantes a 40 quilômetros?
Janot – Os aeroportos vão se especializar. Em São Paulo, uma companhia vai construir um aeroporto exclusivamente para a aviação executiva. Existe uma chance para esse aeroporto, na minha opinião, para a aviação executiva que pode ter um serviço de helicóptero. O aeroporto daqui tem muita lenha pra queimar, dá pra fazer muita coisa dele. São vocações diferentes.
O que muda na cabeça de um executivo com o episódio do acidente?
Janot – Primeira vez que alguém me pergunta isso. Foi um dos maiores traumas da minha vida. Antes de um feriado, feliz com a família, com a profissão, um homem realizado e, aos 52 anos, forte, esportista, ainda que acima do peso, já que trabalhava mais do que tinha lazer. De repente você se vê numa cama sem se mexer do pescoço para baixo. Duas coisas eu estou aprendendo. Primeiro, que você pode trabalhar, mas tem que equilibrar um pouco as coisas. Segundo: estou vivendo o maior desafio como CEO da minha vida. Você tem que cultuar a paciência, algo que você não pode ter como líder de companhia. Você querer coçar o seu nariz, não poder e não ter ninguém perto para coçar. Ninguém imagina o que isso significa.
Além da paciência, percebeu algo mais de diferente?
Janot – Aumentou o lado espiritual. Como executivo, eu sempre trabalhei todos os lados, menos o espiritual. Raramente eu perdi o controle. Quando chorei, chorei eu e minha esposa sozinhos, e foram poucas vezes. Tem que manter a família e os filhos alinhados com você, sem brigar com eles, sem ser rabugento, já que você está preso numa cadeira de rodas. E vamos levando. As coisas estão indo bem. A lesão parece ser menos grave do que parecia e a recuperação está vindo. Ninguém sabe quanto tempo vai demorar. Cada história é uma história. Eu estou brigando para minha história ser bem rápida.

As informações são"Zero Hora".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Curso de piloto de avião é oferecido no Acre

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete, na quinta-feira, 17, a equipe que representa uma Escola de Aviação que vai realizar, na capital acreana, o curso de Piloto Privado de Avião.

Esse curso, de caráter teórico, é o primeiro passo para os interessados em ingressar na aviação. As aulas começam em novembro. Serão cerca de 45 dias em que os alunos vão receber informações referentes a meteorologia, teoria de voo, conhecimento técnico de aeronave, regulamentos de tráfego aéreo e navegação. Com esse conhecimento, o aluno está preparado para operar uma aeronave. Mas para receber a habilitação, deve ainda prestar prova na Agência de Aviação Civil (Anac) e concluir a próxima etapa, que é a prática.
“Estamos extremamente animados e motivados para iniciar as operações, e dessa forma alcançar o objetivo e realizar o sonho do cidadão”, comenta Wagner Bertazzo, instrutor chefe e piloto comercial.
“O governador nos deu todo o apoio. Deu-nos as boas-vindas e está nos apoiando para que a gente realize esse sonho de ter uma escola de aviação aqui em Rio Branco”, finaliza Thiago Beraldo, diretor da Escola Sierra Bravo Aviation.

As informações são"Agência de Notícias do Acre".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Turbulência faz voo com destino a Juiz de Fora retornar a Campinas

Um avião da companhia Azul Linhas Aéreas com destino a Juiz de Fora apresentou problemas durante um voo nesta sexta-feira (18). Um dos passageiros informou ao G1 que 30 minutos após a decolagem no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas(SP), o avião precisou retornar à cidade. Em nota enviada ao G1, a assessoria informou que a aeronave apresentou problemas técnicos.

Michel Gazola Costa, estava no voo 5398 que saiu de Campinas às 12h34, com previsão de chegada a Juiz de Fora às 14h05. Segundo ele, houve uma forte turbulência. “Assim que começamos a sentir a turbulência fomos informados que havia um problema com a aeronave. Em seguida disseram que a aeronave retornaria a Campinas”, contou Michel.
Em nota enviada ao G1, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que todos os clientes foram reacomodados em um voo extra e que receberam assistência da companhia. Além disso, a aeronave que apresentou problemas foi encaminhada para conserto.
O novo voo chegou por volta das 17h30 em Juiz de Fora.

As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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O guia das empresas aéreas: Aviança oferece mais conforto - veja tabela

A empresa é a única a ter 100% da frota dentro da faixa A na escala de espaço entre poltronas elaborada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) -que vai de A, mais espaçoso, a E, mais apertado.
Embora o conforto seja importante, a experiência de voo não é definida só por ele. O entretenimento a bordo, por exemplo, pode fazer a diferença -especialmente em trajetos mais longos.
Nesse quesito, há uma vantagem para a Azul.
A companhia tem 32% da frota com telas individuais. São 40 jatos Embraer que exibem 23 canais de TV ao vivo; também há rádio à disposição.
Na Avianca, 29% da frota tem entretenimento individual, com opções de séries, documentários e música. São 12 Airbus A319 e A320 que servem, inclusive, a rotas como a ponte aérea Rio-São Paulo e a cidades como Brasília.
SANDUÍCHE FRIO
Foi-se o tempo do serviço de bordo com refeições fartas e talheres de metal. Mas, antes de ralhar, saiba: é assim no mundo todo (com raras exceções, como aéreas asiáticas e árabes) -tendência de uma indústria que passou a enxugar custos ao máximo.
Hoje, no Brasil, sanduíches e bebida sem álcool são regra.
A Avianca é a única a ter sanduíches quentes. Na Azul, são snacks, como salgadinhos. Na TAM, sanduíches (frios) só têm vez em voos mais longos e na ponte aérea.
A Gol cobra pelo serviço em 70% de suas rotas -medida comum no exterior, em companhias "low cost".
Companhias aéreas embutem o custo do serviço de bordo no preço do bilhete. A Gol argumenta que o modelo pago desse serviço acaba com essa relação e permite uma oferta maior de produtos.
Se ficam atrás da concorrência em termos de conforto e serviço de bordo, as líderes de mercado, TAM e Gol, são as companhias que mais facilitam a vida do passageiro com tecnologias de compra de passagens, embarque e check-in.
As duas permitem fazer o check-in pelo celular e liberam o uso do aparelho como cartão de embarque. A tecnologia dispensa o passageiro da obrigatoriedade de ir ao balcão no aeroporto e elimina a necessidade de cartão de embarque em papel.
Azul e Avianca, por enquanto, não oferecem essas facilidades.

AZUL
tem a maior parte dos assentos classificados na categoria A
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Basta saber o modelo do avião. Os turbohélices ATR a serviço da empresa são todos categoria “A”. Os jatos Embraer são categoria “B”.
AVIANCA
Todos os aviões estão na categoria A. A companhia tem Fokker-100, e Airbus A318,A319 e A320.
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Todos os modelos de avião estão na categoria A.
 GOL
É a única a ter aviões na categoria “E”, a mais apertada. A maior parte da frota, formada por 737-700 e 737-800, está na categoria B
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da Gol, clique sobre o número do voo. Será informada, então, a categoria de conforto.
TAM
As aeronaves que servem a rotas internacionais mais longas estão na categoria de assentos mais espaçosa (Airbus A330, Boeing 767 e Boeing 777). Os aviões que fazem principalmente voos domésticos se enquadram nas faixas “B” (Airbus A321) e “C” (A319 e A320)
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da TAM, clique no número do voo e depois em “classificação Anac”.

As informações são"http://www.paraiba.com.br/2013/10/17/15089-o-guia-das-empresas-aereas-avianca-oferece-mais-conforto---veja-tabela".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Sistema de Fumaça é instalado em três aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), as três primeiras aeronaves A-29 Super Tucano com o sistema de geração de fumaça instalado.
O projeto foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica – EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP), local onde os aviões fizeram seus primeiros testes históricos de voo com o sistema, desenhando seus trajetos no céu com a fumaça branca.
O Chefe da Seção de Material do EDA, Márcio Aparecido Tonisso, explicou que “o sistema, agora, entra na fase de testes operacionais em voos de treinamentos, sendo avaliado constantemente pela equipe técnica com a finalidade de corrigir eventuais discrepâncias, buscando sempre aperfeiçoá-lo”. E acrescentou: “a fumaça é muito importante para o EDA não só pelo traçado que faz durante as manobras realizadas pelas aeronaves, facilitando a visualização por parte do público, como serve de referência para os pilotos que, em voo, tem a ajuda na identificação da posição dos outros aviões durante uma demonstração”.
O líder do projeto na EMBRAER, o Engenheiro de Desenvolvimento do Produto, Fabrício Feres Battaglin, explica que o projeto teve início em agosto de 2012. “Eu vi uma mobilização impressionante da equipe da EMBRAER, como nunca havia visto dentro desses dez anos que já trabalho aqui, quando anunciamos à equipe que trabalharíamos para ajudar a Fumaça. Continuar vendo o EDA com essa nova aeronave genuinamente brasileira e apresentando um projeto desenvolvido por nós me faz sentir extremamente orgulhoso de fazer parte dessa história”.
Ele ressalta que o sistema de geração de fumaça também seguiu um estudo paralelo sobre tecnologia de informação e modernização de sistemas, “pois tivemos a preocupação também de criar um software específico para a elaboração de escrita com a fumaça”. Outra preocupação que vale ressaltar é a utilização de “um óleo ecologicamente correto, devido à fumaça não ser poluente nem agressiva à natureza”, completou.
Também integrante do projeto, o Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, Gabriel Machado, comenta como foi diferente participar da experiência. “Em comparação aos meus trabalhos diários de engenharia, este foi diferente de qualquer outro que já desenvolvi. Nunca imaginei que, um dia, iria colaborar para a Esquadrilha da Fumaça. Já vi duas demonstrações do Esquadrão e, a de São José dos Campos (SP), eu, infelizmente, não tive tempo de tirar foto com a equipe. Quando soube que ia trabalhar para o EDA, achei sensacional, pois a Esquadrilha é referência no mundo inteiro e motivo de orgulho para todos nós”.
A instalação do sistema de geração de fumaça nas aeronaves da Esquadrilha está acontecendo de acordo com a coordenação logística existente entre o EDA, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) e a EMBRAER.


As informações são"Fonte: FAB".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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TAM lança voo direto entre Belém e Miami

A TAM Linhas Aéreas vai inaugurar a rota Belém - Miami em 2 de fevereiro de 2014. O voo direto entre os destinos contará com duas frequências semanais, às quartas-feiras e aos domingos.   
"Esta nova rota é muito importante para a TAM, pois o Pará, segundo maior estado do Brasil em extensão territorial, vem acompanhando uma tendência de crescimento do turismo nacional. Em 2012, recebeu mais de 800 mil visitantes nacionais e aproximadamente 70 mil de fora do país", informa Jorge Vilches, vice-presidente de Unidade de Negócios Internacional Long Haul do Grupo LATAM Airlines.   

Operado por aeronaves modelo Boeing 767 com 30 confortáveis assentos full flat na Classe Executiva - que reclinam 180º - e 191 lugares na Econômica, o JJ8092 partirá às 14h15 de Belém, a capital paraense, com chegada prevista a Miami no início da noite, às 18h30*. Na volta, o JJ8093 sairá da cidade norte-americana às 4h20* e pousará em Belém às 12h20.

As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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