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Presidente da Iberia renuncia após greves

Rafael Sánchez-Lozano, renunciou aos cargos de presidente-executivo da Iberia e membro do Conselho da IAG. Sánchez-Lozano e a controladora International Airlines Group (IAG) decidiram que ele deixaria de imediato os postos. As informações são da agência Reuters.


Sánchez-Lozano estava na presidência desde 2009, e será substituido por Luis Gallego, presidente-executivo da Iberia Express.

Os trabalhadores fizeram duas paralisações de cinco dias em fevereiro e março e ameaçaram fazer outras. A Iberia concordou em demitir 3.141 trabalhadores, contra os 3.807, e diminuiu cortes salariais.


As informações são"M&E por Pamela Mascarenhas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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NASA utiliza smartphones Nexus como cérebro de seus robôs espaciais


Os módulos são chamados de SPHERES (sigla para Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites) e seu objetivo é detectar informações relevantes para os membros da Estação Espacial Internacional, como nível sonoro e de radiação, bem como investigar aplicações com câmeras telerrobóticas.
Um SmartSPHERE no espaço pode ser controlado da Terra (Foto: Reprodução/Ars Technica)
Através desse projeto, a NASA pretende encontrar novas formas de modelar os fenômenos na Estação Espacial Internacional, além de utilizar tais robôs como parte integral das operações na estação. Ou seja, ao invés de um humano realizar as operações espaciais, o SmartSPHERE navegaria autonomamente através de comandos de pesquisadores na Terra.
Inicialmente, o projeto era feito sem os smartphones, porém os processadores utilizados pela NASA não estavam conseguindo lidar com todas as informações dos SPHERES. Dessa forma, a equipe da agência teve a ideia de utilizar o poder de processamento dos telefones como cérebro do módulo, chamando-os então de SmartSPHERES.
Para que os aparelhos pudessem ser enviados ao espaço, no entanto, foram feitas algumas adaptações, como o desligamento da rede celular, troca da bateria de íons de Lítio por baterias AA e regulagem dos sensores para funcionar em um ambiente sem gravidade. Além disso, o uso do sistema operacional Android facilita pequenas atualizações no software do SmartSPHERE.
As informações são"Globo/ Leonardo Rodrigues Para o TechTudo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Austrália aprova aliança entre companhias aéreas Qantas e Emirates



A ACCC considera que esta aliança, que permite às companhias partilhar códigos em dezenas de voos entre a Austrália e Europa, África do Norte, Médio Oriente e Ásia "pode resultar num benefício público material, mas não substancial", disse o diretor deste organismo regulador, Rod Sims.
As duas companhias aéreas concorrem em quatro rotas nos voos entre a Austrália e Nova Zelândia.


As informações são"Agência Lusa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Azul amplia sua presença em Recife

A Azul Linhas Aéreas está ampliando sua presença em Recife. Isso porque a partir de 19 de abril, a companhia dará início a uma nova rota entre a capital pernambucana e Teresina, além de colocar em operação o terceiro voo diário com destino a Salvador. Já em 29 de abril, os recifenses ganharão dois novos voos, que serão diários, com destino a Juazeiro do Norte. As passagens para todos os novos voos estão disponíveis nos canais de vendas da companhia.

Com uma média de 57 mil Clientes transportados por mês, contando com os que chegam e partem da capital pernambucana, e aproximadamente 23 decolagens diárias, Recife vem ganhando novas operações da Azul a cada dia. “Recife tem uma alta demanda de Clientes e é, sem dúvida, um mercado muito forte, tanto do ponto de vista turístico como de negócios. Com a inclusão de dois novos destinos diretos chegaremos a 14 cidades atendidas a partir do aeroporto dos Guararapes, além das várias opções de conexão em nossos hubs de Campinas e Belo Horizonte” diz Marcelo Bento, diretor de Aliança e Planejamento da Azul.


As informações são"M&E by Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência.
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Delta seleciona nova carta de vinhos para BusinessElite


A Delta Air Lines reformulou a sua carta de vinhos disponíveis para a classe BusinessElite em seus voos internacionais. A companhia conta com o auxílio da master sommelier Andrea Robinson para a seleção dos rótulos e para 2013 foram escolhidos vinhos de países como Itália, Chile, Espanha, França, Califórnia, Austrália, Portugal e África do Sul. A estimativa é que sejam servidos cerca de 1,5 milhão de garrafas por ano nos aviões da companhia.

“Nos últimos seis anos a Delta vem se transformando e investido muito no serviço de bordo. Este é o momento em que o cliente passa mais tempo conosco e aproveitamos para fazer a nossa propaganda”, afirmou o gerente geral de vendas da Delta para o Brasil, Luiz Henrique Teixeira. “Por isso é muito importante ter a Andrea conosco para colocarmos o vinho certo na hora certa para os nossos passageiros”, complementou.

Andrea explicou que a harmonização dos vinhos em um ambiente como um avião envolve fatores específicos, o que exige uma seleção detalhada. “Com a altitude e a pressão o nariz e a boca ficam secos, o que faz com que os sentidos também fiquem alterados. Então optamos por vinhos mais equilibrados e com sabores mais intensos”, revelou.

Sobre os vinhos brasileiros, Andrea afirmou que ainda não há nenhum rótulo selecionado. No entanto, não descartou a possibilidade de incluir uma bebida produzida no país na carta da Delta em breve. “Temos os espumantes brasileiros que são muito bons, podemos tê-los em um futuro próximo”, ressaltou a sommelier, lembrando que uma das dificuldades está na quantidade, uma vez que a caca três meses são utilizadas 7 mil caixas nos aviões da companhia em todo o mundo.

Em 2012 os chefes de cabine da Delta passaram por um curso eletrônico, ministrado por Andrea, sobre harmonização de vinhos. Foram mais de 2 mil inscritos, que em dois meses assistiram mais de 40 vídeos. Cerca de 300 tiveram aprovação com 90% nos testes. Eles passaram a usar uma identificação de Sky Sommelier.

Teixeira lembrou ainda que em algumas regiões – como o Brasil – a companhia procura adicionar elementos regionais aos pratos servidos. “Temos o pão de queijo e já servimos costelinha de porco, feijoada e até caipirinha”, finalizou.



As informações são"M&E por Anderson Masetto".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Etihad inicia voos em junho (GRU/AUH) com diferenciais à bordo

Com a premissa de que a América do Sul era o continente que faltava para a Etihad Airways, a operação São Paulo (GRU) e Abu Dhabi (AUH) começa no próximo mês de junho - data ainda não está definida, mas deve acontecer até o dia 15 do mês - com três voos semanais. A bordo, diferencias como internet wi-fi (a US$25) e um chef exclusivo para primeira classe.

Segundo o vice-presidente para a América do Sul e diretor Geral para o Brasil, Juan Torres, em julho, os voos já serão diários. “A falta de equipamento não nos permitiu o inicio da frequência diária”, comentou o executivo durante visita à sede paulista do M&E. Na rota, o avião utilizado será o Airbus A340-600, com 12 poltronas na primeira, 32 na executiva e 248 na econômica.

De acordo com Torres, a vontade da companhia em voar ao Brasil era antiga. “Era necessária uma rede de distribuição de voos eficientes para que houvesse o abastecimento do mercado”, comentou. Hoje, segundo o executivo, apesar de existirem outros mercados na mira da companhia, o foco está no Brasil. “Vamos atender o mercado em São Paulo”, comentou.

Diferenciais – “Focamos nos diferenciais para que os passageiros se sintam em casa”, disse Torres. Além do diferencial da primeira classe, os passageiros da executiva terão poltronas-cama com acesso aos corredores. No caso da econômica, os pax terão acesso a sanduíches, bebidas e até sorvetes Häagen-Dazs. O voo dura em média 15 horas.


As informações são"M&E por Luciano Palumbo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Delta muda de terminal em GRU para ficar mais perto da Gol

A partir do próximo mês a Delta Air Lines passará a operar no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos. A informação do gerente geral de Vendas da companhia no Brasil, Luiz Henrique Teixeira. Segundo ele, a mudança tem como objetivo ficar mais próxima da Gol para facilitar as conexões com os voos em code-share com a companhia brasileira.

“Vamos tornar a conexão mais fácil para o passageiro. Teremos um quiosque para que possa ser feito o check in expresso e alpem disso, não será mais necessário despachar as bagagens novamente”, contou o executivo.



Nova York – Em maio a companhia também irá inaugurar um novo terminal no Aeroporto de Nova York. A ampliação vai acrescentar mais 80 portões e aumentar a capacidade do aeroporto. Além disso, está sendo investido cerca de US$ 3 bilhões para a construção de um novo terminal para a aérea em Atlanta.

Mais capacidade – Recentemente a companhia revelou o pedido de autorização para mais duas frequências de São Paulo, sendo uma para Nova York e uma para Atlanta. A resposta das autoridades norte americanas é aguardada ainda para este primeiro semestre. “Após a autorização, as rotas devem iniciar em seis meses”, afirmou Teixeira.



As informações são"M&E by Anderson Masetto".Sempre é citado o link de referência.
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ANAC vistoria aeroporto de Lucas Rio Verde para voos noturnos

Engenheiros da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estão em Lucas do Rio Verde para fazer as inspeções necessárias, na pista do aeroporto Bom Futuro, para em seguida, liberarem o sistema de balizamento noturno do mesmo.De acordo com Fábio Raabe, supervisor de negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, após esta visita os engenheiros emitirão um parecer sobre as condições do aeroporto. 


Na avaliação de Raabe, a primeira impressão é de que o parecer será favorável para homologação do balizamento. "Os engenheiros vieram de carro de Cuiabá até aqui, e sentiram as dificuldades que é percorrer esses 350 km da BR 163. Nós aproveitamos  esse ensejo pra mostrar a importância da homologação desse balizamento para que possamos mais facilmente estar operando as aeronaves no período noturno, até mesmo pra que, em momento de emergência possamos estar autorizados", afirmou.

Os investimentos do município no sistema de balizamento da pista do aeroporto foram feitos há mais de um ano, porém a ANAC ainda não autorizou os pousos e decolagens de voos noturnos.


As informações são"MT Agora por Altair Anderli".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Juniac será novo CEO da Air France

A Air France-KLM anunciou nesta segunda-feira (25/03) que o atual presidente-executivo e presidente do Conselho, Jean-Cyril Spinetta, vai passar o comando da empresa para  Alexandre de Juniac, em julho deste ano.

Juniac é presidente-executivo e do Conselho da Air France, desde 2011, cargos que serão ocupados pelo vice-presidente financeiro da Air France, Frederic Gagey. O vice-presidente do Conselho e presidente-executivo adjunto, Leo van Wijk, também será substituído pelo presidente-executivo da KLM, Peter Hartman.

Spinetta e van Wijk disseram que a decisão de deixar a empresa antes do fim dos mandatos segue o progresso na recuperação da empresa.


As informações são"M&E".Sempre é citado o link de referência.
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Air France KLM lança site dedicado aos agentes de viagem

A Air France KLM apresentou o AgentConnect.biz, nova versão do site dedicado aos profissionais de Turismo. Lançado em 8 países do norte da Europa – Estónia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Dinamarca e Suécia – a nova versão do site substitui afkl.biz e será lançado neste ano ao redor do mundo.

O AgentConnect.biz tem o conteúdo organizado em quatro seções: Meu espaço,
ajustada às necessidades de cada agente de viagem; Vendas e suporte, auxílio de vendas; Notícias e promoções, com notícias comerciais e ofertas das companhias aéreas; e Produtos e serviços, dedicado à apresentação dos produtos e serviços das companhias aéreas.


As informações são"M&E by Pamela Mascarenhas".Sempre é citado o link de referência.
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Gol Linhas Aéreas deverá reduzir em até 10% sua capacidade doméstica


GOL Linhas Aéreas acaba de divulgar suas projeções financeiras para o ano de 2013 em que aponta uma redução em sua capacidade doméstica entre 8% e10% para o primeiro semestre de 2013. Para o ano de 2013 a redução é de cerca de 7%, em comparação com o mesmo período de 2012. A projeção reitera a estratégia de racionalização de oferta da Companhia para 2013 e tem como objetivo atingir um crescimento mínimo de 10% no RASK e a retomada das margens operacionais.


A Companhia estima um resultado operacional positivo para o primeiro trimestre de 2013, superior ao resultado do mesmo período do ano anterior. Essa projeção assume as premissas abaixo informadas e, adicionalmente, os resultados de tráfego dos meses de janeiro e fevereiro desse ano, divulgados através de Comunicados ao Mercado específicos.

A projeção considera o preço do combustível nos patamares atuais. Em função dos impactos de um cenário macroeconômico adverso, as projeções financeiras da Companhia poderão ser revisadas trimestralmente visando incorporar a evolução de seu desempenho operacional, financeiro e eventuais mudanças nas tendências de taxa de juros, câmbio, PIB e petróleo (WTI e Brent). 


As informações são"Revista Hoteis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Emirates premia operadoras parceiras


Como forma de agradecer grandes parceiros que a companhia tem no Brasil, a Emirates premiou hoje, dia 25, em São Paulo, dez operadoras de turismo que segundo o diretor geral da empresa no Brasil, Ralf Aasman são de muita importância no sucesso da companhia no País.

"Realizamos um evento como este há cerca de cinco anos atrás, um período depois de inciarmos nossas operações no Brasil, e foi como forma de agradecer nossos parceiros e agora estamos repetindo a ação, porém dessa vez em três eventos, hoje para operadoras, nesta terça para consolidadores e na próxima segunda, dia 1º de abril o foco será o corporativo", explicou o executivo.

De acordo com Aasman, 90% da receita da Emirates é feita destes setores, sem ser venda direta. "Outros players estão entrando no mercado e queremos mostrar que somos pioneiros do Oriente Médio, além de evidenciar a importância do trade para nós", comentou.

O diretor da companhia ressaltou que no fim deste mês será encerrado o ano fiscal da empresa e a expectativa é de lucro e bons resultados, mas os resultados só serão conhecidos em maio.


Ralf Aasman também aproveitou para reafirmar o bom desempenho do voo que a companhia iniciou em janeiro de 2012 via Rio de Janeiro. "Poderiamos dizer que praticamente dobramos nossa oferta no mercado brasileiro, mas a Argentina também vende este voo do Rio, que passará a partir de outubro a contar com um novo aparelho, o mesmo da frequência de São Paulo, um 777-300, o que resultará em uma aumento da capacidade, com 88 lugares a mais na classe econômica", disse.

Para este ano também, a companhia que apresenta no País uma taxa de ocupação média nos padrões internacionais da empresa, cerca de 80%, uma atualização do programa de entretenimento, o ICE, está sendo realizada. "Vale ressaltar que é igual para todas as classes, a única diferença é o tamanho da tela, mas contamos com mais de 1,4 mil canais e mais de 10 mil músicas", evidenciou Aasman.

Se em janeiro deste ano a Emirates celebrou a inauguração do primeiro terminal só para A380 no aeroporto de Dubai, o executivo da companhia relembrou que quando o terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos tiver pronto haverá quatro posições para este tipo de aeronave.


"Apesar da concorrência cada vez maior, isso nos mostiva, mostra que há espaço e evidência o Oriente Médio que nós fomos pioneiros aqui no Brasil junto com vocês", finalizou Ralf Aasman.

Na sequência do pequeno discurso o executivo entregou so prêmios para Agaxtur (que não pode comparecer), B2W Viagens, CVC, Decolar.com, Gladtur, Princess, Queensberry, Tereza Perez Tours e The Surf Travel (que também não pode comparecer ao evento).


As informações são"Brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira 
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US Airways: voo Charlotte-São Paulo chega no dia 9 de junho

O novo voo de São Paulo (GRU) para Charlotte, nos Estados Unidos, da US Airways, chega no dia 9 junho no Brasil. Este é o segundo voo da companhia na América do Sul – a aérea opera a rota entre Rio de Janeiro e Charlotte.

A US Airways vai operar a nova rota com Boeing 767-200, com capacidades para 18 assentos na classe executiva e 186 na classe econômica. "O voo chega a São Paulo às 4h30 e vai partir em direção ao Estados Unidos às 5h50. Talvez em outubro, vamos modificar a aeronave para um Airbus", antecipou ao MERCADO & EVENTOS, o diretor de vendas do Rio de Janeiro da US Airways, Rogéro Schaffer.

De acordo com o executivo, o horário tão matutino é devido a um problema de slot. "Vamos tentar melhorar essa questão em breve", disse Rogéro Schaffer. Ainda de acordo com ele, a nova fraquência melhora a opção dos passageiros e agentes. "O voo amplia nosso mercado para todo o Brasil", comemora. 


As informações são"M&E por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Simulador de voo do Legacy 650 da Embraer operado pela Flightsafety é certificado por FAA, ANAC e EASA


A FlightSafety International anunciou que seu simulador de voo para o jato executivo Legacy 650 da Embraer foi qualificado com o nível D pela Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil e da European Aviation Safety Agency (EASA), autoridade aeronáutica europeia.

"Pilotos e técnicos de manutenção que operam e apoiam o Legacy 650 da Embraer irão se beneficiar do mais alto nível de fidelidade, qualidade e confiabilidade que este novo simulador oferece", disse Bruce Whitman, Presidente e CEO da FlightSafety International. "A qualificação de nível D do simulador do Legacy 650 por FAA, ANAC e EASA demonstra nossa habilidade para projetar e fabricar dispositivos de treinamento de tecnologia avançada que estão ao nível dos mais altos padrões".

O novo simulador do Legacy 650 está localizado no Centro de Treinamento da FlightSafety em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. Ele é equipado com o sistema visual avançado VITAL X e está sendo preparado para o início do treinamento no segundo trimestre de 2013.

"O simulador do Legacy 650 ilustra nosso compromisso contínuo em atender as necessidades de nossos clientes", disse Edson Carlos Mallaco, Diretor de Serviços e Suporte ao Cliente da Embraer - Aviação Executiva. "A Embraer e a FlightSafety construíram uma importante parceria para servir os clientes que temos em comum. O novo simulador confirma nossos esforços contínuos para fornecer a melhor experiência possível ao cliente".

O Centro de Treinamento da FlightSafety em St. Louis possui simuladores, programas de treinamento e serviços para operadores das aeronaves da família EMBRAER 170/190, ERJ 145, Legacy 600/650 e Lineage 1000, e está programado para receber o primeiro simulador de Legacy 500 em 2014. O centro tem um total de 16 simuladores e oferece salas de aula equipadas com tecnologia avançada, além de áreas de suporte e serviço ao cliente.

Treinamentos oferecidos aos clientes da Embraer são realizados em oito locais, usando uma frota de 23 simuladores de voo e outros dispositivos de treinamento avançado.


As informações são"Agora Vale".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Embraer conclui projeto de cargueiro militar e vai construir protótipo

A Embraer e a FAB (Força Aérea Brasileira) concluíram a etapa de revisão crítica (CDR, do inglês Critical Design Review) do projeto de jato de transporte militar KC-390. 
O próximo passo agora será a construção de um protótipo para testes. 
"Prestamos contas à FAB do trabalho realizado. Vamos agora iniciar a fase de produção dos protótipos", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa & Segurança. 


A FAB aprovou o projeto após duas semanas de apresentação. "Saímos destas discussões convictos de que a fabricação dos protótipos pode ser iniciada", disse o coronel Sérgio Carneiro, gerente do projeto KC-X na FAB. 
A revisão contou com integrantes do Alto-Comando da FAB, incluindo o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo. 
O primeiro voo do KC-390, maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira, está previsto para o segundo semestre de 2014.  


As informações são"Diario de Guarapuava".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Turkish começará a voar diariamente entre São Paulo e Istambul


A Turkish Airlines anuncia que a partir de julho os voos entre São Paulo e Istambul serão diários. Atualmente, a rota é servida quatro vezes por semana. A data do início das operações ainda não foi definida, mas o voo continuará a ter a extensão para Buenos Aires, segunda cidade na América Latina servida pela companhia aérea de bandeira turca. 

No ano passado, a Turkish Airlines transportou 39 milhões de passageiros e está entre as companhias europeias que mais cresce em todo o mundo. Já é a terceria maior na Associação Europeia de Empresas Aéreas (AEA).


Na semana passada, a empresa também divulgou a compra de 117 novas aeronaves Airbus. A decisão do conselho consultivo da empresa inclui o pedido firme de 25 Airbus A321, quatro Airbus A320 NEO, 53 Airbus A321 NEO e opção para adquirir ainda mais 35 A321 NEO. As aeronaves serão entregues em 2015. Com as novas encomendas, a frota da Turkish Airlines vai chegar a 375 aeronaves no total, incluindo os cargueiros.

A rota São Paulo–Istambul continuará a ser conectada com o Boeing 777ER e a partir do hub de Istambul a companhia oferece conexões para a Ásia, Oriente Médio, África e Europa. “Com os voos diários vamos poder atender ainda melhor os turistas brasileiros que querem conhecer os encantos da Turquia e dos demais países servidos pela empresa, mas vamos acima de tudo contemplar as necessidades dos que viajam a negócios e preferem as rotas com voos diários pela flexibilidade”, disse o diretor da empresa no Brasil, Atagun Kutluyuksel.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência.
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Hawaiian Airlines compra 16 aviões à Airbus por 1,45 mil milhões

A Hawaiian Airlines formalizou uma encomenda de 16 A321neo à Airbus, com um valor de tabela de 1,88 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros), que deverão criar mil postos de trabalho na transportadora aérea.
 

"A nossa frota de A330 obteve uma grande resposta, dos nossos clientes e empregados, e espera-se que a adição do A321neo à nossa frota gere cerca de mil novos empregos na nossa companhia aérea", indicou o presidente e CEO da Hawaiian Airlines, Mark Dunkerley, citado pela agência Europa Press.
 
À medida que for recebendo os novos aparelhos, a transportadora vai ainda adicionar novos destinos. 
 
Também a Japan Airlines, maior transportadora aérea do Japão, citada pelo jornal Nikkei, referiu que está a planear comprar 20 aviões A350 para substituir os seus Boeing 777 a partir de 2017. A companhia prevê adquirir estes aparelhos e um simulador para pilotos, por um total de 400 mil milhões de ienes (3,25 mil milhões de euros). Esta potencial aquisição à Airbus insere-se nos planos da JAL de diversificar os fornecedores de aviões para evitar riscos, como os verificados nos 787 Dreamliner da Boeing.


As informações são"OJE".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Gol tem prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012 e reduz frota

A Gol apurou um prejuízo líquido de R$ 1,5 bilhão em 2012. Seus resultados operacionais foram pressionados pelo aumento nos preços dos combustíveis, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, dia 26. Ano passado, a empresa teve um aumento na despesa com combustível de R$ 680 milhões, cerca de 95% do prejuízo operacional ajustado de R$ 708,9 milhões.

A companhia afirmou que os resultados financeiros do ano passado refletem o cenário desafiador vivenciado pela indústria aérea nos últimos dois anos com aumento anual no preço de combustível de 18%, desvalorização do real frente ao dólar em 17% no ano e aumento acima de 30% nas tarifas aeroportuárias.

A Gol teve ainda custos adicionais de R$ 197 milhões no quarto trimestre de 2012 referente ao fim das operações da Webjet e provisões para perda com ativos. Nos três últimos meses do ano passado, o prejuízo operacional ajustado foi de R$ 160,98 milhões e o líquido, de R$ 447 milhões.

A companhia ajustou a sua oferta doméstica de assentos, reduzindo a capacidade em 5,4% nos 12 meses ante uma perspectiva inicial de redução de 2%. Na decisão, a empresa considerou o baixo crescimento do PIB, a taxa de câmbio e o aumento no preço do combustível, cenário que deve continuar em 2013 segundo a Gol.

“Parte do resultado da estratégia de ajuste de oferta doméstica já pode ser observado no resultado do ano, quando a Gol apresentou um aumento de 1,8 ponto percentual na taxa de ocupação de suas aeronaves no mercado doméstico, contribuindo para um aumento de 3,6% em sua receita por assento ofertado no ano de 2012”, afirmou o presidente-executivo, Paulo Sérgio Kakinoff, na mensagem da administração.

No mercado interno, a oferta no quarto trimestre apresentou queda de 15,5% na comparação anual, sobretudo por conta do redimensionamento da malha decorrente da retirada das aeronaves da Webjet da frota operacional. A demanda apresentou queda de 9,1%, também relacionada à redução de oferta. Como resultado, a taxa de ocupação no mercado interno apresentou um aumento de 5 pontos percentuais, atingindo 70,7% no trimestre, ante 65,7% no mesmo período de 2011.


As informações são"M&E por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Aerolíneas Argentinas começa a voar para BH em 2 de junho

Já está disponível para venda nos GDSs, o voo AR 2267 que começa suas operações a partir do próximo dia 02 de junho. As frequências são diárias e non stop, saindo de Confins à 01:45h e chegando ao aeroporto de Ezeiza às 05:25h. No regresso o voo AR 2266 sai de Ezeiza às 21:55h, chegando ao aeroporto de Confins à 01:05h.

Segundo supervisor comercial da Aerolineas Argentinas, Ivan Blanco, este novo produto também possibilita conexões imediatas à Oceania, EUA, Europa e todo o interior da Argentina e América do Sul.


As informações são"M&E by Luciano Palumbo".Sempre é citado o link de referência.
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Segurança da Copa 2014 terá 'drones' da FAB e PF; Exército estuda compra

A segurança do espaço aéreo brasileiro durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 terá apoio de pelo menos seis veículos aéreos não tripulados – vants, como os drones são chamados em português – da Polícia Federal e da Aeronáutica. Os equipamentos já serão usados para monitoramento durante os jogos da Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho, que servirá de teste para os eventos dos anos seguintes.

O Exército, que desenvolve projetos de vants com empresas e institutos de pesquisas, pediu em 2013 a abertura de um crédito suplementar na Lei Orçamentária Anual para a compra de drones, também pensando em reforçar a segurança durante a Copa.
Em 18 de fevereiro, a FAB recebeu dois aviões não tripulados feitos pela empresa israelense Elbit, que custaram R$ 48,174 milhões e serão montados em Santa Maria (RS), de onde devem operar a partir de março. Duas outras unidades do modelo, que foram enviadas em 2010 para testes, ficarão no país pelo menos até o fim do Mundial.
Uma ordem de serviço para que a tropa e os drones estejam a postos para uso foi expedida pelo Comando de Defesa Aérea Brasileira (Comdabra) e já chegou ao Esquadrão Hórus, no Rio Grande do Sul, que abriga os equipamentos, segundo o coronel Donald Gramkow, comandante da unidade.
A primeira ação de vigilância de eventos internacionais usando drones foi em 2012, quando o Brasil sediou a Rio +20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável). Militares vigiaram dia e noite o local onde mais de 100 chefes de Estado estavam reunidos. Essa ação e os aprendizados da Copa das Confederações servirão de base para a construção de uma doutrina para o empregos de drones na Copa, na Olimpíada e em possíveis outros casos.
"Na Rio +20 e nas Operações Ágata, feitas nas fronteiras pelo Ministério da Defesa, realizamos várias missões conjuntas com outros órgãos de segurança pública, com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal e instituições estaduais e federais que possibilitaram a troca de informações e de inteligência. Enquanto monitóravamos o local com o vant, em tempo real, todos podiam ver as imagens em um centro de controle de acesso restrito. Em algumas vezes, percebemos que havia algo suspeito e avisamos o policiamento em terra para agir", afirma o coronel Gramkow.
A PF tem dois drones israelenses Heron, feitos pela Israel Aerospace Industries Ltd (IAI), que chegaram ao país em 2010 por aproximadamente R$ 80 milhões. Esses vants, que ficam na Base Aérea de São Miguel do Iguaçu (PR), são os únicos para uso civil certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e são usados para obtenção de informações de inteligência e apoio ao combate ao narcotráfico e ao contrabando na fronteira com o Paraguai.

Os drones da PF, que estavam parados em 2012 devido a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) voltaram a operar secretamente em dezembro do ano passado, auxiliando, inclusive, na realização de prisões. O TCU informou que o processo está em andamento e ainda em sigilo, e que não poderia fornecer informações. O projeto inicial englobava 14 aeronaves ao custo de quase R$ 600 milhões. Quase R$ 80 milhões já teriam sido gastos.
Centro de controle
Cada aeronave não tripulada é monitorada de um centro de controle, onde piloto e operador de sensores contam com mais de 10 telas de vídeo para que possam, por exemplo, localizar alvos, ver a posição do avião no radar e desviar de possíveis obstáculos no percurso.
"Os soldados acompanham as imagens enviadas e podem usar ainda outros instrumentos, como sensores de infra-vermelho, raio-x e imageador radar, que pode desenhar e mapear uma região mesmo com tempo encoberto por nuvens ou mau tempo", diz Gramkow.
Com esse recurso, é possível detectar a presença de pessoas armadas nos estádios ou nas áreas restritas aos atletas, por exemplo. Não há definição sobre que jogos serão monitorados pelos drones, mas o emprego dos equipamentos será permanente durante a Copa.

Imagens captadas por drones podem permitir que a artilharia antiáerea do Exército intercepte com maior rapidez aeronaves que, por ventura, tentarem invadir a área dos estádios. O vant israelense da FAB, chamado de hermes, tem peso máximo de decolagem de 450 kgs e voa por até 16 horas seguidas. Seu raio de alcance é de até 200 km, voando a uma altitude que varia entre 3.048 metros e 4.900 metros.
Ao contrário dos Estados Unidos, que formam pilotos especificamente para drones, a FAB optou por manter o seu piloto de vant voando outro tipo de aeronave. "Piloto ruim não é o que não sabe pilotar, mas o que não sabe decidir, o que é inseguro e pode provocar acidentes. Um piloto de vant, sentado em uma sala, precisa ter consciência situacional, saber onde está voando e o que pode ocorrer, para poder reagir rápido", diz o coronel.
Exército estuda compra
Até 2014 deve ficar pronto o Falcão, drone de mais de 800 kg, que está sendo produzido pela brasileira Avibras com investimento do Ministério da Defesa e que será vendido pela Harpia (empresa formada por Embraer, Avibras e a israelense Elbit, uma das líderes do ramo).

O modelo está entre os favoritos para ser adquirido pelos militares brasileiros, que já realizam uma pesquisa de mercado para a compra.
Além dos eventos internacionais no país, o Exército quer usar vants no monitoramento dos 17 mil km de fronteiras que o Brasil tem com 10 países. As aeronaves farão parte ainda do Sistema Proteger, que irá monitorar a Usina Hidrelétrica de Itaipu e outros locais estratégicos para o país. 
Em relação à Copa, o Exército diz aguardar mudanças na legislação em relação a operação de vants em áreas povoadas para analisar se drones de pequeno porte podem ser usados para sobrevoar as cidades-sede dos jogos.
"O drone é a evolução do poder de combate, ele sintetiza tudo. Ele tem sensores capazes de localizar qualquer coisa, consegue transmitir a informação em tempo real para qualquer lugar – o que só o drone é capaz – e pode neutralizar e eliminar a ameaça naquele exato momento. É uma arma completa", diz o general da reserva do Exército Alvaro Pinheiro, que é especialista em terrorismo e táticas de guerra e defensor da capacidade brasileira em operar drones com armas.
"É evidente que o Brasil precisa ter capacidade de operar drones, tanto para vigilância para combater. O drone é cirúrgico, é um instrumento de apoio ao combate exatamente para diminuir efeitos indesejáveis, como a morte de inocentes ou destruição de locais errados", defende.
Atualmente, um terço das aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos já são drones. São mais de 7.800 unidades, a maioria estacionada no Oriente Médio. Especialistas dizem ainda que quase metade dos pilotos que os militares americanos estão formando hoje é exclusiva para drones.
"O Falcão ainda não voo, porque os investimentos são altos. Espera-se uma encomenda alta das Forças Armadas ainda em 2013 para que entre na fase de testes", diz Flávio Araripe de Oliveira, coordenador do projeto da FAB em parceria com a Avibras.
As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira 

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Infraero detecta sete choques entre aves e aviões neste ano em Manaus

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) identificou a ocorrência de sete colisões de pássaros em aeronaves durante os três primeiros meses de 2013 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O índice é considerado normal para o período chuvoso em que as aves tendem a migrar de local. Conforme o padrão internacional  da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até 8,8 colisões são consideradas dentro da normalidade.


No último dia oito de março, um pássaro entrou na turbina de um avião e assustou 132 passageiros em um voo da TAM que seguia até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No ano passado, a Infraero detectou 22 colisões. A causa para a presença de tantas aves na área do aeroporto é a existência de lixões e feiras clandestinas nos bairros próximos, como Redenção, Parque Riachuelo e Alvorada, na Zona Oeste da capital amazonense.
Uma equipe da Infraero monitora o raio de 20 km no entorno do aeroporto a cada dois dias, de acordo com o superintendente do Aeroporto de Manaus, Aldecir de Oliveira Lima. A estratégia é para evitar a presença de aves. "A ação já fechou pocilgas, lixões e descarte irregular de resíduos, mas tudo está relacionado com a educação ambiental", afirmou o superintendente.
A atuação de combate envolve autoridades estaduais e órgãos da Prefeitura de Manaus, entre eles a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). A Comissão de Prevenção do Perigo da Fauna (CPPF) faz visitas periódicas aos bairros fazendo palestras de educação ambiental, recolhendo lixo depositado em locais impróprios e fazendo a conscientização em feiras. A Infraero possui também um convênio com o Centro de Desenvolvimento Tecnólogico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) para redução dos fatores atrativos da fauna.
Segundo o tenente-coronel Artur Rangel, do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa VII), cabe a Aeronáutica investigar a localização dos pontos atrativos para as aves. "Existem muitos urubus em Manaus e há um trabalho de remover as aves com maior incidência de colisão para um trabalho de manejo feitos pelos biólogos. O risco aviário envolve muitos órgãos para que, inclusive, o lixo do entorno do aeroporto seja combatido", explicou o coronel.
Durante as operações de fiscalização, o titular da Semulsp, Paulo Farias, afirmou identificar também áreas desertas utilizadas para a prática de oferendas. "Fazemos a coleta diária nos locais, mas sempre encontramos lixeiras viciadas com oferendas. Já apreendemos veículos que estava fazendo descarte clandestinos, mas insistimos que a população colabore porque a colisão de aves em aviões é algo muito perigoso que pode derrubar voos", disse. 


As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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#Aviação AviancaTaca anuncia resultados financeiros e operativos


Em 2012, AviancaTaca Holding continua trabalhando para expandir suas rotas e a criação de novos serviços aéreos para os passageiros com origem e destino na América Latina e Europa. “Desde a integração das operações de Avianca e Taca, a organização entrou em 46 rotas na conectividade no ano passado destacando entre pontos de alta demanda nos mercados locais da Colômbia, Peru e América Central, junto com América Latina e Caribe. Este processo dwe expansão ocorre em paralelo com a renovação da frota de aeronaves e o desenvolvimento de uma campanha intensiva para a melhoria da cultura interna de serviço”, explicou o presidente executivo da AviancaTaca, Fabio Villegas.

Produtos de aumento da capacidade de assentos, o aumento da frequência de voos para destinos-chave e melhorando padrões de serviço, AviancaTaca Holding e suas subsidiárias transportaram 23,1 milhões de passageiros em 2012, aumento de 12,9% no número de passageiro frequente em relação ao ano anterior.

Em janeiro e dezembro do último ano, o número de viajantes em mercados dentro da Colômbia, Peru e Equador chegaram a 13,255,502, cerca de 18,5% mais do que os transportados em 2011. O número de passageiros que utilizam rotas internacionais foi de 9.837.031, 6,1% maior do que o valor registrado em 2011.

Resultados financeiros

Entre janeiro e dezembro de 2012, a Avianca, Taca e suas companhias subsidiárias registraram lucro operacional de COP $ 7,6 bilhões, acima de 8,3% ao lucro de 2011. Esta variação da renda foi de 10,7%, excluindo os ajustes extraordinários realizados em 2011 e 2012. O lucro operacional para o período foi em COP $ 506.889 milhões.

Consistente com um aumento de 10,3% na capacidade de ASK (assentos disponíveis por quilômetros voado), o tráfego de passageiros em RPK (pagamentos de passageiro por quilômetro voado) aumentou 10,3%. A taxa de ocupação média (load factor) ficou em 79,6%.

Projetos estratégicos

Aos longo de 2012, a empresa incorporou 14 novos equipamentos jato: dois Airbus A330, quatro Airbus A319, sete Airbus A320 e um Airbus A330F exclusivo para carga. Da mesma forma, a empresa anunciou a companha de 15 aeronaves ATR 72-600 e os direitos de compra para 15 aeronaves adicionais do mesmo tipo, que se destinam a cobrir rotas regionais na Colômbia e mercados de curto e médio alcance na América Central.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Avianca e Tava entraram em novos mercados, para tornar seus serviços disponíveis para os passageiros em 14 novas rotas. Nos destinos domésticos na Colômbia está Barranquilla-Cali, Bogotá-Yopal, Bogotá-Florência, Cali-Cartagena, Medellín-Cúcuta; nos destinos domésticos no Peru está Arequipa-Cuzco e Cuzco-Puerto Maldonado; nos destinos internacionais: Bogotá-Brasília, Bogotá-La Cabana, Cali-Lima, Cali-El Salvador, Medellín-Lima, Monterrey-San José, Quito-El Salvador.

Durante 2012, aumentou a frequência de voos em mais de 20 rotas, registrando no ano uma média de 5 mil voos semanais para mais de 110 destinos na América e no mundo.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Rezar é a solução contra asteroides, diz Nasa

O diretor da Nasa, Charles Bolden, revelou uma alternativa para caso algum asteroide esteja a caminho da Terra: rezar. A polêmica afirmação aconteceu após alguns fenômenos assustarem a população mundial.

Em 15 de fevereiro, um pequeno asteroide explodiu sobre Tcheliabinsk, na Rússia. O choque estilhaçou janelas e feriu cerca de 1.500 pessoas. No mesmo dia, o asteroide 2012 DA14 passou de raspão na Terra. Os políticos americanos ficaram preocupados e chamaram a Nasa para discutir novas estratégias de defesa contra ameaças vindas do céu.
Durante a reunião da Nasa com os legisladores na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Bolden pediu que o governo financie programas capazes de detectar e desviar objetos próximos da Terra. Ao ser questionado sobre as providências caso um asteroide já esteja em curso de colisão, Bolden disse: “Se estiver chegando em 3 semanas, rezem”.
A ideia da reunião sobre métodos de prevenção contra objetos vindo do céu veio dos próprios políticos, mas eles não gostaram muito do argumento de Bolden. Deputados governistas e da oposição, porém, apreciaram a ideia de injetar mais recursos para tentar evitar tragédias.
Em 2005, a Nasa estipulou que identificaria 90% dos asteroides próximos da Terra com mais de 140 metros de diâmetro até 2020. Mas os cortes de verba fizeram com que a porcentagem só tenha chegado a 10% em 2013. Além disso, um sistema de detecção de asteroides capaz de identificar corpos pequenos é muito caro.
O consultor científico da Casa Branca, John Holdren, disse que o financiamento anual dedicado ao catálogo de asteroides potencialmente perigosos subiu de US$ 5 milhões para mais de US$ 20 milhões nos últimos dois anos. Mesmo assim, a Nasa estima que o trabalho de identificação de objetos celestes próximos da Terra deve demorar até 2030 se o investimento não aumentar.


As informações são"Info por Vanessa Daraya via Exame".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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TAM passa a operar em novo terminal em Nova York

A partir de 1º de abril, a TAM Linhas Aéreas mudará de terminal no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. A companhia, que atualmente utiliza as instalações do Terminal 4, passará para o Terminal 8, local onde a LAN Airlines, empresa integrante do Grupo LATAM Airlines, já mantém operações. 

A mudança proporcionará aos clientes TAM maior conforto, já que o procedimento de despacho de bagagens será realizado no mesmo local do check-in. O Terminal 8 dispõe ainda de uma oferta maior de lanchonetes e restaurantes. Os passageiros de Primeira Classe e Classe Executiva ou clientes que possuem cartões Fidelidade Black e Vermelho ou Star Alliance Gold ainda poderão usufruir de todas as facilidades disponíveis nas Salas VIPs localizadas nessa parte do aeroporto.

A presença da companhia brasileira nesse novo terminal resultará em melhores conexões com os voos das empresas que operam nesse espaço, como a LAN e a American Airlines. Conforme anunciado em dezembro do ano passado, a TAM e a American Airlines firmaram acordo de compartilhamento de voos (codeshare), que ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse acordo, assim que aprovado, resultará na conexão de importantes cidades, por meio do aumento e diversificação de voos da TAM na América do Norte.

A TAM opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. 


As informações são"ABN".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Singapore Airlines é eleita melhor classe executiva


A Singapore Airlines foi eleita a melhor classe executiva do mundo pelo website Luxury Launches, especializado em produtos e serviços de luxo.

O ranking com as dez melhores companhias para se voar na classe executiva levou em conta os benefícios disponibilizados para os passageiros. A Singapore Airlines se destacou por contar com assentos que se desdobram e viram camas, um cardápio amplo e variado de opções de refeições, servidas em porcelana Givenchy e, em algumas aeronaves, uma área exclusiva para lanches onde os passageiros podem relaxar e conversar em voos longos.

Confira o ranking das dez melhores companhias para se viajar na classe executiva:
1- Singapore Airlines
2- Cathay Pacific Airways
3- Emirates Airlines
4- Etihad Airways
5- British Airways
6- Korean Air
7- Qatar Airways
8- Virgin Atlantic
9- Thai Airways
10- Turkish Airlines

Fundada em 1947, a Singapore Airlines é uma das companhias aéreas mais luxuosas e premiadas do mundo, com operação em 71 destinos e 37 países, incluindo o Brasil.

Informaçõeswww.singaporeair.com .


As informações são"Brasilturis Jorna".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Unknown

Companhias aéreas dizem que passageiros vão dobrar até 2020

O número de passageiros das companhias aéreas no Brasil vai passar dos 101,4 milhões de 2012 para cerca de 200 milhões em 2020, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que agrupa às cinco maiores empresas aéreas do país.

Além disso, o número de aeroportos
com voos comerciais passará
dos 96 que existem hoje em operação
para 169 em sete anos

O estudo prevê, além disso, um crescimento da frota das companhias aéreas, dos atuais 450 aviões para 976 em 2020. Além disso, o número de aeroportos com voos comerciais passará dos 96 que existem hoje em operação para 169 em sete anos.
O relatório foi elaborado pela empresa de consultoria internacional Bain & Company e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro por encomenda da Abear.
Segundo o relatório, o número de passageiros previsto para 2020 será duas vezes o de 2012, quando o país se consolidou como o terceiro mercado de voos domésticos no mundo.
As previsões, segundo a Abear, são realistas e têm como base a "trajetória recente da democratização do transporte aéreo, a redução das tarifas, a crescente competitividade, a melhoria gradual da infraestrutura, a ampliação da produtividade e as melhorias tecnológicas".
"O número de passageiros no transporte aéreo praticamente triplicou entre 2002 e 2012 e podemos dobrar o atual volume até 2020 com a inclusão de novos usuários, a diversificação dos destinos e a ampliação da circulação de mercadorias e pessoas", afirmou em comunicado o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, ao comentar as conclusões do estudo.
Segundo Sanovicz, para alcançar esse crescimento é necessário "resolver assuntos cruciais para o setor", como o alto custo dos combustíveis de aviação, que representa mais de 40% dos custos das companhias aéreas, e aspectos de regulamentação.
O estudo prevê que em 2020 as companhias aéreas do país vão operar em 795 rotas nacionais e oferecerão 1,9 milhões de empregos diretos e indiretos. Atualmente o setor emprega 1,2 milhões de pessoas.
Segundo o relatório, para chegar a esses números as companhias aéreas terão que investir entre R$ 26 e 36 bilhões de reais na ampliação de sua frota.
O crescimento previsto também dependerá de investimentos do governo, entre R$ 42 e 57 bilhões para a ampliação de 46 aeroportos, "muitos com capacidade saturada", e na construção ou reativação de outros 73.
"Se esses resultados forem atingidos, o setor agregará R$ 146 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos sete anos. Com isso, vai ampliar sua participação no mesmo de 1,7% na atualidade para 2% em 2020", segundo o documento.


As informações são"EXAME.com".Sempre é citado o link de referência.
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JetBlue plans to offer fast onboard Wi-Fi free of charge


Most major airlines offer wireless Internet access on some or all of their aircraft.
But now airlines are battling over which has the fastest Wi-Fi at 35,000 feet in the air.
New York-based JetBlue Airways announced last week that later this year, it plans to offer its passengers a satellite-based Wi-Fi service that is “significantly faster” than other onboard Wi-Fi.
Airline executives showed investors a demonstration last week that suggested its new Internet service, powered by Excede, was more than twice as fast as three Wi-Fi competitors'.
Robin Hayes, the airline’s chief commercial officer, said JetBlue may offer the service free for most passengers but charge those who want to stream movies and other such entertainment.
“We are going to find a way, if we can, of keeping it free for the long term, and we have some ideas of trying to make that happen,” he said.
One idea, Hayes said, is to require passengers join JetBlue’s frequent flier program to use the Wi-Fi.


As informações são"Los Angeles Times".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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